Aqui nasceu Ferdinand Porsche, sobrenome que batiza um dos automóveis mais cobiçados do mundo

O famoso engenheiro e designer de automóveis Ferdinand Porsche nasceu em 1875 no distrito de Vratislavice nad Nisou, cidade de Liberec, então parte do Império Austro-Húngaro, hoje República Tcheca. A casa onde viveu seus primeiros 18 anos foi transformada pela Škoda em interessante museu.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Maio 30, 2022

No final do século 19, a oficina de encanamentos da Família Porsche era bem conhecida em Maffersdorf (hoje Vratislavice nad Nisou). Atendia numerosa clientela e provia sustento para Anton e Anna criarem seus filhos. O negócio era anexo à casa da Família Porsche – ali nasceu e viveu até os 18 anos de idade o famoso designer de automóveis Ferdinand Porsche. Em 2011, a montadora Škoda adquiriu a propriedade, a qual, após extensa restauração, foi convertida em museu imperdível para os apaixonados por carros.

O plano do pai da Família Porsche era que seu filho mais velho, Anton, assumisse a oficina. Infelizmente, o primogênito morreu muito jovem, em acidente durante o trabalho. Por conta da triste ocorrência, foi transferida para Ferdinand a responsabilidade de cuidar da oficina.

No entanto, o segundo filho da família Porsche estava mais interessado em eletricidade do que em encanamento. Tal era o fascínio dele pela fonte de energia que deslocava o vapor, que Ferdinand fez muitos experimentos autodidatas e até instalou um sistema de iluminação em toda a casa, quando mesmo as famílias mais ricas ainda não contavam com tal recurso. Com a inovação, Ferdinand tinha por objetivo convencer seus pais a deixá-lo seguir a vocação. Conseguiu. Aos 18 anos, Ferdinand Porsche partiu para Viena, enquanto seu irmão Oskar se preparava para assumir a oficina.

Ao longo do tempo, a casa da Rua Tanvaldská, 38 sofreu muitas modificações. Quando a montadora Škoda a comprou e começou a restauração, os arquitetos decidiram tomar por base documentos históricos e assim recuperar a aparência externa da casa, enquanto o interior foi adaptado às condições de museu.

Três eixos

Denominado Museu Škoda, o conjunto exibe exposição permanente que oferece tour organizado em três áreas – Engenharia, Mobilidade e Família. O passeio gira em torno de temas como genialidade humana, invenções tchecas, tendências modernas para a mobilidade e o legado de Ferdinand Porsche, bem como os eventos mais importantes da vida dele.

A primeira sala é dedicada à inventividade da espécie humana desde a Idade da Pedra, quando o homem começou a utilizar diferentes ferramentas para melhorar a eficiência do seu trabalho. A roda, a máquina a vapor, os robôs, os exoesqueletos humanos são algumas das invenções investigadas nesta parte da exposição.

A próxima parada do passeio pelo Museu Škoda focaliza a necessidade de o ser humano deslocar-se de um lugar para outro. Depois, vem a vez das bicicletas, dos carros e das diferentes tecnologias que permitiram a criação de automóveis modernos. Um espaço também é dedicado às grandes mentes tchecas que contribuíram com suas ideias em diferentes disciplinas. Por fim, é abordado o tema de algumas invenções que marcaram tendências e mudaram as formas de fazer as coisas no mundo.

Ali você verá momentos da carreira de Ferdinand Porsche, seus interesses, suas criações mais famosas e seu legado.

A última sala tem uma grande mesa onde são exibidas fotos organizadas em linha histórica cronológica, que segue os passos do engenheiro Ferdinand Porsche por Viena, Stuttgart, Wolfsburg, Gmünd e Zell am See, onde ele morreu.

Por fim, a maior sala do museu muda periodicamente, pois há sempre exposto um carro diferente, que fascina os visitantes e é a cereja do bolo do passeio.

Amantes de carros e motores, da próxima vez que vocês visitarem Liberec, na República Tcheca, não percam este encontro com Ferdinand Porsche e descubram como ele evitou seu destino de encanador para se dedicar a indagar sobre as maravilhas da eletricidade e como se tornou um dos designers de carros mais famoso do mundo.

Museu Škoda, Tanvaldská 38, Liberec - Vratislavice Nad Nisou, República Tcheca.

 

Em Vysoké u Příbram, Festival Antonín Dvořák incluirá Ópera Rusalka encenada ao ar livre

A encenação da Ópera Rusalka fará parte do Festival Antonín Dvorak 2023 na pequenina Vysoké u Příbram, Boêmia Central. O  espetáculo será junto ao lago Rusalčino, na Villa Rusalka, no exato lugar fonte de inspiração para Antonín Dvořák dar vida à ninfa das águas que vem encantando gerações.

Cultura
Oito lugares ideais para curtir com sua mãe na República Tcheca

Há quanto tempo você não viaja com sua mãe? Talvez tenha chegado a hora de dar a ela o que ela mais deseja: um tempo com o filho/a. Se está à procura de ideias para surpreendê-la, sugerimos locais perfeitos na República Checa, na medida certa para você desfrutar em companhia da melhor mãe do mundo.

Cultura Dica de local Natureza
Cinco motivos para amar Brno

A cidade de Brno é a segunda maior da Tchéquia. Ainda assim, é quase nunca lembrada pelos turistas latinos. Grande erro. A capital da região da Morávia é uma das cidades mais divertidas não só do país, mas de toda a Europa, quiçá do mundo.

Cultura Itinerários
Pacotes