Comer como os Tchecos: Os pratos que você deve experimentar

O knedlík e o omáčka são pratos tchecos básicos, no caso de, na hora das refeições, você querer aplicar o conceito ‘onde quer que vá, faça o que vê’. Também, recomendamos iguarias que não fazem parte das refeições cotidianas, mas são imperdíveis para saborear durante a sua visita à República Tcheca.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Setembro 23, 2019

Knedlík

É uma guarnição – um pãozinho cozido muito comum na República Tcheca, que acompanha a maioria dos pratos. Há dois tipos: de trigo e de batatas (com variedades, acrescido de torresmos ou bacon, por exemplo). Ambos têm como ingredientes básicos a farinha (ou a batata) e ovos. O pãozinho de trigo leva leite e fermento, é modelado em forma de cilindro e servido em fatias. Sua textura lembra muito a do pão branco. É fofinho, e acompanha pratos com molho. O pãozinho de batatas é menorzinho, servido inteiro. É feito com batatas cozidas ou purê, e acompanha pratos à base de carne vermelha ou branca.

Há também knedlík recheado. A massa é a mesma, recheada com carne moída ou linguiça; ou com frutas da estação, como morangos, pêssegos, ameixas, amoras, maçãs. Os salgados são geralmente acompanhados por chucrute. Às vezes, na massa dos recheados  com frutas é adicionado queijo fresco. Geralmente, são recobertos por queijo fresco, pão assado ralado, queijo fresco, farinha de rosca torrada ou sementes de papoula, polvilhados com açúcar de confeiteiro. Para finalizar, sobre o pãozinho é derramado um pouco de manteiga quente.

Omáčka

Omáčka (molho, em português) é um dos itens básicos na culinária tcheca. É preparado à base de caldo de carne ou vegetal, e embebido em creme. Além disso, recebe ingrediente que lhe conferem um sabor original, como vegetais assados, endro, cogumelos, tomates etc. Geralmente,  é engrossado com farinha de trigo. É acompanhado por carne e pão knedlík, mas o ‘protagonista’ do prato é sempre ele - o omáčka. Nas residências tchecas é comum ser apreciado sem acompanhamentos, e adquire mais sabor no segundo dia após o preparo, quando a presença dos ingredientes principais ressalta ainda mais.

Polévka (sopas):

Bramborová polévka: sopa de batata com cogumelos e legumes.

Zelňačka: sopa de repolho, geralmente com batatas e salsicha ou linguiça.

Kulajda: sopa de cogumelos.

Gulášová polévka: sopa de goulash.

Hrachová polévka: sopa de ervilha, ou grão-de-bico, ou lentilha

Hovězí polévka s játrovými knedlíčky: caldo de carne com almôndegas de fígado.

Česnečka / Cibulačka: sopa de alho ou cebola.

Dršťková polévka: sopa de miúdos de boi.

Hlavní chod (pratos fortes):

Vepřová pečeně s knedlíkem a se zelím: carne de porco assada, servida com knedlík e chucrute. Pode ser servido com os dois tipos de knedlík.

Svíčková omáčka s houskovým knedlíkem: molho de legumes assados, com creme, servido com knedlík de trigo.

Kachna s knedlíkem a se zelím: pato assado, servido com knedlík e chucrute. Pode ser servido com os dois tipos de knedlík.

Pečené vepřové koleno s křenem a hořčicí: joelho de porco assado, servido com mostarda e raiz-forte. Geralmente, é acompanhado com pão rústico e servido em uma tábua de madeira.

Uzené vepřové maso s knedlíkem a se zelím / s bramborovou kaší: porco defumado, servido com knedlík e chucrute ou purê de batatas. Carne, queijo ou chouriço defumados são muito típicos da culinária checa.

Smažený sýr s hranolkami: milanesa de queijo frito. Queijo Gouda, Emmental ou Camembert (Hermelin, em tcheco) à milanesa (envolto em farinha de trigo, ovos e farinha de rosca), frito e acompanhado por batatas, fritas ou cozidas, e molho tártaro. É um prato vegetariano, com preço bem em conta. É chamado de "comida de estudante".

