Cinco cidades tchecas que você provavelmente nunca ouviu falar – mas devia conhecer

Há cidades que são pouco conhecidas. Mas isso não significa que sejam menos interessantes que suas primas famosas. Só porque você nunca ouviu falar, não significa que não deve ver! Veja cinco dessas pequenas joias da República Tcheca

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Novembro 03, 2021

Três lagos e uma praça

O povoado de Telč também é conhecido como “a cidade dos três lagos”, em referência às lagoas que cercam a cidade. Construídas pelo homem como meio de proteção na era medieval, hoje agregam um lado bucólico ao local. A praça principal é um conjunto de casas renascentistas preservadas e fontes barrocas. Mas, ainda assim, é cheia de vida. Esse segredo escondido não é tão oculto assim, já que a Unesco reconheceu Telč como Patrimônio da Humanidade.

Deliciosas orelhas

Na região da Morávia-Silésia, Štramberk está às sombras das ruínas de um castelo (Strallemberg), em meio a região montanhosa de Valašsko. Mesmo sendo pequena, dispõe de inúmeras atrações – museu de marionetes, de brinquedos, mini -zoológico... Na parte gastronômica, as “orelhas de Štramberk “são iguarias de massa doce que fazem sucesso. E para os mais crescidos, a cidade tem uma cervejaria, que usa uma levedura especial na receita da bebida.

Areia e ponte

A cidade de Písek, na Boêmia do Sul, possui a ponte de pedra mais antiga da República Tcheca – mais até que a ponte Carlos de Praga. Antigo local de garimpo de ouro, a cidade hoje tem uma ligação forte com a areia das margens do rio Otava. Nelas, os locais costumam se divertir construindo complexas esculturas, que ficam expostas para turistas como você!

Montada na fama

Outro local pouco conhecido, mas reconhecido. Kladruby nad Labem é patrimônio da Unesco desde 2019, graças à tradição secular de criar cavalos de raça. Os puros-sangues da cidade são usados em diversas casas reais de todo o mundo. E os edifícios históricos do haras são outra atração que vale a visita.

O berço de Mahler

O famoso compositor Gustav Mahler nasceu na região de Vysočina, em um pequeno vilarejo mas ainda bem jovem se mudou para Jihlava. Esta cidade de subterrâneos misteriosos – e até fosforescentes - hoje abriga também o museu em homenagem ao compositor e maestro, onde se pode experienciar um pouco dos primeiros anos desse gênio musical.

Os feriados e as 741 festas nacionais na República Tcheca

A República Tcheca celebra três feriados nacionais relacionados com a independência, a libertação e a restauração do Estado Tcheco. Os dias 1º de janeiro, 28 de setembro e 28 de outubro estão marcados em vermelho no calendário por vários motivos, que contamos a seguir. Além disso, existem muitas outras comemorações que enchem de alegria até os meses mais frios.

Castelos e Palácios Cultura
Páscoa na República Tcheca e sete programas imperdíveis

Viajar para a República Tcheca durante a Páscoa dá a você várias recompensas imediatas. À oportunidade de conhecer as tradições e cultura deste país da Europa Central somam-se saborear as iguarias típicas da Páscoa e encontrar momentos de calma e relaxamento nas florestas e balneários. Escolha entre os sete programas relatados a seguir e configure a melhor escapada para atender aos seus desejos.

Cultura
Em Vysoké u Příbram, Festival Antonín Dvořák incluirá Ópera Rusalka encenada ao ar livre

A encenação da Ópera Rusalka fará parte do Festival Antonín Dvorak 2023 na pequenina Vysoké u Příbram, Boêmia Central. O  espetáculo será junto ao lago Rusalčino, na Villa Rusalka, no exato lugar fonte de inspiração para Antonín Dvořák dar vida à ninfa das águas que vem encantando gerações.

Cultura
Pacotes