České Budějovice a a Boêmia Do Sul

Mais conhecida por sua ligação com a cerveja, České Budějovice tem uma interessante Cidade Antiga, na qual se destaca a espetacular Praça Maior.

Por: José Miguel Redondo

Publicado: Novembro 12, 2019

A grande praça quadrada da Boêmia do Sul

Quando, em meados do século 13, a família Rosenberg aglutinava todo o poder da Boêmia do Sul, o rei Přemysl Otakar II encarregou Hirzo, homem da sua confiança, para fundar na região uma nova e importante cidade, a fim de enfraquecer o domínio e a influência daqueles que construíram imponente castelo em Český Krumlov.

A figura do monarca é lembrada até hoje em České Budějovice – o nome dele foi dado a uma grande praça, considerada entre as maiores e mais ‘perfeitas’ da Europa. Mas, a verdade é que a cidade fez a si própria, mediante o movimento comercial e industrial por parte da burguesia da época, emergente e enérgica. Esta burguesia soube aproveitar as suas forças para modelar espaço feito conforme os seus desejos. Assim, o Barroco e o Renascimento se infiltraram em prédios suficientemente distantes da aristocracia, para o lugar onde seria a parada importante na rota do sal, entre Praga e Linz (Áustria), e onde o progresso do continente depositara as suas melhores fichas. Este foi um dos lugares onde nasceram as ferrovias, na versão tracionada por cavalos.

České Budějovice é algo como o quadrado do círculo. Eu me explico: se olhamos do alto, percebemos que a Cidade Antiga é praticamente redonda, seguindo a estrutura de uma fortificação defensiva medieval, e com o aproveitamento de situação privilegiada – a confluência dos rios Moldava e Malše. Portanto, falamos de um local que não é aleatório, mas estratégico naquele período de instabilidade na Boêmia, durante o qual a força de famílias como os Rosenberg colidiu com o poder real. Český Krumlov está a apenas 30 quilômetros de České Budějovice - fundada em 1265 e hoje capital da Boêmia do Sul. A quadratura nos oferece o lugar mais central, importante e pitoresco da cidade, que outro não é senão a Praça Přemysl Otakar II.

A praça quadrada de Přemysl Otakar II

Com lados de 133 metros, que resultam em um hectare, nasceu uma das mais belas praças da República Tcheca. A profusão de arcos, e cada qual deles, dá acesso a uma série de edifícios completamente diferentes entre si, imersos em cores, nos estilos Barroco e Renascentista. Talvez, o edifício de maior destaque seja a Prefeitura, com algumas curiosas calhas que reproduzem dragões, e as estátuas que representam a Justiça, Coragem, Sensatez e Cautela, assentadas no topo desta que é uma das construções mais elegantes da cidade.

No coração de  České Budějovice, as atividades das diferentes guildas (associações medievais que reuniam pessoas de mesmos ofícios) nos legaram deliciosas e delicadas composições, presentes em cada uma das casas. Nas ruas calçadas em pedras, anualmente é realizado um extraordinário Mercado de Natal que coloca a Boêmia do Sul dentre os destinos essenciais a vivenciar naquela agradável época do ano.

O centro da praça é dominado por uma estátua barroca do herói Sansão, representando a força da cidade - essencial para entender a região.

A Torre Negra

Para quem busca boas vistas, é a Torre Negra que as oferece. Seus 72 metros de altura - ao longo dos quais, diz a lenda, aparece a personificação da morte -, é o paradigma panorâmico-urbanístico da capital da Boêmia do Sul, uma vez que teve a dupla função de torre religiosa e fortaleza. Subir ao topo é um grande apelo. Compensa desde a entrada, quando nos fixamos nas portas de madeira profusamente decoradas, as quais representam verdadeiro prodígio do artesanato medieval.

Junto à torre está a Catedral de São Nicolau, construída sob os cânones do barroco tcheco - visita igualmente imperdível.

Ao sair da praça e caminhar por uma das principais ruas circundantes - como Česká ou Hroznová -, passamos por encantadoras vitrinas, lojas de curiosas antiguidades e, é claro, pelas cervejarias onde é servida a cerveja Budweiser - a Budvar real e original, que não deve ser confundido com a marca americana. Você pode visitar a fábrica e entender mais sobre o ouro líquido tcheco mais conhecido e procurado por quem aprecia boa cerveja.

Em suma, České Budějovice é uma visita absolutamente aconselhável, acessível por transporte público ou privado.

 

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Cinco locações de filmes em Praga, na República Tcheca

A capital da República Tcheca é o sonho de qualquer cinegrafista – diversos locais históricos e lindos, prontos para filmar. Descubra cinco lugares de Praga que você provavelmente já viu no cinema.

Arte Café literário Cultura Experiencia de viagem
Hradec nad Moravicí: inspiração para fadas

O complexo palaciano Hradec nad Moravicí foi reconhecido como o cenário mais apropriado para um conto de fadas em toda a República Tcheca e é tão fotogênico que nunca para de colher corações nos stories do Instagram. Ao visitar a região da Morávia e Silésia, no nordeste do país, marque um encontro com a magia e a arte no castelo da família Lichnovský de Voštice.

Experiencia de viagem
Todas as estações do ano são tempos de lazer e encanto na Morávia do Norte-Silésia

Na primavera, verão, outono ou inverno, a República Tcheca está preparada para oferecer inimagináveis atrações, facilidades e conforto para locomoção. Nas regiões montanhosas da Morávia do Norte-Silésia há mundos à parte, como a singular Štramberk.

Experiencia de viagem
Pacotes