Cinco lugares modernos e descolados em Praga, na República Tcheca

Praga, assim como toda a República Tcheca, é cheia de história secular. Mas nem por isso carece de lugares modernos, como mostram estes cinco que selecionamos.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 12, 2021

Karlín

O bairro mais modernoso de Praga tem sido cada vez mais procurado pelos descolados do mundo todo. Outrora um antigo distrito industrial deteriorado, o bairro renasceu depois da grande enchente de 2002 que, no final, foi o impulso necessário para renovar tudo. Hoje, é lar das empresas da nova economia e de uma miríade de bares e restaurantes com propostas inovadoras.

Holasovice

Talvez este bairro seja a maior concentração de edifícios incomuns de Praga. O mais simbólico é a Galeria DOX, com seu enorme zepelim de madeira atravessando o telhado. Mas não ficam atrás o La Fabrika ou o Jatka 78 – literalmente Matadouro 78, em referência a antiga função do prédio, mas que hoje abriga um espaço – café – galeria multifuncional, voltado para dança, circo, teatro e espetáculos não verbais. Descolado o bastante para você?

Smíchov

Outro antigo bairro industrial revitalizado, Smíchov mistura casas históricas com edifícios de aço e vidro. Mas do passado industrial permanece a fábrica de cerveja Staropramen, a maior da cidade, e que pode ser visitada em tours com degustação – é claro.

 

Zízkov

O bairro que abriga a torre de TV e seu mirante tem outras atrações, como a praça Jiřího z Poděbrad, onde está a Igreja do Sagrado Coração de Nosso Senhor, em um estilo arquitetônico incomum. Zizkov também é o nome de um parque muito agradável e talvez por isso o bairro vem recebendo a cada dia mais novos moradores estrangeiros,.

 

Dejvice

Este bairro na região norte de Praga abriga estruturas interessantes, entre elas a Biblioteca Técnica Nacional (Národní technická knihovna), um edifício de vidro, quadrado, com arestas arredondadas. O prédio faz parte do campus das escolas técnicas, e oferece espaço de estudos para alunos e não alunos.

Canais relacionados

Arquitectura
Cinco cafés históricos em Praga, na República Tcheca

Quando a República Tcheca fazia parte do Império Austríaco, desenvolveu o gosto pelos cafés como ponto de encontro de intelectuais. Descubra cinco dos mais famosos cafés de Praga.

Arquitectura Experiencia de viagem Sabores
Cinco locais de arquitetura modernista na República Tcheca

A arquitetura modernista e seus estilos, como construtivismo, cubismo, funcionalismo, minimalismo, classicismo têm belos exemplos na República Tcheca.

Arquitectura Arquitetura Cultura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimônios
As cinco igrejas mais bonitas de Praga, capital da República Tcheca

A cidade de Praga, capital da República Tcheca, possui inúmeras igrejas, de todos os estilos. Aqui, trazemos cinco das mais bonitas, com uma curiosidade sobre cada uma delas.

Arquitectura Arte Experiencia de viagem
Pacotes