O fantástico mundo paralelo criado em Litomyšl

Litomyšl, Boêmia do Leste, é onde está o Portmoneum, mundo fantástico criado por pinturas de Josef Váchal. No teto, paredes e móveis, entes sobrenaturais espreitam os visitantes como se desejassem transportá-los para multicolorido mundo paralelo.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Outubro 16, 2021

Ao selecionar Litomyšl para conhecer durante a sua visita à República Tcheca, certamente tem peso a expectativa de conhecer o espetacular castelo da cidade, inscrito na Lista do Patrimônio Mundial Cultural da Unesco. Para além do castelo, um dos mais belos edifícios renascentistas da Europa Central, há tanto a mais para ver em Litomyšl.

Depois de se encantar com a visita ao castelo (sugerimos incluir nos passeios aos interiores a rota turística que leva a conhecer um autêntico home theater de 1797), boa pedida é seguir em direção aos Jardins do Mosteiro (11 mil m2, mirante, piscina com nevoeiro, grupo escultórico). Desde os jardins, continue pela viela Prkená, vire à direita na rua Nováková e pronto – você estará em frente à Portmonia, casa hoje chamada Portmoneum – Museu de Josef Váchal.

Portmonia é singela casa térrea, que observada a partir da fachada nem de longe permite imaginar a riqueza artística dos interiores, decorados com excêntricas pinturas que mantêm rica coloração, mesmo com o passar de décadas. São obras de Josef Váchal criadas entre 1920 a 1924 que reproduzem fadas, goblins, duendes e várias outras criaturas fantásticas.

Originalmente, a casa era residência do colecionador Josef Portman, daí ser chamada Portmonia. Conturbada amizade uniu Váchal e Portman, grande admirador do artista. A amizade se dissipou, mas quando tal ocorreu Váchal já havia transformado em obra de arte dois cômodos da casa do colecionador.

Nos 90 m2 decorados, incluído o mobiliário (cama, guarda-roupa, mesa, cadeiras), tudo está coberto por variedades de duendes, fantasmas e monstros. Ali, os atores desse mundo fantástico espreitarão você do teto às paredes, como se desejassem transportá-lo para mundo paralelo.

Definir Josef Váchal (1884 – 1969) é tarefa complicada. Pintor, artista gráfico, entalhador, encadernador, editor são as suas qualidades tangíveis, acompanhadas de adjetivos que o rotularam como visionário, místico e até satanista. Na República Tcheca ele é identificado como grande artista pela série de magníficos livros ilustrados que produziu como autor, redator, ilustrador, editor, impressor e “inclusive leitor”, como ele próprio teria declarado.

Mais para você

20 Lugares Curiosos na República Tcheca

Estruturas incomuns. Bares bizarros. Galerias de arte inusitadas. A República Tcheca está repleta de lugares bem curiosos.

Cinco filmes de terror gravados na República Tcheca

A República Tcheca é cheia de belezas, mas a arquitetura milenar preservada oferece arrepiantes cenários cinematográficos.

As joias secretas da República Tcheca

Para você conhecer encantos que estão além da famosa Praga, selecionamos excursões a lugares secretos na República Tcheca.

Canais relacionados

Cultura
Guia básico - o que ver em Praga

Os dez locais essenciais na área da Unesco em Praga. Se você planeja viajar para a capital tcheca e quer saber o que ver, anote estas recomendações.

Arquitetura Arte Cultura Experiencia de viagem Patrimônios
Cinco motivos para amar Litomyšl

A bucólica e adorável Litomyšl é certamente uma das cidades mais subvalorizadas da Tchéquia. Abaixo uma lista com cinco motivos para corrigir esse erro, e apreciar este belíssimo local na região de Pardubice.

Cultura Itinerários
A madeirada na Tchéquia, nova inscrição na lista da UNESCO

Entre os 47 itens escolhidos pelo Comitê da Unesco para salvaguardar o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, está a chamada “madeirada”. Esta escolha, que a República Tcheca partilha com outros países como Espanha, Áustria, Alemanha, Polônia e Letônia, reconhece a importância desta prática histórica que consiste no transporte fluvial de madeira e outras mercadorias.

Cultura Patrimônios
Pacotes