As cinco principais atrações da República Tcheca

Quando alguém diz que vai viajar à República Tcheca, é normal escutar a pergunta: “Mas o que você vai fazer lá?”.  Para responder definitivamente a essa pergunta, aqui vão as cinco principais atrações do país.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Agosto 14, 2021

A primeira grande atração da República Tcheca é, sem dúvida, a história. Com mais de dez séculos de existência, e um impressionante nível de preservação, é possível ver os melhores momentos da humanidade passarem na sua frente, sem precisar trocar de país. Praga, a capital, possui um enorme centro histórico declarado Patrimônio da Humanidade da UNESCO, que é um museu vivo de acontecimentos marcantes desde a era medieval até hoje.

Mas outras localidades são igualmente impressionantes. Česky Krumlov, Karlovy Vary, Brno, Olomouc... todas estas cidades possuem aspectos históricos próprios, todos eles riquíssimos.

É até difícil apontar um lugar que não tem uma história na República Tcheca.

Um segundo excelente motivo para visitar o país é – surpresa – a natureza. Quase ninguém imagina a República Tcheca como um destino natural, mas o fato é que ela é. Os tchecos adoram a vida ao ar livre, e o país possui centenas de quilômetros de trilhas demarcadas, para caminhadas ou para bicicletas. As fronteiras ao norte, oeste e sul são delimitadas por cadeias de montanhas que são também parques naturais. No verão, caminha-se, pedala-se, acampa-se; no inverno, patina-se, esquia-se.

Outra atração natural são os rios, lagos e represas. Sendo um país interno, não há mar na Tchéquia, mas os locais se divertem fazendo rafting, canoagem, vela ou simplesmente nadando. As atrações aquáticas estão espalhadas por todo o país, mas é na Boêmia do Sul que estão os maiores corpos d ´água, com a represa de Lipno reinando soberana.

O terceiro motivo de visita é o patrimônio líquido do país – a cerveja. Foi em Pilsen, na República Tcheca, que a cerveja ‘loira’ foi inventada. Desde então, caiu nas graças dos cidadãos e até hoje é um símbolo e um orgulho do país. Cada pequeno povoado tem sua própria marca, e cada um vai dizer que é a melhor do país. A verdade é que mesmo as cervejas mais industriais são de excelente qualidade. A cerveja tcheca é, certamente, uma das melhores do mundo.

Além da cerveja, o vinho tcheco vem crescendo e ganhando expressão. É verdade que a produção é pequena, concentrada basicamente no sul da Morávia. Mas a qualidade vem ganhando prêmios internacionais, e já há vários tours dedicados a visitar as vinícolas e conhecer os rótulos que dificilmente serão vistos fora do país.

O quarto motivo para visitar a Tchéquia está nas artes e espetáculos. Para amantes da música clássica, há apresentações todos os dias, em locais desbundantemente lindos como o Rudolfinum ou a Casa Municipal; para quem gosta de espetáculos performáticos, o Laterna Magika ou as múltiplas montagens em Teatro Negro são imperdíveis; para quem gosta de grandes festivais, há opções como o United Islands, em Praga, ou o Colors of Ostrava, na cidade homônima. Sem falar dos inúmeros festivais históricos como a Cavalgada dos Reis em Vlčnovou ou A Festa da Rosa de Cinco Pétalas, em Česky Krumlov.

E um quinto e excelente motivo para visitar o país é a arquitetura. E aqui falamos de todas as escolas, desde o românico até o modernismo, passando por gótico, renascentista, barroco, rococó, neoclássico – até a rara arquitetura cubista está presente, em mais de uma edificação.

Com mais de dois mil castelos e palácios, a oferta arquitetônica vai ser ampla, sem dúvida. Palácios como Hluboká ou Lednice são retratos de uma época opulenta, mas não ignore obras-primas mais recentes como a Vila Tungenhat, em Brno, ou os apartamentos de Adolf Loos, em Pilsen. E preste atenção, porque até mesmo prosaicas estações de trem tem uma arquitetura fantástica no país.

Canais relacionados

Arquitetura Cultura
Kutná Hora, vislumbres do esplendor histórico

Kutná Hora, na Boêmia Central, já foi a segunda cidade mais importante do país pela riqueza de seus minerais. Um pouco desse esplendor permanece no seu belo centro histórico e na majestade de suas igrejas, que marcam contraste notável com a atmosfera quase irreal de suas ruas e esquinas.

Arquitetura Cultura Patrimônios
Guia básico - o que ver em Pilsen

O homem não vive só de cerveja. Você tem que conhecer esses dez lugares inesquecíveis em Pilsen, a cidade mais espumante da República Tcheca.

Arquitetura Experiencia de viagem Itinerários
As cinco principais atrações da República Tcheca

Quando alguém diz que vai viajar à República Tcheca, é normal escutar a pergunta: “Mas o que você vai fazer lá?”.  Para responder definitivamente a essa pergunta, aqui vão as cinco principais atrações do país.

Arquitetura Cultura