Cinco dos parques mais bonitos da República Tcheca

Além da bela vegetação, cascatas, desfiladeiros, ricas flora e fauna, e recantos para repouso, os parques da República Tcheca têm castelos, rochas que formam monumentos naturais e mirantes que descortinam inusitadas e inesquecíveis paisagens.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Abril 05, 2021

Parque Nacional da Suíça Boêmia

A Suíça Boêmia é um lugar mágico que tem por cenário a beleza mística dos arenitos do rio Elba. Desfiladeiros profundos, torres de pedra, rochas que formam elementos singulares, como o Teatro na Floresta, mirantes para vistas maravilhosas. Nos interiores e arredores do parque há mais de 300 lugares incríveis, aí incluídas pitorescas vilas e suas atrações.

Dica: imperdível, a monumental formação rochosa Pravčická brána (Portão de Pedra) é a maior ponte de rocha natural da Europa. Sob a ponte está o hotel-castelo Orlí hnízdo.

Parque Nacional Podyjí

Parque Podyjí atravessa sinuoso vale entre as cidades de Vranov nad Dyjí e Znojmo, na Morávia. Fronteira com o parque austríaco Thayata, o Parque Podyjí tem natureza quase intocada, ruínas de castelos, florestas e até mesmo um vinhedo incrível. Anfiteatros de rocha, paredes íngremes, meandros e cavernas, fauna e flora típicas fazem parte da paisagem.

Dica: durante outubro e avançando até novembro, as florestas de Podyjí exibem profusão de cores que as tornam simplesmente encantadoras.

Parque Nacional Krkonoše, nas Montanhas Gigantes

Localizado nas regiões de Hradec Králové e Liberec, o Parque Krkonoše se estende ao longo das mais altas montanhas da República Tcheca e faz parte da Reserva da Biosfera da Unesco. Trilhas bem sinalizadas e em grande número levam aos mais belos recantos do parque, que tem estrutura geológica, flora e fauna únicas.

Dica: desde Praga, você poderá fazer excursão de um dia para conhecer os lugares de maior destaque no Parque Krkonoše ou hospedar-se em hotel local.  

Parque Nacional de Šumava
O Parque Nacional Šumava é o maior dos quatro parques nacionais da República Tcheca, e está sob regime especial de proteção ambiental. É possível percorrê-lo por carro ou bicicleta, e conhecer atrações na forma de monumentos naturais, como a Floresta Boubín; os técnicos, como o engenhoso Canal Schwarzenberg;  palácios e castelos - um destes, o romântico Velhartice e várias estações de esqui.

Dica: o complexo do Castelo Velhartice consiste em edifícios góticos e inclui extraordinária ponte de pedra; antiga cervejaria preservada; e museu de arquitetura popular.

Parques de Františkovy Lázně

Os parques de Františkovy Lázně, cidade termal na região de Karlovy Vary, são entrelaçados por dezenas de quilômetros de trilhas ideais para os mais diferentes passeios. O objetivo pode ser um dos ótimos spas, um mirante, os pomares ou as nascentes, passando por lindas fontes e notáveis esculturas. Esses parques tornaram-se fenômeno de visitas, talvez comparável ao interesse por parques e jardins de castelos. O acesso aos parques é gratuito.

Dica: em Františkovy Lázně, quem procura romantismo encontrará excelente opção em meio a floresta do Sady Míru, um dos parques da cidade. Trata-se do hotel boutique Zámeček, com apenas quatro apartamentos e envolventes ambientes.

República Tcheca de trem, rota para viajar o país sem se estressar

O trem continua a ser um dos meios de transporte mais ecológicos, confortáveis e económicos para percorrer um grande número de destinos e a República Tcheca não é exceção. Os trens da principal companhia ferroviária, České dráhy, conectam as grandes atrações turísticas tchecas e também permitem o acesso aos países vizinhos. Contamos tudo o que você precisa saber para viajar "a toda velocidade" pela República Tcheca.

Aventura Cultura
Rotas de carro pela República Tcheca para descobrir o país no seu próprio ritmo

Percorrer a República Tcheca de carro é uma das melhores propostas para conhecer à vontade, com total liberdade, tanto as grandes atrações turísticas do país como aqueles lugares pitorescos aonde as viagens organizadas não chegam. Estes passeios rodoviários podem ser feitos durante todo o ano, para desfrutar em três ou quatro dias.

Aventura Castelos e Palácios Itinerários Natureza
Quatro rotas de outono para curtir e relaxar nas florestas tchecas

O outono, estação que revoluciona nossas retinas com a multiplicação dos tons amarelos e acobreados, chega a todos os recantos da República Tcheca. Para mostrar como brilham de tão esplêndidas as florestas tchecas, escolhemos quatro espaços naturais nos quais a natureza é protagonista absoluta.

Aventura Cultura Itinerários
Pacotes