Na região de Pilsen, Bor é sede de um dos mais icônicos castelos da República Tcheca

A região é Pilsen, o distrito é Tachov e a vila é Bor, aonde está preservado valioso complexo histórico que constitui importante documento sobre o desenvolvimento dos castelos na Boêmia.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Janeiro 10, 2022

Certamente você já leu sobre as atrações de Pilsen (Plzeň, Oeste da Boêmia), a quarta maior cidade tcheca, conhecida no mundo pela produção (desde 1842) da cerveja Pilsner Urquell. O que talvez você não saiba é que a somente 52 km de Pilsen e a 20 km da fronteira tcheca com a Alemanha está a graciosa vila Bor u Tachova, que guarda valioso tesouro – o Castelo em Bor.

Construído em meados do século 13, originalmente como castelo de água (rodeado por corpo de água que servia como elemento defensivo), o Castelo em Bor constitui valioso complexo histórico que exemplifica praticamente todos os períodos estilísticos dos castelos que permeiam as terras tchecas, do início da Idade Média até o século 19.

Várias e importantes intervenções físicas ocorreram desde a fundação do Castelo em Bor. No início do século 16, extensa reconstrução gótico-tardia transformou o antigo conjunto medieval em magnífico complexo de edifícios. O remanescente mais importante é a preservada torre original (30 metros de altura), enquanto o edifício mais importante do complexo é a sede feudal, em estilo gótico-tardio.

Ao visitar o complexo, importante documento sobre o desenvolvimento dos castelos na Boêmia, você conhecerá históricos interiores. Fazem parte do roteiro de visita o Salão Suábio, com abóboda e adega; a capela de São Lourenço; os salões – dentre eles, grande salão classicista - e, para colher lindas vistas, a galeria da torre do castelo.

Vale destacar a abóboda da adega, no grande salão do rés-do-chão da ala sul do castelo, bem como a abóboda na capela de São Lourenço, com pintura renascentista. O esplendor dos interiores do Castelo em Bor tem eco no belíssimo parque que o rodeia – um dos mais importantes parques históricos da Boêmia Ocidental, na categoria paisagem natural da segunda metade do século 19.

Uma das qualidades desse belíssimo parque é que ele vai além de oferecer lazer contemplativo. Anualmente, em especial, de março a dezembro, extenso calendário de eventos abrange desde concertos a atividades voltadas para crianças, a exemplo da Viagem de Conto de Fadas pelo Parque, usualmente realizada no mês de junho. O Castelo em Bor é, sem dúvida, a grande atração da cidade, mas há outros monumentos valiosos a conhecer na graciosa, ordenada e hospitaleira Bor u Tachova, vilazinha tcheca que tem menos de cinco mil habitantes.

Tachov, o distrito de Bor

Na região de Pilsen, Bor ocupa terras do distrito Tachov que, ao Norte, faz fronteira com a região de Karlovy Vary (em Cheb) e, a Oeste, se estende por cerca de 50 km na fronteira da República Tcheca com a Alemanha.

A principal cidade da região, igualmente chamada Tachov, está a apenas 22 km de Mariánské Lázně que, por sua vez, faz parte do triângulo termal da Boêmia Ocidental (ao lado de Karlovy Vary e Františkovy Lázně), reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial.

Enquanto seus famosos vizinhos têm grande repercussão entre viajantes, a região de Tachov é de projeção discreta, contudo, reúne considerável número de notáveis monumentos arquitetônicos, técnicos e históricos. Exemplos são as fortificações da Cidade Antiga de Tachov, sede do belíssimo Museu da Floresta da Boêmia (Muzeum Českého lesa v Tachově) e o centro de equitação pseudo-românico, no Vale do rio Mže.

Em termos de belezas naturais, a região de Tachov tem cinco parques naturais – Valcha, Sedmihoří, Kosí potok Hadovka e Úterský potok. A área natural mais valiosa da região é a Floresta da Boêmia (parte dela avança para a região de Domažlice), paraíso para ciclistas graças a extensa rede de ciclovias em estradas retas, herdadas da logística que apoia a Guarda da Fronteira.

Leia mais sobre belezas da República Tcheca

Encantos do Triângulo Termal da Boêmia Ocidental, Patrimônio Mundial pela Unesco

A Silésia e suas seis apaixonantes áreas turísticas

Nas areias de Písek

Canais relacionados

Castelos e Palácios
No leste da boêmia, pardubice é a cidade com aroma de mel e o paraíso do pão de gengibre

Pardubice é convite à esquecer tudo o mais, curtir e saborear objetos e personagens de contos de fadas, feitos com massa de pão de gengibre. Festas, desfiles, folclore, tudo gira em torno do pão de mel, mas tem mais nessa bela cidade. Prove um bocado.

Castelos e Palácios Dica de local Experiencia de viagem Sabores
Cinco castelos clássicos da República Tcheca

Se você gosta de castelos, seu destino tem que ser a República Tcheca. São centenas deles, em todos os modelos, tamanhos e estados de conservação. Aqui, uma lista com cinco dos mais procurados no país.

Castelos e Palácios Cultura Cultura
Castelo, palácio, fortaleza ou chateau

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Mas seja que coisa for, a Tchéquia tem.

Castelos e Palácios
Pacotes