Cinco lugares para descobrir ao redor de Karlovy Vary

Depois de experimentar a água de todas as fontes de Karlovy Vary, é hora de explorar, nos arredores, três castelos, um mosteiro, duas vilas encantadoras e o spa favorito de uma Imperatriz.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Setembro 02, 2019

Bečov nad Teplou

A 25 quilômetros de Karlovy Vary e 20 quilômetros de Teplá

Na República Tcheca, a 25 km de Karlovy Vary está Bečov nad Teplou, lugar ideal para quem aprecia histórias de mistério e tesouros escondidos. Uma vez na vila, siga em direção ao Castelo Bečov para conhecê-lo e ouvir a história de como os pesquisadores descobriram, em 1985, o relicário de São Mauro, oculto por 40 anos na capela do palácio. Você caminhará por corredores do castelo até alcançar as instalações que guardam a caixa dourada, datada do século 13, utilizada para guardar as relíquias de São Mauro. A caixa, perfeitamente restaurada, é o segundo tesouro mais valioso da Tchéquia, depois das Joias da Coroa da Boêmia. Além de conhecer de perto a bela peça, você ouvirá detalhes da história que a envolve.

Abadia de Teplá

A 45 quilômetros de Karlovy Vary e 20 quilômetros da termal Mariánské Lázně

Nos idos do século 12, o papa Gregório VIII dispensou um nobre tcheco, Hroznata de Tepl, de participar na terceira cruzada (1189-1192). Em agradecimento, Hroznata construiu a abadia de Teplá, na cidadezinha de mesmo nome, a 45 km de Karlovy Vary, e a doou aos abades premonstratenses.  Nos interiores da abadia há muito para ver. A começar por corredores com nichos de impecáveis esculturas sacras, além de magníficos afrescos. A bela arquitetura românico-gótico original foi reformada no estilo barroco. Merece especial atenção a formidável biblioteca onde há vários incunábulos, ou livros impressos entre 1455 a 1500 com uso de tipos móveis e letras imitando manuscrito.

Mariánské Lázně

A 50 quilômetros de Karlovy Vary e 35 quilômetros de Cheb

A lista de personagens célebres que passaram por este luxuoso balneário durante séculos (Johann Wolfgang von Goethe, Frédéric Chopin, Franz Kafka, Mark Twain, Richard Wagner, Sigmund Freud, Alfred Nobel e mais) só faz reforçar o prestígio de Mariánské Lázně. Este lugar encantador é repleto de parques, fontes, lindos edifícios, mananciais de água mineral, e muita beleza. Caminhe por Marienbad (Banhos de Maria, em alemão, pela frequência com que a imperatriz Maria Theresa da Áustria visitava Mariánské) com a calma proposta pela cidade, saboreando Kolonadá, biscoito típico, recheado de chocolate. Pare e aprecie o espetáculo oferecido pela Fonte Cantante, em frente à Colunata de Santa Cruz.

Cheb

A 45 quilômetros de Karlovy Vary e 36 quilômetros de Loket

Muito perto da fronteira com a Alemanha e às margens do rio Ohře, Cheb surpreende com a sua atmosfera medieval. Junto à Praça Principal, ou Praça do Mercado, você verá 11 casas em estilo gótico tardio (o conjunto é conhecido como Spalicek), preservadas desde o século 13. A praça é um dos pontos de partida para explorar a arquitetura e a história da cidade. Caminhe e, em breve, você chegará ao famoso Castelo de Cheb, construído em 1180. Nele, estão preservadas a torre negra, com 20 metros de altura, as paredes duplas, e a capela.

Loket

A 14 quilômetros de Karlovy Vary

Ao beirar a cidade, o meandro do rio Ohře forma um cotovelo (em tcheco, Loket), daí a inspiração para o nome deste belo lugar. Com charme particular, a cidade oferece vistas absolutamente fotogênicas. Comece por visitar o castelo, que é tão interessante por dentro como por fora. Então, vá para a cervejaria de San Florian, onde quatro variedades: loira, escura, defumada e a especialidade da casa, rubi. Também, lá você poderá admirar uma belíssima coleção de raras peças  de cerâmica. Finalmente, ande sem rumo, a saborear o típico (e delicioso) loketské perníčky, biscoito de gengibre recheado com frutas vermelhas. E quando você precisar descansar as pernas, vá para o Galerie Cafe.

Praga pelas mãos de Petr Ginz, ou as memórias de uma vítima do holocausto

A imagem que ilustra esse post é um dos cartazes de peça teatral baseada nas memórias de Petr Ginz, eternizadas em um diário.  Muitos comparam Petr a Anne Frank. Através das suas escritas, esse jovem nos leva a visitar o passado e sugere um roteiro por recantos de Praga que trazem lembranças de fatos que não podemos esquecer, para evitar que se repitam.  

Café literário Cultura Experiencia de viagem Patrimônios
Guia básico - o que ver em Praga

Os dez locais essenciais na área da Unesco em Praga. Se você planeja viajar para a capital tcheca e quer saber o que ver, anote estas recomendações.

Arquitetura Arte Cultura Experiencia de viagem Patrimônios
Olomouc, para todos os gostos

Localizada na Moravia Central, na República Tcheca, Olomouc fascina pelo volume de patrimônio histórico e cultural que acumula, e a diversidade de atividades interessantes oferecidas na cidade e em seu entorno.

Experiencia de viagem
Pacotes