Cinco motivos para visitar Český Krumlov

Com uma beleza imensa, condensada em uma pequena área, Český Krumlov é parada obrigatória se você está na Boêmia do Sul. Descubra por que nessa breve – mas poderosa – lista.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Fevereiro 10, 2022

Tamanho não é documento. Ainda mais quando o assunto é Český Krumlov. Veja cinco razões para ir lá – ou para voltar.

Castelo com C maiúsculo

O castelo de Český Krumlov é imponente. Na verdade, é o segundo maior do país, atrás apenas do de Praga, que é o maior do mundo... Em estilos que vão do gótico ao Renascimento, é uma belíssima amostra não só de arquitetura, mas também da decoração de interiores, incluindo móveis e objetos de época.

Ruelas cenográficas

Ao redor do grande castelo, 300 casas se espalham em ruelas de calçamento rústico. Elas estão preservadas tal como eram no século XVI, o que dá a impressão de que você está em uma cidade cenográfica. Só que é tudo real. As lojas, hotéis e restaurantes funcionam nelas, o que aumenta a imersão nessa magia do tempo.

Na curva do rio

O Krumlov do nome significa “meandro, curva de rio”. Porque é justamente isso que faz o rio Moldava: ela dá uma volta ao redor do centro e abaixo do castelo. Além de compor uma paisagem linda, o rio também é local de lazer, com passeios de barco, rafting e canoagem. Em tempo: o rio Moldava é o mesmo que corta Praga, mas em Český Krumlov ele está próximo a nascente, bem menos caudaloso.

Apesar de pequena, Český Krumlov tem ao menos três museus para se visitar – fora as exibições do castelo. O Fotoatelier Seidel mostra como era um estúdio fotográfico no começo do século XX; o Art Centrum Egon Schiele tem algumas artes do artista modernista, que viveu na cidade boa parte da vida, e outras mostras de artes plásticas; e o Museu das Marionetes mostra um pouco da secular arte de títeres de madeira.

Loira (ou morena) local

Assim como tantas cidades tchecas, Český Krumlov tem sua cerveja local, a Eggenberg. Produzida na versão dourada ou escura, possui a qualidade e o sabor que só uma cerveja tcheca pode oferecer, incorporando notas locais. Você pode experimentar no restaurante da fábrica, ou comprar para levar, na lojinha. Aproveite, porque você não vai encontrar Eggenberg em nenhum outro lugar do país.

Canais relacionados

Aventura
Quatro rotas de outono para curtir e relaxar nas florestas tchecas

O outono, estação que revoluciona nossas retinas com a multiplicação dos tons amarelos e acobreados, chega a todos os recantos da República Tcheca. Para mostrar como brilham de tão esplêndidas as florestas tchecas, escolhemos quatro espaços naturais nos quais a natureza é protagonista absoluta.

Aventura Cultura
Štramberk: uma mandíbula, muitas orelhas e todo o encanto

A torre gótica de Trúba está há pelo menos sete séculos sobre a colina aonde se espalha a cidade tcheca de Štramberk. Uma mureta serpenteia colina acima e o conjunto de casas antigas evoca cenários mágicos de histórias que merecem ser contadas, como a do maxilar de uma criança neandertal e aquela das orelhas dos tártaros.

Aventura Experiencia de viagem Itinerários
Tchéquia em balão, experiência inesquecível

Percorrer a República Tcheca por carro é emocionante, por trem, traz grande dose de romantismo e sobre duas rodas confere vitalidade. Mas, se o que você realmente quer é viver experiência muito mais vibrante, continue lendo porque esses quatro passeios em balão foram pensados para você.

Aventura Aventura Experiencia de viagem Natureza
Pacotes