Cinco lugares para ouvir música clássica em Praga, na Tchéquia

Praga está intimamente ligada à música clássica, e foi inspiração para autores como Mozart e Smetana. Se você é fã do estilo, não faltam lugares para ouvir um bom concerto. Aqui listamos cinco.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Maio 17, 2022

O Rudolphinum

Construído sob o auspício de Rodolfo II, esse imponente edifício às margens do Moldava é o lar da Filarmônica de Praga. Todos os anos, a temporada é aberta por ela, interpretando Minha Pátria, de Semtana. Mas mesmo fora de época, dá para encontrar bons espetáculos, mesmo durante o inverno.

Foto: Wikicommons – Jorge Royan

A Casa Municipal

Esse centro de entretenimento Art Nouveau tem em seu bojo a Sala Smetana (olha ele aí de novo), um espaço que praticamente todos os dias tem um espetáculo. Geralmente, uma coletânea de obras famosas, de Mozart a Vivaldi, de Bach a Rodrigo. E longe de ser programa ‘de turista’, a Casa Municipal é uma das preferidas dos locais.

O Klementinum

Esse grande complexo de escolas, igrejas, biblioteca e observatório tem uma sala – o salão dos espelhos – que com seu estilo barroco torna as apresentações musicais nela executadas ainda mais impressionantes. Geralmente, conjuntos menores de seis a dez músicos, mas não menos talentosos.

A Igreja de São Nicolás na Cidade Velha

Cuidado, há duas igrejas homônimas em Praga. Esta fica na esquina da Praça da Cidade Velha com a rua Parizka. Por sua acústica excelente e facilidade de acesso, costuma receber pequenos espetáculos no fim do dia, e concertos de corais na época do Natal.

O Palácio Lobkowicz, no Castelo de Praga

Única propriedade particular dentro do Castelo de Praga, o palácio Lobkowicz é um museu que guarda, entre outras relíquias, a partitura original da Eroica de Beethoven (composta com o patronato do Lobkowicz que dá nome à propriedade). Em um salão finamente decorado, a casa oferece concertos exclusivos e de alta qualidade. Ótima opção para terminar a visita ao museu.

Foto: Mariuccia Ancona Lopez

Canais relacionados

Cultura
David Černý: nos passos de um provocador

David Černý, artista tcheco contemporâneo, conseguiu instalar mais de uma dúzia de suas controversas esculturas nas ruas de Praga. Propomos um passeio para ver as criações dele e, ao longo do caminho, esbarrar em tudo o mais.

Cultura Experiencia de viagem
República Tcheca de trem, rota para viajar o país sem se estressar

O trem continua a ser um dos meios de transporte mais ecológicos, confortáveis e económicos para percorrer um grande número de destinos e a República Tcheca não é exceção. Os trens da principal companhia ferroviária, České dráhy, conectam as grandes atrações turísticas tchecas e também permitem o acesso aos países vizinhos. Contamos tudo o que você precisa saber para viajar "a toda velocidade" pela República Tcheca.

Aventura Cultura
Nas viagens turísticas espaciais, a República Tcheca faz de você o astronauta da vez

Com uso de alta tecnologia, o Planetário de Praga coloca você em ‘excursões espaciais’ que incluem dar volta à Terra junto com Yuri Gagarin, vestir traje espacial e viajar no ônibus Atlantis e, levado pelo módulo Eagle, pisar na Lua ao lado de Neil  Amstrong e, como ele fez na ocasião, celebrar Dvorák.

Arte Cultura
Pacotes