Cinco lugares modernos e descolados em Praga, na República Tcheca

Praga, assim como toda a República Tcheca, é cheia de história secular. Mas nem por isso carece de lugares modernos, como mostram estes cinco que selecionamos.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 12, 2021

Karlín

O bairro mais modernoso de Praga tem sido cada vez mais procurado pelos descolados do mundo todo. Outrora um antigo distrito industrial deteriorado, o bairro renasceu depois da grande enchente de 2002 que, no final, foi o impulso necessário para renovar tudo. Hoje, é lar das empresas da nova economia e de uma miríade de bares e restaurantes com propostas inovadoras.

Holasovice

Talvez este bairro seja a maior concentração de edifícios incomuns de Praga. O mais simbólico é a Galeria DOX, com seu enorme zepelim de madeira atravessando o telhado. Mas não ficam atrás o La Fabrika ou o Jatka 78 – literalmente Matadouro 78, em referência a antiga função do prédio, mas que hoje abriga um espaço – café – galeria multifuncional, voltado para dança, circo, teatro e espetáculos não verbais. Descolado o bastante para você?

Smíchov

Outro antigo bairro industrial revitalizado, Smíchov mistura casas históricas com edifícios de aço e vidro. Mas do passado industrial permanece a fábrica de cerveja Staropramen, a maior da cidade, e que pode ser visitada em tours com degustação – é claro.

 

Zízkov

O bairro que abriga a torre de TV e seu mirante tem outras atrações, como a praça Jiřího z Poděbrad, onde está a Igreja do Sagrado Coração de Nosso Senhor, em um estilo arquitetônico incomum. Zizkov também é o nome de um parque muito agradável e talvez por isso o bairro vem recebendo a cada dia mais novos moradores estrangeiros,.

 

Dejvice

Este bairro na região norte de Praga abriga estruturas interessantes, entre elas a Biblioteca Técnica Nacional (Národní technická knihovna), um edifício de vidro, quadrado, com arestas arredondadas. O prédio faz parte do campus das escolas técnicas, e oferece espaço de estudos para alunos e não alunos.

Canais relacionados

Arquitectura
Cinco bibliotecas imperdíveis na República Tcheca

Na República Tcheca, bibliotecas em mosteiros, castelos e palácios guardam tesouros únicos que repousam em encantadores cenários.

Arquitectura Café literário Castillos y Palacios Cultura Cultura Experiencia de viagem Patrimonio
Na República Tcheca, colunas que refletem o barroco

Que tal um olhar sobre as Colunas da Trindade, as Marianas e as da Peste? Você as encontrará por toda a República Tcheca, com destaque para a Coluna da Santíssima Trindade em Olomouc, Patrimônio Mundial pela Unesco.

Cultura Arquitectura Castillos y Palacios Patrimonio Experiencia de viagem
Cinco cafés históricos em Praga, na República Tcheca

Quando a República Tcheca fazia parte do Império Austríaco, desenvolveu o gosto pelos cafés como ponto de encontro de intelectuais. Descubra cinco dos mais famosos cafés de Praga.

Arquitectura Experiencia de viagem Sabores
Pacotes