Cinco estilos arquitetônicos de Praga, na República Tcheca

Entre muitas coisas, Praga é um verdadeiro showcase de arquitetura. Do românico antigo ao pós-moderno, há inúmeras escolas representadas na cidade – e todas convivendo harmoniosamente. Veja aqui cinco exemplos impressionantes de arquitetura da capital tcheca.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 13, 2022

Para é uma festa para quem gosta de arquitetura. É até difícil escolher para onde olhar, tantos são os belos edifícios pela cidade. Mas tentamos ajudar, recomendando cinco construções, cada uma delas de uma escola diferente.

O onipresente barroco

Praga está lotada de construções barrocas, especialmente na região de Malá Strana. E é justamente lá que se encontra a igreja de São Nicolás de Malá Strana, uma estupenda construção barroca criada pelo arquiteto Cristoph Dientzenhofer e concluída por seu filho, Killian Ignaz. Para o melhor do barroco em Praga, esse endereço é obrigatório (mas não o único).

O raro cubismo

O movimento estético cubista, no início do século XX, foi amplamente visto nas artes plásticas. Na arquitetura, porém, ele é raro. Mas Praga tem exemplares dessa vertente, cujo melhor exemplo é a Casa da Virgem Negra, na rua Celetná, que além da fachada cubista tem em seu interior um café no mesmo estilo.

O imponente realismo socialista

Durante os anos de socialismo, a estética soviética dominou as construções na cidade, em um estilo chamado de realismo socialista (ou sorel, da redução em inglês). Algumas centenas de apartamentos funcionais foram construídos no estilo, mas também não se esqueceu das construções imponentes, como o edifício onde hoje está o hotel Crowne Plaza, em Praga 6. Na sua época, os 16 andares e 88 metros eram a maior construção da cidade.

O irreverente modernismo

Nem só de antigas escolas vive Praga. O modernismo também se apresenta, e em pleno centro da cidade. A Cada Dançante é um edifício de ferro e vidro que se assemelha a um casal de bailarinos, e que traz um contraste com os edifícios históricos ao seu redor. Obra dos arquitetos Vlado Milunic e Frank O. Ghery.

O dourado art-nouvau e um brinde de gótico

No período entre-guerras, Praga floresceu e cresceu, à luz da art-nouveau. Inúmeros edifícios nesse estilo adornam a cidade, especialmente na região da Cidade Nova. O mais famoso entre eles é, provavelmente, a Casa Municipal, um centro de diversão que reúne um salão de apresentações (a sala Smetana), um café, um restaurante e uma cervejaria. Do balcão em sua fachada foi proclamada a independência da Tchecoslováquia, em 1918. E, literalmente colada na Casa Municipal, está a Torre da Pólvora – um portal gótico, do século XIII, antiga entrada da cidade murada. Oito séculos separam uma construção da outra, mas as duas convivem harmoniosamente. Como aliás, é típico da arquitetura em Praga.

Canais relacionados

Castelos e Palácios
Cinco estilos arquitetônicos de Praga, na República Tcheca

Entre muitas coisas, Praga é um verdadeiro showcase de arquitetura. Do românico antigo ao pós-moderno, há inúmeras escolas representadas na cidade – e todas convivendo harmoniosamente. Veja aqui cinco exemplos impressionantes de arquitetura da capital tcheca.

Castelos e Palácios
Mikulov, mais do que cidade, é grande lenda no Sul da Morávia

A duas horas e meia de Praga, a cinquenta quilômetros de Brno e quase na fronteira com a Áustria, Mikulov é uma das cidades com mais personalidade na República Tcheca. Tradição cultural, arquitetura renascentista, paisagens medievais, história, magia e muito vinho fazem parte do seu charme encantador. A seguir, sete visitas essenciais a Mikulov.

Arquitetura Castelos e Palácios
14 castelos e palácios tchecos cheios de mistérios, segredos e um ou outro crime

Há infinidade de rotas que revelam as facetas mais bucólicas ou românticas da República Tcheca. Porém, às vezes o que nos apetece é vivenciar experiências causadoras de grandes emoções. Convidamos você a visitar 14 castelos e palácios que escondem tramas e mistérios dignos da melhor ficção.

Castelos e Palácios
Pacotes