Era uma vez o paraíso tcheco...

Ao norte de Praga, a cerca de uma hora, há uma área de bosques e formações geológicas desconhecidas e impressionantes. Um lugar pleno de magia, castelos e mirantes. E guardião de alguns segredos curiosos.

Por: Joaquín del Palacio

Publicado: Março 23, 2020

A Unesco declara geoparques as paisagens naturais cuja geologia é singular, interessante e gerenciada de forma sustentável. Em alguns casos, tais lugares são realmente espetaculares. Todas essas características são cumpridas à perfeição pelo Geoparque do Paraíso Tcheco (Geopark Českého ráje), cenário de contos de fadas.

Um castelo mágico

A antiga estrada traçada no século 19 que dá acesso ao Castelo de Valdštejn atravessa belo bosque de árvores gigantes, ao amparo de deslumbrantes formações de rochas areníticas. Através das árvores, são vislumbradas as paredes do castelo e o acesso à fortificação, que se dá por uma ponte de pedra, ladeada por esculturas barrocas dos santos padroeiros da Boêmia.

Ainda no século 19, esse castelo foi preparado para receber visitas, por conta da atração mágica que já possuía nos primórdios do fluxo turístico para o lugar. Antiga fortaleza, o Castelo de Valdštejn foi construído sobre uma rocha e nela, esculpidos alguns dos seus aposentos. Ao vencer as escadarias até a entrada, você colherá lindas vistas do grande vale e do bosque que cerca o castelo. À distância, vislumbrará as ruínas do Castelo Trosky, as quais marcam a direção a seguir rumo à descoberta dos tesouros guardados no Geopark Českého ráje...

Duendes a observar você

Ao caminhar bosque adentro entre árvores gigantescas, aos poucos, como um feitiço florestal, a mesma magia que envolve os íngremes relevos de arenito (60 metros de altura) guiará seus passos.

Cores, aromas e sons são percebidos no labirinto de rochas que desafiam a gravidade, numa combinação de esbelteza e rudeza. Nas paredes do labirinto, duendes de pedra, silenciosos e imóveis, observam você. São baixos-relevos esculpidos nos anos 30 a 70 do século 20 por Kopic - eremita e artista que vivia na natureza, em casa de madeira, gravando sua arte nas rochas do parque.

Contemplar o bosque

Esta joia geológica pode ser vista desde os seus mirantes. Eles permitem admirar as formações com dezenas de metros de altura, cada qual com próprio nome - Diretor da Orquestra; Mão do Diabo (onde vivia população celta); Esfinge. Desde o alto, até as altíssimas faias e coníferas parecem fazer parte de maquete que se completa com o arvoredo Bukovina – reduto de singulares exemplares vegetais.

Ao caminha pela parte baixa, as imagens das rochas gigantes impactam ainda mais. Este labirinto de colossos esconde o chamado Buraco do Rato, com longa escadaria que se perde na escuridão... Vamos fazer como Alice (no País das Maravilhas) e seguir o coelho branco! Uma vez no fundo, você vislumbrará a claridade. O lugar parece penetrar na parede de pedra, mas não - sobe por uma fenda até o topo, onde você encontrará um complexo palaciano que corresponde ao Palácio de Hrubá Skála. História que ainda não acabou.

Um palácio de fábula

O Palácio de Hrubá Skála é um belo edifício histórico, especial por sua história, sua localização e pelo que oferece. Depois de explorar o geoparque por dentro, é bom sair e ver a paisagem de cima, desde o terraço deste palácio-castelo.

O Castelo Hotel Hrubá Skála tem um bom restaurante, com boas ofertas gastronômicas que podem ser apreciadas no terraço, a desfrutar do belo panorama que a natureza oferece. Além de comer, você poderá hospedar-se, descansar e relaxar em um spa extraordinário.

O que mais você pode querer para terminar esta história?

Bem perto:

- Turnov Jewelry Museum

- Torre Jested, ícone da arquitetura

Cinco motivos para amar Kutná Hora

A pequena cidade da Boêmia Central, a 70km de Praga, é um dos passeios de meio dia mais procurados na Tchéquia. Quem vai e se apaixona tem bons motivos. Descubra alguns.

Experiencia de viagem
Praga pelas mãos de Petr Ginz, ou as memórias de uma vítima do holocausto

A imagem que ilustra esse post é um dos cartazes de peça teatral baseada nas memórias de Petr Ginz, eternizadas em um diário.  Muitos comparam Petr a Anne Frank. Através das suas escritas, esse jovem nos leva a visitar o passado e sugere um roteiro por recantos de Praga que trazem lembranças de fatos que não podemos esquecer, para evitar que se repitam.  

Café literário Cultura Experiencia de viagem Patrimônios
Florestas tchecas de faias, patrimônio mundial, joia rara nos horizontes de Liberec.

Vilas bem próximas a Liberec dão acesso a trilhas e mirantes que descortinam as Florestas de Faias nas Montanhas Jizera, recente conquista da República Tcheca para figurar na lista do Patrimônio Natural Mundial da Unesco.

Experiencia de viagem Natureza Patrimônios
Pacotes