Lembranças de Leoš Janáček, colhidas Na trilha da raposa

Na bela e pequenina Hukvaldy, ao sopé das Montanhas Beskydy, a 03 de julho de 1854 nascia o compositor Leoš Janáček. Uma das suas composições mais reproduzidas no mundo conta a fábula da raposa Bystrouška, tão famosa que ganhou uma estátua.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Junho 09, 2020

Era uma vez um escritor, um quadrinista e um compositor de música clássica que foram unidos por uma raposa, astuta como é dito sobre as suas iguais. Todos do trio já se foram desta nossa dimensão, mas eles se mantêm presentes a encantar plateias de todas as idades. Assim como a raposa Bystrouška.

Bystrouška nos vem à lembrança por conta do mês no qual a Tchéquia comemora o aniversário do compositor Leoš Janáček, nascido a 03 de julho de 1854 em Hukvaldy, Morávia. Entre as obras de Janáček conta a ópera Příhody lišky Bystrouška, oficialmente traduzido por A Raposa Astuta, inspirada na fábula intitulada Liška (Raposa)Bystrouška.

No vídeo a seguir, suíte da ópera Příhody lišky Bystrouška na interpretação da Orquestra Sinfônica da Rádio Praga, dirigida pelo maestro Vladimir Válek. A suíte é versão de Vlácav Talich (1883- 1961), fundador da lendária Orquestra de Câmara Tcheca.

A fábula foi escrita pelo  tradutor, jornalista, poeta e escritor tcheco Rudolf Těsnohlídek (1882-1928). Těsnohlídek a escreveu a para seus filhos, com formidáveis  ilustrações de Stanislav Lolek (1873-1936). Saiba mais sobre Rudolf Těsnohlídek.

Pintor, ilustrador e quadrinista, Stanislav Lolek ganhou notoriedade pelas ilustrações da fábula, publicada em Tchéquia no ano de 1920. O curioso na história de Lolek é que, antes de artista, ele foi silvicultor e guarda florestal. Nesta função, ilustrava seus mapas com belos desenhos, tanto que foi aconselhado a frequentar a Academia de Belas Artes de Praga, conselho que acatou. Conheça algumas das belas obras de Lolek.

Leoš Janáček, um dos expoentes mais importantes do nacionalismo musical do século 20, antes e durante a composição (entre 1921 a 1923) da sua “ópera em quadrinhos”, encontrava-se com Rudolf  Těsnohlídeke em Brno. A estreia ocorreu no Teatro Nacional de Brno, em 6 de novembro de 1924.

“Ópera em quadrinhos”, em resumo, é termo utilizado para peças  musicais com temas leves e finais felizes. Os diálogos são falados,  ao invés de cantados. Encontra eco nas comédias musicais de  diferentes culturas - a ópera buffa, Itália; singspiel, Alemanha; opéra-comique, França, conforme a Encyclopædia Britannica.

Se você estiver em Praga no mês de novembro (dia 18, 2020), ou dezembro (dia 22), poderá assistir à encenação de As Aventuras da Raposa Astuta no Teatro Nacional. O teatro ocupa belíssimo conjunto arquitetônico com quatro edifícios de teatro e quatro conjuntos para demais artes. A partir do terraço, você colherá extraordinárias vistas de Praga. O espetáculo será legendado em inglês. Para facilitar aos que têm a intenção de assistir ao espetáculo, oferecemos breve resumo da fábula.

As Aventuras da Raposa Astuta

Após muito “cervejar” com amigos , o personagem Revírník Bartoš retorna à casa através da floresta. Lá ele adormece, junto de onde vive a raposa. Há controvérsias quanto aonde Těsnohlídeke ambientou o lar de Bystrouška – se na floresta de Bílovice, ao norte de Brno; ou se, na verdade, a raposa morava não em uma floresta, mas em pavilhão de caça na vila de Veselí, sudeste da Morávia, imediatamente adjacente à Eslováquia.

Daí que, para justificar o atraso do retorno à casa, Bartoš leva consigo um filhote de raposa, argumentando que o atraso se devia ao tempo demandado para capturá-lo. Logo, a raposinha foi adotada como animalzinho de estimação de Pepík, neto de Bartoš. Porém, prevalece a natureza selvagem de Bystrouška – ela dizima as aves domésticas e foge para a liberdade.

Enquanto ruma para a liberdade, a raposinha encontra abrigo na toca de um texugo, e inicia a trajetória que, conforme traduz a ópera de Leoš Janáček, “é a ‘revisão filosófica’ sobre animais e pessoas, decepção com a vida e a reconciliação sábia com a natureza eterna”. Uma estátua homenageia Janáček na cidade do seu nascimento - a belíssima Hukvaldy, ao sopé das Montanhas Beskydy. No anfiteatro local, há intensa programação anual de famosas peças clássicas criadas pelo compositor.

De tal forma Bystrouška é famosa, que ela também ganhou uma estátua em Hukvaldy. A Bystrouska em bronze pode ser vista no decorrer da via que leva desde a vila ao Castelo Hukvaldy, o qual remonta a meados do século 13.  

 

Canais relacionados

Sonhe
Nos céus de Tchéquia, jantar à luz dos raios de luar

Em Tchéquia, a partir de Břestek, na região de Zlín, passeios em balão de ar quente oferecem desde jantar à luz da lua, até  inesquecível voo sobre as Montanhas Tatra, nos Cárpatos.

Sonhe
Conto premiado do Concurso Literário – Segundo Lugar

Juliana Rabelo conquistou o segundo lugar no concurso literário “Pense Algo Bonito, sonhe com a República Tcheca”. Ela enviou essa comovente história de um grande amor, que vocês podem ler a seguir.

Sonhe Café literário
Conto premiado do Concurso Literário – Primeiro Lugar

O grande vencedor do Concurso Literário “Pense Algo Bonito, Sonhe com República Tcheca” foi esta obra divertida e envolvente de Ana Cristina Silva Abreu, que narra um encontro assustadoramente surpreendente de uma escritora a caminho de Karlovy Vary. Confira a íntegra.

Sonhe Café literário