Hotel boutique Jalta, rigorosa elegância

Com a sólida presença dos edifícios construídos nos anos cinquenta, a icônica Praça de Wenceslau tem ao seu lado o Hotel Jalta. Muito bem plantado no centro de Praga , oferece aos hóspedes luxo sóbrio e alto conforto, detalhes que eles agradecem; e curioso bunker, convertido em museu.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Março 19, 2020

As esculturas de camponeses que adornam a frente do Jalta Boutique Hotel, e sua sólida presença ao estilo do realismo socialista falam com eloquência sobre a história do edifício, e fornecem uma primeira impressão de rigorosa presença de luxo sem ostentação.

Construído nos anos cinquenta, o Jalta foi o hotel mais elegante durante os anos do comunismo tcheco. Agora, pertence ao grupo Flow East, que conseguiu fundir o estilo de uma época com o calor e o conforto exigidos pelos viajantes do novo século.

Em seus sete andares, o hotel possui 94 quartos na categoria Superior; 11 quartos Superior Deluxe; e cinco suítes, com decoração sóbria, comodidades de luxo, e detalhes que acentuam o conforto dos hóspedes. Metade dos quartos oferece vistas privilegiadas da enorme Praça de Wenceslau. No topo, aos pés de um dos grupos de esculturas, há amplo salão para eventos, com grande varanda. Pode acomodar até 300 pessoas.

Em sintonia com o estilo do hotel, o serviço é cordial e atencioso, evitando ser invasivo. Os funcionários se esforçam para atender você em seu idioma, ou encontrar o caminho certo para resolver a demanda em espanhol.

Para elevar o grau de atenção para com os hóspedes, há no hotel o atrativo restaurante Como. Tem agradável terraço com vista para a praça, e oferece cardápio com opções de pratos mediterrâneos, asiáticos e tchecos. Serve café da manhã diariamente. A cozinha é aberta até às 23 horas. Ademais, há o bar Como. Seus interiores foram remodelados por projeto de Jason Volenec, com arquitetura e decoração bem interessantes. É o lugar perfeito para os drinques que prolongam a noite.

Segredo nuclear

Mas, o fato de tornar esse hotel verdadeiramente único é ainda mais antigo que suas paredes de mármore travertino, e fica a alguns metros abaixo da superfície. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma casa ocupava o local, destruído por um bombardeio em alvo equivocado, pois destinava-se à cidade de Dresden (n.t. - cidade alemã a 144 km de Praga). Terminada a disputa, as autoridades comunistas (sob as ordens do então primeiro-ministro Antonín Zápotocký) aproveitaram o espaço aberto pelo bombardeio para, sob extremo sigilo, ali construir um abrigo nuclear.

Sobre este abrigo secreto foi construído o restante do edifício,

desde 1991 catalogado como monumento nacional protegido, e inscrito na lista de Patrimônio Cultural da Unesco. Segundo alguns historiadores, o abrigo funcionava como centro do Estado-Maior do Pacto de Varsóvia, e como um escritório de inteligência útil à polícia comunista para espionar os hóspedes ocidentais.

Desde 2013, graças à colaboração entre os novos proprietários do hotel e a Associação das Forças Armadas da Tchecoslováquia (organização sem fins lucrativos), o bunker nuclear se tornou o interessante Museu da Guerra Fria, que pode ser explorado gratuitamente se você é hóspede do hotel (para visitantes, o ingresso custa por volta de 170 coroas tchecas).

Assim, desde o visível ao mais oculto, o Jalta Boutique Hotel é a confluência harmoniosa entre o passado e o presente.

Contato

Jalta Boutique Hotel

Václavské námesti 45, Nové Město, Praga 1

Tel. +420 222 822 842

www.hoteljalta.com

 

Para conhecer mais sobre o Museu da Guerra Fria, leia: Jiří Paldus, o Museu da Guerra Fria e o soldado que não sorri

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Guia básico - o que ver em Brno

A segunda maior cidade da República Tcheca irá surpreendê-lo com dez lugares curiosos, o  seu ambiente estudantil e o seu senso de humor.

Dica de local Experiencia de viagem
Hradec nad Moravicí: inspiração para fadas

O complexo palaciano Hradec nad Moravicí foi reconhecido como o cenário mais apropriado para um conto de fadas em toda a República Tcheca e é tão fotogênico que nunca para de colher corações nos stories do Instagram. Ao visitar a região da Morávia e Silésia, no nordeste do país, marque um encontro com a magia e a arte no castelo da família Lichnovský de Voštice.

Experiencia de viagem
A fábrica de Moser: cristal da boêmia, passo a passo

Todo o prestígio que o cristal da Boêmia alcançou no mundo pode ser resumido em uma única marca: Moser. Desde 1857, a empresa produz os objetos mais refinados em Karlovy Vary, onde é possível visitar a fábrica e conhecer os artistas que fazem a perfeição, a beleza e a exclusividade se tornarem realidade.

Experiencia de viagem
Pacotes