Cinco motivos para amar Litomyšl

A bucólica e adorável Litomyšl é certamente uma das cidades mais subvalorizadas da Tchéquia. Abaixo uma lista com cinco motivos para corrigir esse erro, e apreciar este belíssimo local na região de Pardubice.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 20, 2023

Mesmo que você seja um expert em Tchéquia, dificilmente Litomyšl estará na sua lista de top atrações do país. Talvez ela não seja uma das mais procuradas mas, convenhamos, a concorrência é dura quando se tem Praga na esquina. Mas nem por isso esse charmoso vilarejo deve passar batido. Veja por quê.

Um incrível palácio

A parte mais alta da cidade de Litomyšl é dominada por um palácio homônimo. Construído em estilo renascentista, possui as paredes adornadas com esgrafitos originais. São milhares, e nenhum deles se repete.


Mas o que mais atrai no palácio são os interiores, com dezenas de salas com decorações originais, e arquitetura impressionantemente linda. Destaque para a sala onde um piano de causa jaz sob um magnífico lustre de cristal. O ambiente entrou como cenário no icônico filme Amadeus, vencedor de oito Oscars.

Um incrível jardim


A poucos metros do palácio está o jardim do mosteiro, outra atração de Litomyšl. Em uma ampla área aberta, um espelho d´água em meio a um gramado abriga uma coleção de esculturas modernas. Juntos, gramado, espelho e estátuas formam um conjunto ao mesmo tempo bucólico e convidativo. É comum os locais se espalharem no local, especialmente nos dias quentes, quando a criançada (e alguns marmanjos) aproveitam para brincar na água, sem dó.

 

 

O berço de uma estrela

Considerado por muitos o maior músico tcheco, Bedrich Smetana tem inúmeras composições no currículo. Entre elas Ma Vlast, a sinfonia épica que celebra o país e suas belezas. A ária do rio Moldava é quase um segundo hino nacional tcheco.

Pois Smetana nasceu em Litomyšl, em uma casa em frente ao palácio que, hoje, abriga um museu em sua homenagem. Vários objetos de época e itens originais da família estão preservados ali. Anualmente, a cidade organiza o festival Litomyšl de Smetana, celebrando seu filho ilustre.

Um mundo paralelo


Entre 1920 e 1924, o artista Josef Váchal soltou sua criatividade e, sob os auspícios do colecionador Josef Portman, pintou literalmente tudo dentro de um imóvel de Litomyšl – desde as paredes até os móveis. A instalação modernista foi preservada pelo mecenas, e hoje compõe o Portemonium, um museu inusitado, mas muito interessante. 

Váchal, tido como visionário, louco e até satanista, criou um verdadeiro mundo paralelo através da arte, em uma época em que multiversos eram algo impossível de sequer imaginar.

Um adorável centrinho

Tudo que foi listado acima, curiosamente, está fora do centro. Ok, nada é tão longe em Litomyšl, e se vai a pé de uma atração para outra. Mas o centro, propriamente dito, é uma atração por si só. Típica pracinha renascentista, com seu formato oblongo, casinhas burguesas multicoloridas e arcadas protegendo as calçadas e seus transeuntes das intempéries.

Se você caísse em Litomyšl por acaso, sem saber de palácio, jardim ou museus, ainda acharia que teve sorte em esbarrar com lugar tão lindo.

Canais relacionados

Cultura Itinerários
Na República Tcheca, colunas que refletem o barroco

Que tal um olhar sobre as Colunas da Trindade, as Marianas e as da Peste? Você as encontrará por toda a República Tcheca, com destaque para a Coluna da Santíssima Trindade em Olomouc, Patrimônio Mundial pela Unesco.

Cultura Arquitectura Castillos y Palacios Patrimonio Experiencia de viagem
A madeirada na Tchéquia, nova inscrição na lista da UNESCO

Entre os 47 itens escolhidos pelo Comitê da Unesco para salvaguardar o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, está a chamada “madeirada”. Esta escolha, que a República Tcheca partilha com outros países como Espanha, Áustria, Alemanha, Polônia e Letônia, reconhece a importância desta prática histórica que consiste no transporte fluvial de madeira e outras mercadorias.

Cultura Patrimônios
Oito lugares ideais para curtir com sua mãe na República Tcheca

Há quanto tempo você não viaja com sua mãe? Talvez tenha chegado a hora de dar a ela o que ela mais deseja: um tempo com o filho/a. Se está à procura de ideias para surpreendê-la, sugerimos locais perfeitos na República Checa, na medida certa para você desfrutar em companhia da melhor mãe do mundo.

Cultura Dica de local Natureza
Pacotes