Kvantario, a galáxia virtual que espera por você em Benešov, a 32 km de Praga

Para os fãs de ficção científica e os entusiastas de tecnologias digitais há verdadeiro paraíso em Benešov, cidadezinha bem próxima à capital tcheca. Esse paraíso é Kvantario, galáxia virtual de entretenimento para jovens, adultos e famílias com crianças.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Julho 28, 2022

Kvantario, anunciado como o maior parque de realidade virtual e ficção científica da Europa Central, ocupa cinco andares do Green Park, complexo que reúne compras, gastronomia e lazer distribuídos em aproximados dez mil metros quadrados na rua Karla Nového, em Benešov u Prahy, ou simplesmente Benešov, a 32 km de Praga.

Para transformar o edifício, antes sem uso, em sofisticado centro futurista para diversão e lazer foram necessários quatro anos de árduo trabalho, com participação de especialistas tchecos e estrangeiros – designers, desenvolvedores, artistas de audiovisual com valiosa experiência na instalação de shows multimídia nos principais endereços mundiais da indústria do entretenimento.

No Kvantario, os visitantes podem voltar no tempo para vivenciar a formação da Terra; voar à velocidade da luz ou se tornar uma semente que germinará e se transformará em grande árvore. Visitar o mundo marinho, caminhar sobre rochas milenares, passear pelo espaço e, em outro extremo, atrativo especial para mulheres - viajar pelas capitais do mundo e assistir a desfiles de moda.

Em cada qual dos cinco andares ocupados pelo Kvantario há diferentes propostas temáticas. Para que tudo funcione a contento, o aparato tecnológico utiliza para além de mil sistemas e unidades de controle, centenas de estações computadorizadas e de telas de LED. No centro dessa galáxia virtual você embarcará em carrinho de mineração para explorar o subsolo, até que uma cápsula espacial o levará para o céu estrelado.

A atmosfera de Kvantario é enriquecida por cenários e exposições reais. No segundo andar, embarque em balão de ar quente para voar sobre o deserto africano, experiência apoiada pela simulação de movimento e realidade virtual 3D.

Em outro andar, adrenalina correrá solta quando você for levado(a) a pilotar motocicleta de corrida. Para relaxar, poderá fazer parada para observar o mundo subaquático.

Aventura galáctica aguarda os visitantes nos dois andares mais altos do Kvantario - viagem no tempo desde a época dos dinossauros até expedições espaciais pelo espaço-tempo, onde os limites são quebrados pela luz e a distância é apenas um conceito. Um gerador de laser, um labirinto espacial, avatares, o super continente de Pangea - essas são apenas algumas das atrações que esperam por você. As imagens que ilustram o post fazem parte da fotogaleria do Kvantario.

 

Como chegar

Por transporte público, ônibus – Terminal de ônibus Praha Roztyly, bairro Chodov, Praga 11/Parada do ônibus Benešov (Benešov autobusová stanice). Para chegar ao terminal em Chodov, utilize a Linha C (vermelha) do Metrô de Praga.

Por transporte público, trem – o trem parte da Estação Ferroviária Principal de Praga (Praha Hlavní nádraží), bairro Vinohrady, plataforma Praha-Benešov. O tempo de percurso é variável entre 40 a 60 minutos.

Por carro – se você optar por ir de carro até Benešov/Green Park-Kvantario utilizará a autoestrada (dálnice) DI (o km zero é em Chodov), que liga Praga a Brno e é a mais antiga (remonta à década de 1930) e mais longa (376 km) da República Tcheca. Use a saída 21 (Mirošovice) e então, o sistema de navegação central Green Park (centrum navigační systém Green Park). No edifício e no entorno há estacionamentos (pagos).

Acesso para crianças – para o bom aproveitamento de todas as atrações, a direção recomenda a frequência para crianças a partir de sete anos de idade e com mínimo de 1,30 metro de altura. Para os pequeninos (a partir de três anos de idade), há um parque bem interessante – o “mundo de bambu selva amazônica”, com cabaninhas em madeira, brincadeiras tipo escaladas, jogos interativos na areia, por exemplo. Para consultar preços e horários de funcionamento, acesse este endereço, com boa tradução instantânea em português.

Leia mais

Conheça o Castelo Konopiště, sétimo mais visitado no País e uma das principais atrações de Benešov.

Nas viagens turísticas espaciais, a República Tcheca faz de você o astronauta da vez

Na República Tcheca, visitar Stará Kouřim é viajar à pré-história

 

Cinco excelentes motivos para ir a Praga, na República Tcheca

Ainda tem gente que estranha quando recomendo que vá a Praga. Se você é um desses, que não imagina porque a capital da República Tcheca deve ser visitada, veja cinco bons motivos. E faça as malas.

Arte Cultura Dica de local Experiencia de viagem Patrimonio Sonhe
David Černý: Uma rota irreverente por Praga

Polémico, controverso e ousado, o escultor tcheco David Černý  instalou boa parte de sua obra nos espaços públicos de Praga, de modo que costuma surpreender os visitantes com sua irreverência e sentido crítico. Suas famosas esculturas são uma excelente desculpa para percorrer  as ruas da capital tcheca, e ir além do comum.

Arte Cultura
Bibliotecas da República Tcheca, tesouros escondidos em mosteiros e palácios

As bibliotecas mais bonitas da República Tcheca estão localizadas em locais privilegiados e em salas repletas de história, onde a cultura passeia entre páginas e prateleiras. Durante a sua próxima viagem à República Tcheca, aceite nosso convite para conhecer as cinco mais espetaculares dessas bibliotecas, abrigadas em palácios e mosteiros.

Arquitetura Arte Cultura Patrimônios
Pacotes