Cinco mirantes para ver Praga, na República Tcheca

Chamada de “Cidade das Cem Torres”, Praga, capital da República Tcheca, fica linda vista do alto. Selecionamos aqui cinco mirantes em que valem a pena subir.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Março 22, 2021

Petrín

O parque ao lado do Castelo de Praga, chamado Petrín, abriga uma miniatura de torre Eiffel rodeada de lindas vistas. De lá, dá para ver Malá Strana, logo abaixo, o rio, as pontes e toda Cidade Velha na outra margem. A vista que se tem a partir do Castelo de Praga, que fica ao lado, é quase tão boa.  Mas em Petrín dá para ver, inclusive, o Castelo!

Dica: Há um funicular que sobe o morro do parque. Vale a pena para quem prefere perder o fôlego só com a vista.

Zízkov

Do lado oposto a Petrín, do outro lado do rio e da cidade, está a torre de TV de Zízkov, carinhosamente chamada de ‘a construção mais feia de Praga’. Erguida nos anos 70, tem aquele ar socialista, mas no seu topo há um observatório 360º, com vista para partes da cidade que muitos sequer conhecem. E outras que todos conhecem muito bem.

Dica: A torre de Zízkov possui um hotel que tem exatamente UM quarto.

Torre da Prefeitura da Cidade Velha

A torre onde está o famoso Relógio Astronômico de Praga é também um mirante. Dá para subir em seu cume, em um acesso com elevador, uma raridade em torres medievais. Por estar no centro da cidade, as vistas permitem ver vários ícones da República Tcheca por um ângulo diferente.

Dica: No fim da tarde a torre oferece uma vista incrível do pôr do sol atrás do Castelo.

 

Vysehrad

Pouca gente sabe, mas Praga não nasceu onde está o Castelo, mas sim em Vysehrad, um pouco mais para baixo do rio. A localização alta era estratégica para defesa, e hoje é estratégica para a vista que permite do rio, das pontes e do próprio Castelo de Praga.

Dica: Vysehrad é também um parque lindo. Reserve um tempo para desfrutá-lo.

 

Vítkov

Se você acha que já viu tudo de Praga... pense de novo. O moderno bairro de Karlín oferece uma pegada descolada, mais ao estilo de Berlim. E, em seu coração está o morro Vtkov, com seu imponente monumento e vistas de um outro lado da capital da República Tcheca, não menos lindo.

Daniel Sosa: com o olhar fixo nas cem torres de Praga

O diretor comercial do Intercontinental Hotel em Praga, originário da Espanha, vive na República Tcheca desde 2009. "Eu vim para trabalhar e conheci minha esposa, com quem já tenho dois filhos, de dois e de cinco anos", resume. Os pequenos se encarregam de ocupar a maior parte do tempo livre dele. No entanto, Daniel também gosta de correr, jogar golfe e relaxar junto à  natureza.

Dica de local
Štefan Blaho: Olomouc em sete idiomas

Minha cidade é uma contínua caixa de surpresas, diz Štefan, há alguns anos guia turístico em Olomouc  - um lugar que eu nunca paro de amar. Seu outro amor são os idiomas: o materno é o tcheco, mas ele também fala inglês, alemão, russo, polonês, italiano. O espanhol é meu sétimo filho, diz, abrindo um grande sorriso.

Dica de local
Guia básico - o que ver em Pilsen

O homem não vive só de cerveja. Você tem que conhecer esses dez lugares inesquecíveis em Pilsen, a cidade mais espumante da República Tcheca.

Arquitetura Dica de local Experiencia de viagem Sabores
Pacotes