Smažený vepřový řízek s bramborem / bramborovou kaší: milanesa de carne de porco com batatas cozidas ou purê de batatas.

Ocasionalmente, os tchecos costumam saborear o prato doce como o principal da refeição. Nos cardápios, eles são listados na relação de sobremesas .

Ovocné knedlíky: knedlík recheado com frutas.

Buchtičky s krémem: pãezinhos com calda de baunilha. São cobertos com calda espessa, à base de pudim sabor baunilha.

Lívance: pequenas panquecas de massa fermentada, cobertas com geleia ou canela misturada com açúcar e creme batido. Se a massa não contém fermento, falamos de “palačinky” (crepes) - maiores do que panquecas, recheados com geleia ou canela com açúcar.

Como pratos do dia, alguns lugares oferecem pratos simples e caseiros, tais como:

Šunkofleky: macarrão cozido com carne defumada ou presunto e ovo. 

Brambory Francouzské: batatas assadas servidas com legumes, presunto ou linguiça, queijo e cebola.

Knedlíky s vejcem: ovos mexidos, servidos com knedlík de batata ou de trigo.

Alguns destes pratos são geralmente acompanhados por picles agridoce ou por conserva simples, como okurkový salát (pepino) ou rajčatový salát (tomate e cebola branca). Ambos são servidos em conserva - água com vinagre, açúcar, sal e pimenta do reino.

Zákusek (sobremesa)

A variedade de sobremesas é encontrada nos cafés e principalmente em locais chamados “cukrárna” (cukr = açúcar), especializados na produção artesanal de bolos e, em alguns casos, também sorvetes.

Jablečný štrůdl: strudel de maçã. Nos restaurantes, geralmente é servido quente, com sorvete de baunilha.

Dorty: bolos. Eles geralmente são feitos com biscoito de sabor chocolate ou baunilha, e recheados com creme, manteiga ou geleia. Os sabores mais comuns são nozes, avelãs, cacau, café, chocolate, ponche, licores ou outras bebidas, frutas. Os mais populares são harlekýn, sacher ou kubánský dort. 

As sobremesas mais típicas são:

Kremrole: é um pequeno tubo de massa folhada, recheado por gema de ovo batida com açúcar.

Věneček e větrník: ambos têm formato redondo. A aparência é de  rosquinhas cortadas ao meio, e são recheados. O věneček é à base de pudim com sabor baunilha. O větrník é à base de manteiga, coberto com caramelo.

Laskonka: dois biscoitos ovais de amendoim, com recheio à base de manteiga e café.

Trdelník: nos últimos anos, se tornou moda uma sobremesa à base de pão doce em forma de tubo, polvilhado com canela e açúcar. Geralmente, é vendido em barracas de rua.

Canais relacionados

Sabores
Comer como os Tchecos: Os pratos que você deve experimentar

O knedlík e o omáčka são pratos tchecos básicos, no caso de, na hora das refeições, você querer aplicar o conceito ‘onde quer que vá, faça o que vê’. Também, recomendamos iguarias que não fazem parte das refeições cotidianas, mas são imperdíveis para saborear durante a sua visita à República Tcheca.

Sabores
Cinco passeios para fazer com as crianças em Praga

Inúmeras atrações para crianças são oferecidas na República Tcheca, em especial na capital Praga. A seguir, oferecemos pequena mas muito apreciada seleção de atrações da cidade.

Café literário Experiencia de viagem Sabores Sabores
Cinco cafés históricos em Praga, na República Tcheca

Quando a República Tcheca fazia parte do Império Austríaco, desenvolveu o gosto pelos cafés como ponto de encontro de intelectuais. Descubra cinco dos mais famosos cafés de Praga.

Arquitectura Experiencia de viagem Sabores
Pacotes