Em Kutná Hora, Festival da Ourivesaria Real leva à era medieval
Por vezes mencionadas como Festival da Prata Real, as celebrações remetem à presença, em Kutná Hora, do rei Vláclav IV, a rainha e a corte real. Durante dois dias repletos de experiências, é fascinante reviver a era medieval. Assim como para moradores, o visitante que vestir traje de época recebe descontos.
Por: Giorgia Marcucci
Publicado: Maio 12, 2025
Festival da Ourivesaria real em Kutná Hora é realizado anualmente, sempre nos últimos sábado e domingo do mês de junho. Nos dois dias de festejos, Kutná Hora, cidade real que é Patrimônio Mundial pela Unesco, revive as celebrações acontecidas durante as visitas do rei Venceslau (Vlácav) IV à cidade, acompanhado da (segunda) esposa, rainha Žofia da Bavária, e da corte real.
Chegada de Vláclav IV e da rainha Žofia abrem as celebrações.
Ao reviver as celebrações, os atuais habitantes de Kutná Hora reproduzem em minúcias os principais eventos da época. A começar pela chegada do rei e da rainha, acompanhados pela corte, A comitiva abre as festividades, que se estendem até às madrugadas.
Dentre as celebrações noturnas há procissão com tochas.
O festival é arrebatador. Visitantes podem confraternizar com moradores e vivenciarem os anos da glória medieval de Kutná Hora. Tendo por entorno mercado de época, são realizadas procissão com tochas, grande torneio de justa, apresentação de trompetistas e de bateristas, música medieval e danças folclóricas.
Fogo, alimento das fornalhas, é elemento principal de espetáculo mágico.
Um dos destaques acontece na noite de sábado – a celebração mágica que tem o fogo por elemento central. Outro deles é o domingo - a Missa da Prata, na Igreja de Santa Bárbara. Na sequência, exibições de falcoaria e outras, para trazer ao presente época das mais intensas da história tcheca, às vésperas das Guerras Hussitas.
Espadachins do rei demonstram as habilidades que os faziam admirados.
Durante os dois dias, há barracas de artesanato e de culinária medievais, acampamentos de cavaleiros com demonstrações, exposição de armas medievais, teatro medieval, show de malabaristas e, para as crianças, carrossel e jogos divertidos.
Na era Medieval, torneios de justa eram utilizados para treinar cavaleiros.
Cada espetáculo apresentado instiga a mergulhar no mundo medieval dos cunhadores de moedas em Kutná Hora; dos mineiros (que à época lideravam as celebrações para a chegada do rei); e dos costumes dos nobres no passado gótico. Por esses e vários outros motivos que encantarão a quem o visitar, o Festival da Ourivesaria Real em Kutná Hora é imperdível.
Música medieval anima as celebrações do Festival da Ourivesaria Real em Kutná Hora.
Kutná Hora - Kutná Hora ocupa lugar no distrito de igual nome, na região da Boêmia Central. A cidade guarda importante reserva de monumentos urbanos, listada no Patrimônio Mundial da Unesco. Graças à mineração de prata, que atingiu o auge entre os séculos 13 e 15, foi uma das cidades reais tchecas mais importantes na Idade Média.
O festival é reaizado no pátio do Palácio Corte Italiana e no Centro Histórico de Kutná Hora. Foto: iisp.npu.cz
As celebrações que fazem parte do Festival da Ourivesaria Real em Kutná Hora acontecem na área sob a Corte Italiana e no centro histórico. A Corte Italiana (Vlašský dvůr) é um palácio, originalmente sede da Casa da Moeda Central de Praga. O nome do palácio é atribuição de Venceslau II. No ano 1300, Venceslau II convocou especialistas italianos, aboliu todas as cunhagens de até então, e concentrou em Kutná Hora a única cunhagem real da Boêmia. Ali foi cunhado o famoso grosz de Praga, moeda mais famosa da cunhagem tcheca.
Fonte e imagens - Stříbrná Kutná Hora, promotora do Festival da Ourivesaria Real, à qual agradecemos a cordial acolhida. Todos os detalhes para o festival são disponível no endereço (https://stribreni.cz/pro-navstevniky/).