Liberec e Hradec Králové: artes do vidro, da renda e de presépios

As regiões de Liberec e Hradec Králové são ricas em tradições artesanais de grande beleza e prestígio internacional. Vidros soprados, rendas artesanais e presépios de Natal são alguns dos delicados trabalhos realizados em diferentes oficinas da região, que surpreendem o viajante durante passeio imperdível.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Outubro 25, 2023

DIA 1

De Praga ao Vale de Cristal, Liberec

Traslado por ônibus desde Praga até Cvikov (110 quilômetros).

Embora seja sempre difícil deixar Praga, é enriquecedor e compensador seguir a estrada para explorar outros recantos da República Tcheca. A proposta que vem a seguir é viajar rumo ao norte, para conhecer o chamado Vale de Cristal. O nome do lugar é devido ao tradicional trabalho ali realizado pelos artistas vidreiros tchecos.

A primeira parada será em Cvikov, sede da Oficina de Vidro Pacinek, do renomado artista vidreiro Jiri Pacinek. A visita à oficina leva a conhecer a mescla de centenária tradição com modernos toques artísticos. Você poderá apreciar o trabalho do mestre Pacinek, visitar a oficina de talha e passear pela sala de exposições. Porém, uma das maiores atrações desta visita é o surpreendente Vale de Cristal.

Fome?

Restaurante da Cervejaria Cvikov

bom lugar para saborear a culinária tcheca local e experimentar a cerveja Sklář, produzida nessa cidade.
Endereço: Pivovarská 405, Cvikov .

O passeio continua em direção a Nový Bor, a cerca de dez quilômetros de distância, para visitar fábrica de cristal que oferece experiências não tradicionais. Lá você verá a produção diária de dezenas de milhares de peças utilitárias de cristal, bem como réplicas de lustres criados para decorar e iluminar famosos hotéis, palácios e navios. O mais interessante é vivenciar a experiência de soprar vidro sob orientação de mestre vidreiro. Imperdível é visitar o Novotný Art Glass Museum, que exibe coleção de artes aplicadas, artes plásticas e artes modernas de peças em cristal.

A apenas oito minutos de distância do Novotný Art Glass Museum está a Lasvit Ajeto, fábrica reconhecida mundialmente pelos excelentes designs vanguardistas. Obras de arte em cristal produzidas por essa marca são encontradas em coleções de personalidades como o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e o cantor Mick Jagger. A partir de galeria de observação, você verá como trabalham os mestres vidreiros. É ainda possível tentar criar a sua própriA peça de cristal, usando o bocal de sopro.

Por fim, para terminar o dia é necessário percorrer os 37 quilômetros que separam Nový Bor de Liberec, para o jantar e hospedagem.

Fome?

Restaurante Puor Plaudit.
Endereço: Hrazená 900, Liberec.

Restaurante Bílý Mlýn.
Endereço: Svobody 295/30, Liberec.

Onde dormir:

Pytloun Wellness Travel Hotel***,
com piscina exterior de água salgada.
Endereço: Volgogradská 70, Liberec.

Clarion Grand Hotel Zlatý Lev****
estilo art nouveau. Este hotel hospedou várias celebridades, dentre as quais o compositor austríaco Johann Strauss e o explorador norueguês Roald (Engelbregt Gravning) Amundsen. Hotel localizado no centro de Liberec.
Endereço: Gutenbergova 126/3, Liberec.

Apartamentos Sungarden Liberec

localizado em uma das regiões mais tranquilas da cidade.
Endereço: Venusina 897/5, Liberec.

DIA 2

Liberec, Vale de Cristal (Ponikla e Jablonec), Hořice , Miletin e Hradec Králové

O segundo dia começa com o embarque para Ponikla, a 55 quilômetros de distância.

