Como visitar o maior tesouro tcheco, perdido por 40 anos?

Na pequena cidade medieval de Bečov nad Teplou, região de Karlovy Vary, na República Tcheca, mora um tesouro de valor incalculável

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Dezembro 18, 2023

O tesouro ficou perdido por 40 anos, enterrado debaixo do castelo medieval de Bečov. Essa história investigativa é digna de cinema.

Castelo medieval de Bečov. onde está o museu com o relicário - foto Andrea Miramontes @ladobviagem

 

Trata-se do Relicário de São Mauro, uma peça do século 13 esculpida a mão em ouro, prata, cobre, cravejada de pedras preciosas. Foi usada como túmulo para os santos São Mauro, São Timoteo e São João Batista.

No museu, dentro do castelo, não é permitido fotografar a peça original. Ou seja, tem que visitar pessoalmente para conhecer.

Fiz uma imagem do vídeo de apresentação, para passar aqui uma ideia dos inúmeros detalhes e da beleza, enterrada por 40 anos.

Você pode assistir ao vídeo completo neste post.

Relicário em ouro, cravejado de pedras preciosas; foto foi feita do vídeo de apresentação, pois não é permitido fotografar a peça original - Andrea Miramontes @ladobviagem

Como uma peça tão valiosa se perdeu?

Quando a segunda guerra mundial terminou, em 1945, para  que o tesouro não fosse levado do país, ele foi enterrado na cidade de Bečov e, depois, deu-se por perdido.

Em 1984, um estrangeiro que se dizia dos Estados Unidos, Danny Douglas, sabia onde o relicário estava escondido e  ofereceu 250 mil dólares por ele, ao governo tcheco.

Porém, o negociante não revelou o que era a peça, seu valor histórico e real, tampouco onde estava escondida. Só disse que queria retirar uma peça do país e ofereceu dinheiro.

O governo chegou a negociar, sem saber exatamente o que era. Mas a polícia tcheca desconfiou  e também iniciou as buscas pelo objeto.

Foi uma investigação do zero, às cegas, sem saber exatamente pelo que procurava, tampouco onde o tesouro estaria escondido. Eles teriam que vasculhar o solo de um país inteiro.

Como conseguiram? Interrogando o gringo. Apesar de não revelar exatamente o que era nem onde estava, acabou soltando pistas valiosas.

Em 1985, quando a República Tcheca ainda era Tchecoslováquia, o tesouro finalmente foi encontrado, enterrado em Bečov nad Teplou.

Castelo medieval de Bečov. onde está o museu com o relicário - foto Andrea Miramontes @ladobviagem

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Guia básico - O que ver em Karlovy Vary

Os dez recantos mais bonitos da cidade termal de Karlovy Vary, na República Tcheca, para conhecer na próxima viagem, enquanto saboreia a água de suas fontes medicinais. Anote saudáveis recomendações.

Arquitetura Cultura Dica de local Experiencia de viagem Luxo Natureza Patrimônios
Praga é tão bonita que sua perfeição incomoda

Praga é uma cidade tão bonita que chega a dar raiva!

Experiencia de viagem
Seis excelentes razões para viajar pela Boêmia do Sul

Castelos, vilas encantadoras, lagoas criadas por grandes engenheiros, deliciosa gastronomia, muita cerveja e aventuras ao ar livre são algumas das propostas irresistíveis do sul de Tchéquia.

Experiencia de viagem
Pacotes