Cinco motivos para visitar Olomouc

A capital espiritual da Morávia tem uma profunda conexão com igrejas, predominantemente no estilo barroco. Mas vai além, com diversas surpresas mundanas, como o delicioso queijo produzido na vila de Lostice. Veja cinco motivos para ir a Olomouc e descubra por que vale uma visita.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Março 14, 2025

Olomouc é uma das principais cidades da região tcheca da Morávia.No passado, foi capital do arcebispado, o que garantiu o desenvolvimento de vários monumentos. Lindo conjunto de fontes e destaques. Conheça outras e encante-se com esta linda cidade.

Fontes e colunas

A praça principal de Olomouc – na verdade são duas, contíguas – abriga um grupo de fontes barrocas e modernas, e um Patrimônio Mundial da UNESCO, a Coluna da Santíssima Trindade. Talvez a maior expressão do catolicismo no país. Sua altura é impressionante: 35 metros, o equivalente ao tamanho de um prédio de 12 andares.
Queijo com sabor e cheiro

A gastronomia local inclui um queijo famoso pelo seu cheiro forte e sabor característico. Chamada de Olomoucké tvarůžky, a iguaria é produzida na região de Lostice e é mais comumente consumida em restaurantes locais. Ou confeitaria, já que é comum fazer doces e sorvetes como queijo.

Igrejas, catedrais e órgãos

A estreita relação com o catolicismo faz com que diversas igrejas surjam na cidade, geralmente no estilo barroco. Mas a principal delas, a Catedral de São Venceslau, mantém seu estilo gótico clássico e seu impressionante órgão, um dos muitos que estão espalhados pela cidade. Tanto é que em setembro acontece anualmente um festival deste instrumento.

Relógio astronômico comunista

Muitas cidades têm relógios astronômicos. Mas apenas Olomouc tem uma condecoração socialista. Depois de ser danificado durante a Segunda Guerra Mundial, o relógio foi reconstruído à luz da ideologia socialista e os santos originais foram substituídos por membros da classe trabalhadora. Incomum, certamente. Mas, sem dúvida, original.

Centro espiritual e santuário animal

Não muito longe do centro de Olomouc fica um dos centros de peregrinação mais importantes do país, conhecido como Monte Sagrado. La, uma marca da igreja ou local de uma aparição da Virgem Maria. E, ao lado dessa atração, o Zoológico de Olomouc abriga centenas de espécies de animais, em um santuário natural.

Kutná Hora, vislumbres do esplendor histórico

Kutná Hora, na Boêmia Central, já foi a segunda cidade mais importante do país pela riqueza de seus minerais. Um pouco desse esplendor permanece no seu belo centro histórico e na majestade de suas igrejas, que marcam contraste notável com a atmosfera quase irreal de suas ruas e esquinas.

Arquitetura Cultura Patrimônios
Mikulov, mais do que cidade, é grande lenda no Sul da Morávia

A duas horas e meia de Praga, a cinquenta quilômetros de Brno e quase na fronteira com a Áustria, Mikulov é uma das cidades com mais personalidade na República Tcheca. Tradição cultural, arquitetura renascentista, paisagens medievais, história, magia e muito vinho fazem parte do seu charme encantador.

Arquitetura
Arquitetura Folclórica - Paraíso da Boêmia

Conhecida como o “Portão Sul do Paraíso da Boêmia”, com pouco mais de 2.500 habitantes e fiel às suas tradições, a cidadezinha de Sobotka tem o seu centro como área de conservação da arquitetura folclórica. Também, é a sede de um dos Monumentos Culturais de Tchéquia - o Castelo de Caça Humprecht.

Arquitetura Experiencia de viagem
Pacotes