É um vaso? É um bule? Não, é uma caneca de balneário!

Dentre os souvenirs que você pode comprar na República Tcheca, e mais precisamente nas cidades balneárias de Karlovy Vary, Marianske Lazne e Frantiskove Lazne, o mais inusitado é, com certeza, a caneca de balneário.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 10, 2020

Estas canecas são, antes de tudo, um artigo para fim específico. O que explica seu formato incomum: um bojo com uma alça furada, que faz as vezes de canudo. Seu uso também explica o material de que é feita – porcelana. Mas, afinal, como tudo isso se junta?

Bom, em todas cidades balneárias que mencionei (também chamadas de “triângulo dos spas”), há fontes de águas termais. As pessoas com problemas de saúde – digestivos, circulatórios, articulares etc – são recomendadas a beber a águas das fontes. Porém, a água é quente. Às vezes muito quente – tem fonte a 70ºC. Não se deve pegar com a mão, fazendo conchinha, sob pena de somar uma queimadura aos seus problemas de saúde. É aí que entra a canequinha.

Basta colocar a abertura da caneca sob a fonte e pegar a quantidade que quiser. Ainda vai estar quente, mas, se você chupar pela alça furada, a água passa pela porcelana e esfria um pouquinho, o bastante para não queimar sua língua.

Hoje em dia, não só os pacientes usam a canequinha. Turistas que querem dar uma ‘bicada’ nas águas termais também compram, porque, como disse na primeira linha, é um souvenir bacana. É oferecido com várias estampas, desde imagens clássicas da cidade, em bico de pena, até motivos mais modernos, passando pelo infalível turistão (I love Karlovy Vary) ou até mesmo temas infantis – já vi uma com o Bob Esponja...

Enfim, se decidir trazer, peça para embrulharem no plástico bolha. E use para decorar aquela sua prateleira de lembranças de viagem. Ou use para tomar um chá com estilo.

 

Canais relacionados

03 Arte y Cultura
O fantástico mundo paralelo criado em Litomyšl

Litomyšl, Boêmia do Leste, é onde está o Portmoneum, mundo fantástico criado por pinturas de Josef Váchal. No teto, paredes e móveis, entes sobrenaturais espreitam os visitantes como se desejassem transportá-los para multicolorido mundo paralelo.

03 Arte y Cultura
Liberec, Hradec Králové e as artes do vidro, da renda e de presépios

As regiões de Liberec e Hradec Králové são ricas em tradições artesanais de grande beleza e prestígio internacional. Vidros soprados, rendas artesanais e presépios de Natal são alguns dos delicados trabalhos realizados em diferentes oficinas da região, que surpreendem o viajante durante o passeio.

03 Arte y Cultura
Literatura tcheca, em português, para viajar sem sair de casa

Sugerimos cinco autores entre os mais festejados da República Tcheca, para você viajar nas asas da imaginação. Romance, ficção, costumes, sempre com pitadas alusivas a personagens e lugares em Tchéquia que, por certo, instigam a aguardar a oportunidade de ver para crer porque Tchéquia exerce enorme atração para turistas do mundo inteiro.

03 Arte y Cultura
Pacotes