Como visitar o maior tesouro tcheco, perdido por 40 anos?

Na pequena cidade medieval de Bečov nad Teplou, região de Karlovy Vary, na República Tcheca, mora um tesouro de valor incalculável

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Dezembro 18, 2023

O tesouro ficou perdido por 40 anos, enterrado debaixo do castelo medieval de Bečov. Essa história investigativa é digna de cinema.

Castelo medieval de Bečov. onde está o museu com o relicário - foto Andrea Miramontes @ladobviagem

 

Trata-se do Relicário de São Mauro, uma peça do século 13 esculpida a mão em ouro, prata, cobre, cravejada de pedras preciosas. Foi usada como túmulo para os santos São Mauro, São Timoteo e São João Batista.

No museu, dentro do castelo, não é permitido fotografar a peça original. Ou seja, tem que visitar pessoalmente para conhecer.

Fiz uma imagem do vídeo de apresentação, para passar aqui uma ideia dos inúmeros detalhes e da beleza, enterrada por 40 anos.

Você pode assistir ao vídeo completo neste post.

Relicário em ouro, cravejado de pedras preciosas; foto foi feita do vídeo de apresentação, pois não é permitido fotografar a peça original - Andrea Miramontes @ladobviagem

Como uma peça tão valiosa se perdeu?

Quando a segunda guerra mundial terminou, em 1945, para  que o tesouro não fosse levado do país, ele foi enterrado na cidade de Bečov e, depois, deu-se por perdido.

Em 1984, um estrangeiro que se dizia dos Estados Unidos, Danny Douglas, sabia onde o relicário estava escondido e  ofereceu 250 mil dólares por ele, ao governo tcheco.

Porém, o negociante não revelou o que era a peça, seu valor histórico e real, tampouco onde estava escondida. Só disse que queria retirar uma peça do país e ofereceu dinheiro.

O governo chegou a negociar, sem saber exatamente o que era. Mas a polícia tcheca desconfiou  e também iniciou as buscas pelo objeto.

Foi uma investigação do zero, às cegas, sem saber exatamente pelo que procurava, tampouco onde o tesouro estaria escondido. Eles teriam que vasculhar o solo de um país inteiro.

Como conseguiram? Interrogando o gringo. Apesar de não revelar exatamente o que era nem onde estava, acabou soltando pistas valiosas.

Em 1985, quando a República Tcheca ainda era Tchecoslováquia, o tesouro finalmente foi encontrado, enterrado em Bečov nad Teplou.

Castelo medieval de Bečov. onde está o museu com o relicário - foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Premiados, os vinhos tchecos ganham fama

Trazer para casa medalhas conquistadas em concursos internacionais já é hábito para os produtores de vinhos tchecos. Entre os prêmios recentes estão 16 medalhas de ouro e uma de platina, enquanto ultrapassa a 350 o número de medalhas de bronze. Na Morávia do Sul estão 95% dos grandes vinhedos tchecos, enquanto na Boêmia prevalecem as pequenas castas familiares.

Experiencia de viagem
Paraíso da Boêmia: torres de pedra e castelos à beira de abismos

A apenas uma hora de carro desde Praga, a paisagem muda radicalmente. Torres de sólidas rochas e castelos elevam-se à beira de falésias perturbadoras - é o Paraíso da Boêmia, um geoparque reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.

Experiencia de viagem Natureza
Atrações do inverno tcheco para viagens com crianças

Para todos os interesses e expectativas de apaixonados por atrações de inverno, a República Tcheca tem ótimas respostas. Hoje, nossas dicas são algumas cidades tchecas aonde há estações de esqui com atrações voltadas para as famílias que viajam com crianças.

Dica de local Experiencia de viagem
Pacotes