Ponikla, pitoresca aldeia nas Montanhas Krkonoše, é o único lugar no mundo onde é preservada a tradição de fazer contas de vidro artesanalmente. Visita à fábrica da Rautis permite observar todo o processo de produção, desde o sopro manual, a prateação, o tingimento e a montagem das decorações. Além disso, sob orientação de especialistas, na Rautis é possível experienciar a dificuldade em elaborar as lindas peças feitas com contas de vidro para adornar árvores de Natal, reconhecidas pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial.

O percurso continua por estrada durante cerca de 20 quilômetros, até chegar à vilazinha Harrachov, pitoresca joia das Montanhas Krkonoše e a sede da fábrica de vidro Novosad. Você verá de perto como trabalham os vidreiros e cortadores e poderá visitar pequeno museu de peças de cristal e a loja. Atração paralela é a visita guiada à cervejaria local, para experimentar as cervejas František e Čerťák, ali fabricadas.

A próxima parada do percurso do segundo dia de viagem é em Jablonec nad Nisou, distante cerca de 40 quilômetros.

Em Jablonec nad Nisou é possível parar para comer e recuperar forças antes de conhecer os atrativos locais.

Fome?

Restaurante Radnice Jablonec nad Nisou.

Cozinha tradicional tcheca com toque moderno.

Endereço: Mírové náměstí 14, Jablonec nad Nisou.

À tarde, é hora de visitar a G&B Beads. Tour pelos interiores da fábrica inclui interessante museu, que abrange trezentos anos da história das contas de vidro tchecas originais, exportadas para o mundo todo. Para fechar o dia com doce sabor na boca, é preciso voltar à estrada e percorrer 70 quilômetros até Horice, a encantadora cidade onde são feitos doces muito apreciados.

A última parada do dia será em Hradec Králové, a cerca de 20 quilômetros de distância, onde é tempo de fazer a refeição da noite e de descansar.

Fome?

Restaurante Localis.

Endereço: Velké náměstí 145, Hradec Králové.

Restaurante Šatlava.

Endereço: Dlouha 101, Hradec Králové.

Onde dormir:

EA hotel Terezianský DVR****.

Endereço: Jana Koziny 336, Hradec Králové.

Hotel u České koruny***.

Endereço: Špitálská 183, Hradec Králové.

Hotel U královny Elišky****.

Endereço: Malé náměstí 117, Hradec Králové.

DIA 3

Hradec Králové, Třebechovice pod Orebem (Museu de Presépios) e Palácio Opočno

O dia começa cedo para descobrir outra das joias do artesanato tcheco, reconhecida mundialmente - os presépios. Mesmo que não seja Natal, a 15 quilómetros de distância de Hradec Králové, em Třebechovice pod Orebem você poderá visitar o interessante Museu de Presépios. Nele, pode ser apreciado o singular presépio mecânico Probošt, com peças feitas em madeira há mais de cem anos. Além deste, dezenas de outros presépios estão expostos.

Museu de Presépios. Endereço: Masarykovo náměstí 1426.

O percurso continua em direção a Vamberk, a cerca de 35 quilômetros de distância.

Vamberk é onde fica o Museu da Renda. A tradição rendeira deste lugar remonta ao século 17 e, ao longo do tempo, as criações originadas na cidade transformaram-se em artesanato de renome mundial, nas criações dos melhores estilistas. A exposição desse museu mostra rendas folclóricas, antigas e contemporâneas.

Ao meio-dia, você poderá retornar à Hradec Králové para o almoço.

Fome?

Restaurante Pivovarské domy.

Endereço: Velké náměstí 26, Hradec Králové.

Restaurante Na Statku.

Endereço: Prazská třída 29/146, Hradec Králové.

À tarde, o percurso segue para Opočno, a 10 quilômetros de distância.

O Castelo Opočno escreve a sua história desde o século 11. Através de desenvolvimento gradual, esse castelo gótico e a suntuosa residência renascentista chegaram às mãos da família nobre austríaca Colloredo-Mannsfeld. A residência original recebeu intensa reforma que a tornou aristocrática e confortável, com uso das mais modernas conquistas tecnológicas possíveis no final do século 19 e início do século 20. O castelo preserva interiores históricos adornados com ricas coleções, em especial, de armas e de pinturas que contam passagens da história da hoje República Tcheca.

