Cinco lugares para ouvir música clássica em Praga, na Tchéquia

Praga está intimamente ligada à música clássica, e foi inspiração para autores como Mozart e Smetana. Se você é fã do estilo, não faltam lugares para ouvir um bom concerto. Aqui listamos cinco.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Maio 17, 2022

O Rudolphinum

Construído sob o auspício de Rodolfo II, esse imponente edifício às margens do Moldava é o lar da Filarmônica de Praga. Todos os anos, a temporada é aberta por ela, interpretando Minha Pátria, de Semtana. Mas mesmo fora de época, dá para encontrar bons espetáculos, mesmo durante o inverno.

Foto: Wikicommons – Jorge Royan

A Casa Municipal

Esse centro de entretenimento Art Nouveau tem em seu bojo a Sala Smetana (olha ele aí de novo), um espaço que praticamente todos os dias tem um espetáculo. Geralmente, uma coletânea de obras famosas, de Mozart a Vivaldi, de Bach a Rodrigo. E longe de ser programa ‘de turista’, a Casa Municipal é uma das preferidas dos locais.

O Klementinum

Esse grande complexo de escolas, igrejas, biblioteca e observatório tem uma sala – o salão dos espelhos – que com seu estilo barroco torna as apresentações musicais nela executadas ainda mais impressionantes. Geralmente, conjuntos menores de seis a dez músicos, mas não menos talentosos.

A Igreja de São Nicolás na Cidade Velha

Cuidado, há duas igrejas homônimas em Praga. Esta fica na esquina da Praça da Cidade Velha com a rua Parizka. Por sua acústica excelente e facilidade de acesso, costuma receber pequenos espetáculos no fim do dia, e concertos de corais na época do Natal.

O Palácio Lobkowicz, no Castelo de Praga

Única propriedade particular dentro do Castelo de Praga, o palácio Lobkowicz é um museu que guarda, entre outras relíquias, a partitura original da Eroica de Beethoven (composta com o patronato do Lobkowicz que dá nome à propriedade). Em um salão finamente decorado, a casa oferece concertos exclusivos e de alta qualidade. Ótima opção para terminar a visita ao museu.

Foto: Mariuccia Ancona Lopez

Canais relacionados

Cultura
O que ver e fazer Telč, cidade para todos os públicos

A 160 quilômetros da capital tcheca, a meio caminho entre Praga e Viena, está a cidade tcheca que, talvez, mais mereça o apelido de "lugar de conto de fadas". Escolhido como cenário para inúmeros filmes, ideal para desfrutar por casais e famílias com crianças, Telč é uma daquelas pequenas pérolas que oferecem aventura, desporto, mistério e beleza, em poderoso coquetel que garante muita ação e visita inesquecível. Se você quer saber o que ver e fazer em Telč, continue lendo...

Arquitetura Castelos e Palácios Cultura Patrimônios
Música tcheca, a cultura que entra pelos ouvidos

A música é uma das formas mais simples e divertidas de se aproximar da cultura da República Tcheca. Além disso, tem importante vantagem adicional: não é necessário saber o idioma para desfrutá-la. Melodias clássicas, folk, pop... escolha o seu gênero favorito e aumente o volume enquanto lê essas curiosidades musicais tchecas.

Cultura
Arquitetura do vinho, o jeito tcheco de vinícolas receberem visitantes

Além das caves tradicionais, na República Tcheca cada vez mais os fabricantes constroem edifícios e grandes complexos vitivinícolas modernos, a partir de projetos de conceituados arquitetos. Tanto pelo vinho como pela ‘arquitetura do vinho’,  agende a Morávia do Sul para a sua próxima viagem a Tchéquia.

Cultura Natureza Sabores
Pacotes