Cinco lugares dignos de Halloween na República Tcheca

A Tchéquia é lotada de atrações lindas e vibrantes. Mas também tem seu lado sombrio – e isso é mais uma atração! Descubra cinco lugares assombrosos para ir em 31 de outubro, ou qualquer outra data para os que apreciam arrepios.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Março 04, 2025

Se você gosta dos arrepios típicos da época de Halloween, pode incluir a Tchéquia em seu roteiro. O país tem atrações assustadoramente interessantes, e aqui relacionamos cinco delas. Para ir no Halloween. Ou na Páscoa. Ou no Natal. Ou quando puder.

A capela de ossos de Sedlec

A apenas meia hora de Praga está a cidade medieval de Kutná Hora e suas muitas belezas, como a Catedral de Santa Bárbara. Junto a Kutná Hora está o distrito de Sedlec, que abriga singela capela barroca decorada com... 40 mil ossadas humanas. Fruto do trabalho de um frade local, a Capela de Ossos é – acredite – um monumento à vida e à sua finitude. Detalhe importante – o edifício está localizado no meio de um cemitério.

O Bunker Z-10 de Brno

Num passado não tão distante, a ameaça de ataques nucleares era real. Em Brno, segunda maior cidade tcheca, os líderes locais construíram um bunker para se protegerem dessa casualidade. Hoje, o Bunker Z-10 pode ser visitado, com uma mostra de suas funcionalidades subterrâneas, com móveis e equipamentos de época. Em tempo: no local hoje funciona um hostel. Mas não peça um quarto com vista. Não há.

Os múltiplos fantasmas de Cesky Krumlov

Uma cidade com ares medievais-renascentistas. Um castelo. Trezentas casas históricas distribuídas em ruelas de paralelepípedo. Eis o cenário perfeito para não uma, nem duas mas, literalmente, dezenas de histórias de fantasmas. O lugar é Cesky Krumlov, na Boêmia do Sul, e as assombrações são mais um motivo de orgulho local. Escolha entre a Dama de Branco, a Filha do Açougueiro, o Príncipe Louco, o Organista Fantasma... Há grande variedade de moradores ilustres e imateriais.

A Torre Daliborka

Sem sair de Praga já dá para ter um gostinho do arrepiante mundo medieval. No próprio Castelo de Praga (que é imenso), há uma antiga torre da fortificação, chamada Daliborka. Nos tempos pretéritos ela servia de masmorra e centro de “convencimento” de prisioneiros. No sombrio ambiente sombrio, há exposição dos antigos artefatos – nenhum mais em uso, pelo que se sabe.

A igreja dos fantasmas em Lukova

Imagine chegar a uma singela igrejinha do interior e, ao entrar para assistir a missa, perceber que terá que dividir os bancos com... fantasmas! Pois esse templo existe, e está em Lukova, na região de Karlovy Vary. As figuras etéreas foram colocadas ali por artista local, como parte de trabalho universitário. Deu tão certo que a comunidade quis manter, mas não teve a preocupação em restaurar as paredes descascadas da igreja porque, afinal, elas conferem veracidade à mais na arrepiante atração.

Canais relacionados

Dica de local
Cinco lugares dignos de Halloween na República Tcheca

A Tchéquia é lotada de atrações lindas e vibrantes. Mas também tem seu lado sombrio – e isso é mais uma atração! Descubra cinco lugares assombrosos para ir em 31 de outubro, ou qualquer outra data para os que apreciam arrepios.

Dica de local
Cinco locais de arquitetura modernista na República Tcheca

A arquitetura modernista e seus estilos, como construtivismo, cubismo, funcionalismo, minimalismo, classicismo têm belos exemplos na República Tcheca.

Arquitectura Arquitetura Cultura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimônios
Cinco mirantes para ver Praga, na República Tcheca

Chamada de “Cidade das Cem Torres”, Praga, capital da República Tcheca, fica linda vista do alto. Selecionamos aqui cinco mirantes em que valem a pena subir.

Dica de local Experiencia de viagem
Pacotes