Parque inglês rodeia o castelo e oferece aos seus visitantes passeios românticos sob as copas das árvores, ao longo de lagos com patos, cardumes e pontes de madeira com cascatas.

O dia termina novamente em Hradec Králové, para jantar e repouso.

(IMAGEM)

 

DIA 4

Hradec Králové – Broumov – Hradec Králové

A última parada desta aventura é em Broumov, cidade localizada a 80 quilômetros de Hradec Králové. Seu tesouro mais emblemático é a cópia do Sudário de Turim, peça de linho que teria sido usada para envolver o corpo de Jesus quando ele foi descido da cruz. Não é qualquer cópia! No mundo existem apenas quarenta exemplares destes, com a escrita original que prova se tratar, realmente, de uma cópia do genuíno Sudário de Turim. Para vê-lo é necessário visitar o impressionante complexo barroco do mosteiro beneditino de Broumov.

Outra joia da cidade que parece “imortal” é a Igreja de Nossa Senhora, no Cemitério de Broumov. Na República Tcheca, essa igreja é o mais antigo monumento sobrevivente de arquitetura sacra em madeira. Outros santuários de madeira na região de Broumov foram substituídos por obras de alvenaria e assim surgiu um grupo de igrejas espalhadas pela bela paisagem ao redor dessa pequena cidade.

Finalmente, é hora de voltar a Hradec Králové para descobrir os seus muitos encantos.

A Torre Branca, sem dúvida, é a silhueta dominante e majestosa de Hradec Králové e fica no centro da cidade. Adquiriu este nome graças à cor viva do arenito Hořice, utilizado na sua construção. O topo desta torre renascentista de 72 metros oferece aos visitantes uma bela vista da cidade e dos picos distantes das montanhas Krkonoše e Orlické hory. A obra foi financiada por doações dos cidadãos locais e a construção começou no ano de 1574. Sete anos depois, eles colocaram no quarto andar da torre o gigantesco sino chamado Augustin, que pesa oito toneladas.

Bem perto da torre fica a Catedral do Espírito Santo, cuja história tem muito mistério. A escritura de fundação da igreja não foi preservada. Presume-se que tenha sido construída no ano de 1307 pela rainha tcheca Elizabet Rejcka.

A chave de ouro desta grande aventura é navegar como nos tempos da revolução industrial. As máquinas a vapor são um testemunho da engenhosidade humana do século 19, quando esse modo de transporte era muito comum. Cerca de uma hora de navegação em barco a vapor leva os viajantes desde o aterro de Smetanovo, perto do Museu da Boêmia Oriental, até a magnífica usina hidrelétrica de Sander. Na volta, você navega contra a corrente do rio Elba, pela pitoresca paisagem ao redor da cidade.

Canais relacionados

Itinerários
De Salzburgo e Linz a Praga

Ao visitar a Áustria, além da capital, Viena, os viajantes certamente vão querer parar em Salzburgo, local de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart e na vanguardista Linz. Uma vez em Viena, Salzburgo ou Linz você poderá seguir para Praga, com paradas em alguns dos mais belos recantos da República Tcheca.

Experiencia de viagem Itinerários
Cinco cidades tchecas que têm pracinhas adoráveis

País da Europa Central, a República Tcheca é famosa por sua rica história, arquitetura encantadora e recantos pitorescos que oferecem o cenário perfeito para praças adoráveis. Venha conosco nesta viagem e explore algumas delas.

Itinerários
Cinco motivos para amar České Budějovice

A capital da Boêmia do Sul é frequentemente esquecida nos assuntos de turismo, talvez porque ela tenha importância em muitas outras áreas. Mas nenhum viajante passando pela região deveria passá-la. E aqui damos cinco motivos.

Dica de local Itinerários
Pacotes