Hradec nad Moravicí, inspiração para fadas

Ao visitar a região da Morávia-Silésia, marque encontro com a magia e a arte no castelo da família Lichnovský de Voštice. Esse complexo palaciano que leva o nome de Hradec nad Moravicí, é tão fotogênico que nunca para de colher corações nos stories do Instagram.  

Por: Jess Garbarino

Publicado: Março 11, 2025

Seis gerações de príncipes e condes da família Lichnovský se encarregaram de fazer do Palácio Hradec nad Moravicí um lugar encantador, não só pela sua arquitetura e belos jardins, mas pela atmosfera cultural e artística que permeava a vida social deles. Celebridades como Ludwig van Beethoven e Franz Liszt foram alguns dos seus hóspedes. Embora não seja possível verificar se houve fadas a intervir nas histórias que se passaram dentro das muralhas, a verdade é que o palácio ainda conserva aura mágica.

Quatro mil anos

Registros históricos indicam que a Colina Hradec foi habitada desde há cerca de quatro mil anos e sempre foi ponto estratégico de vigilância, muito bem protegido. O forte eslavo do século 8 que ali existia foi substituído, trezentos anos após, pelo castelo do príncipe dos premislitas. Após um incêndio, em meados do século 13 o famoso rei Přemysl Otakar II construiu novo castelo gótico, cercado por engenhoso sistema de defesa.

Durante o século 14, Hradec foi o centro administrativo de Opava e logo passou pelas mãos de vários senhores. Kašpar Pruskovský herdou a propriedade em 1585 e converteu o antigo castelo medieval em mansão renascentista, cercada por maravilhoso jardim. Em 1778, a propriedade Hradec passou para as mãos da família principesca prussiana dos Lichnovskýs de Voštice, a qual, em princípios do século 19, fez adaptações no castelo de Hradec nad Moravicí, conferindo-lhe a atual aparência.

Branco e vermelho

O complexo palaciano, localizado a apenas oito quilômetros da cidade de Opava, possui três estruturas distintas - o Castelo Branco, o Castelo Vermelho e a Torre Branca. O edifício mais antigo é o Castelo Branco, que abrigava os quartos privados dos proprietários e dos hóspedes, como assim as salas de representação. O Castelo Vermelho, em estilo neogótico, faz as vezes de portão de entrada e muralha que encerra um grande pátio e abraça o jardim do palácio. Esse edifício foi construído para funcionar como um estábulo, no entanto, é a estrutura mais fotogênica de todo o complexo. Por fim, há a Torre Branca, que era um grande reservatório de água.

Visitas guiadas

Ao término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a propriedade passou à posse do Estado e, desde então, está aberta ao público. Em abril de 2001, o castelo foi declarado Monumento Cultural Nacional e é um destino muito popular entre os viajantes que visitam a região da Morávia e Silésia.

Os visitantes podem escolher entre duas visitas guiadas aos interiores do Castelo Branco. Uma das visitas leva a percorrer as diferentes áreas do primeiro andar - a sala de leitura, a biblioteca, a sala de jantar principal, o corredor neogótico, os salões de baile, o apartamento do príncipe e os recintos sociais – espaços para fumantes, bilhar, música, sala rococó para mulheres. O segundo percurso se dá ao longo do piso térreo, onde habitualmente ocorrem exposições de arte. O roteiro permite visitar a Grande Suíte de Hóspedes, a capela, a sacristia e a sala heráldica.

Mais informações: https://www.zamek-hradec.cz/cs

Cinco motivos para visitar Olomouc

A capital espiritual da Morávia tem uma profunda conexão com igrejas, predominantemente no estilo barroco. Mas vai além, com diversas surpresas mundanas, como o delicioso queijo produzido na vila de Lostice. Veja cinco motivos para ir a Olomouc e descubra por que vale uma visita.

Arquitetura Castelos e Palácios Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimônios
O que ver e fazer em Telč, a cidade plural

Escolhida como cenário para inúmeros filmes, ideal para desfrutar por casais e famílias com crianças, Telč é uma daquelas pequenas pérolas que oferecem aventura, desporto, mistério e beleza, em poderoso coquetel que garante muita diversão e visita inesquecível.

Arquitetura Castelos e Palácios Cultura Experiencia de viagem Patrimônios
10 sugestões para tornar inesquecível sua viagem a Praga, na República Tcheca

Se você é daqueles que escrevem lista de compras, planejam por horas o trabalho e gostam de organizar a mala com antecedência, apreciará incluir nossas sugestões na sua lista de “coisas para fazer em Praga”. Em três ou quatro dias na capital tcheca haverá tempo para todos os sugeridos (e sem estresse).

Arquitetura Arte Café literário Castelos e Palácios Dica de local Patrimônios Sabores
Pacotes