O fantástico mundo paralelo criado em Litomyšl

Litomyšl, Boêmia do Leste, é onde está o Portmoneum, mundo fantástico criado por pinturas de Josef Váchal. No teto, paredes e móveis, entes sobrenaturais espreitam os visitantes como se desejassem transportá-los para multicolorido mundo paralelo.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Outubro 16, 2021

Ao selecionar Litomyšl para conhecer durante a sua visita à República Tcheca, certamente tem peso a expectativa de conhecer o espetacular castelo da cidade, inscrito na Lista do Patrimônio Mundial Cultural da Unesco. Para além do castelo, um dos mais belos edifícios renascentistas da Europa Central, há tanto a mais para ver em Litomyšl.

Depois de se encantar com a visita ao castelo (sugerimos incluir nos passeios aos interiores a rota turística que leva a conhecer um autêntico home theater de 1797), boa pedida é seguir em direção aos Jardins do Mosteiro (11 mil m2, mirante, piscina com nevoeiro, grupo escultórico). Desde os jardins, continue pela viela Prkená, vire à direita na rua Nováková e pronto – você estará em frente à Portmonia, casa hoje chamada Portmoneum – Museu de Josef Váchal.

Portmonia é singela casa térrea, que observada a partir da fachada nem de longe permite imaginar a riqueza artística dos interiores, decorados com excêntricas pinturas que mantêm rica coloração, mesmo com o passar de décadas. São obras de Josef Váchal criadas entre 1920 a 1924 que reproduzem fadas, goblins, duendes e várias outras criaturas fantásticas.

Originalmente, a casa era residência do colecionador Josef Portman, daí ser chamada Portmonia. Conturbada amizade uniu Váchal e Portman, grande admirador do artista. A amizade se dissipou, mas quando tal ocorreu Váchal já havia transformado em obra de arte dois cômodos da casa do colecionador.

Nos 90 m2 decorados, incluído o mobiliário (cama, guarda-roupa, mesa, cadeiras), tudo está coberto por variedades de duendes, fantasmas e monstros. Ali, os atores desse mundo fantástico espreitarão você do teto às paredes, como se desejassem transportá-lo para mundo paralelo.

Definir Josef Váchal (1884 – 1969) é tarefa complicada. Pintor, artista gráfico, entalhador, encadernador, editor são as suas qualidades tangíveis, acompanhadas de adjetivos que o rotularam como visionário, místico e até satanista. Na República Tcheca ele é identificado como grande artista pela série de magníficos livros ilustrados que produziu como autor, redator, ilustrador, editor, impressor e “inclusive leitor”, como ele próprio teria declarado.

Mais para você

20 Lugares Curiosos na República Tcheca

Estruturas incomuns. Bares bizarros. Galerias de arte inusitadas. A República Tcheca está repleta de lugares bem curiosos.

Cinco filmes de terror gravados na República Tcheca

A República Tcheca é cheia de belezas, mas a arquitetura milenar preservada oferece arrepiantes cenários cinematográficos.

As joias secretas da República Tcheca

Para você conhecer encantos que estão além da famosa Praga, selecionamos excursões a lugares secretos na República Tcheca.

Canais relacionados

Cultura
Os lindos segredos da Passagem Lucerna, em Praga

Em Praga, a Cidade Nova é repleta de passagens que conectam edifícios e levam de uma rua a outra, em percurso repleto de lojinhas, cafés, ofertas culturais. O conjunto da Galeria Lucerna é considerado um dos mais interessantes. Descubra por quê.

Arquitetura Arte Cultura Experiencia de viagem
Museu Slivovice em praga: um licor com 400 anos de tradição

As famosas aguardentes de frutas Slivovice apresentam sua longa história em um divertido museu localizado muito perto do Castelo de Praga. Lá você pode aprender sobre os segredos da produção de bebidas, se divertir e saborear as especialidades da destilaria fundada por Rudolf Jelínek.

Cultura Sabores
Arcadas, colunatas e galerias

As três são soluções arquitetônicas para facilitar a vida de pedestres. E a República Tcheca tem todas, em diferentes cidades.

Arquitetura Arte Cultura Experiencia de viagem
Pacotes