Olomouc, um dos encantos do cársico da Morávia

Em Olomouc e região, no Cársico da Morávia, sobram originalidades. A começar por cavernas que guardam pinturas rupestres, uma delas, a mais antiga do gênero, em Tchéquia . “Fazenda” de borboletas e presépio mecânico high tech estão na lista de atrações de Olomouc.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Junho 01, 2020

A reabertura gradativa de palácios, museus, restaurantes, bem como das fronteiras com alguns países estimulam a que, por nosso lado, nos preparemos para a nossa viagem à Tchéquia, país como poucos no mundo. Sugerimos incluir no roteiro o Cársico da Morávia e uma das suas belas cidades, Olomouc.

Cársico da Morávia

Com extensão de cerca de 92 km2, o Cársico da Morávia é Reserva Natural Protegida,  palco de notáveis singularidades geológicas que inclui 1.100 desfiladeiros e cavernas. Dentre elas, a Caverna  Catarina (Kateřinská jeskyně), o “aconchego” da grande pedra que é o berço de pintura rupestre datada de há 7 mil anos – a mais antiga já descoberta na República Tcheca.

Caverna Catarina e as pinturas rupestres

Localizada na porção cársica que reúne a maior área de cavernas e o maior salão subterrâneo da República Tcheca aberto ao público, a Caverna Catarina é absolutamente imperdível. No seu contexto, o salão subterrâneo tem 97 metros de extensão, 44 metros de largura, e 20 metros de altura. Por conta da boa acústica que oferece, o salão é palco de shows musicais.

Os interiores da Caverna Catarina guardam várias pinturas rupestres, ali desde a Idade da Pedra ao século 18 - uma delas, bem famosa. Inicialmente, foi datada de há 6.200 anos, contudo, após novos e recentes estudos, cientistas tchecos anunciaram (maio, 2020) que, na verdade, a pintura remonta há 7 mil anos, a mais antiga de Tchéquia.

A pintura consiste em série de linhas na cor preto, gravadas na superfície de grande rocha, apelidada “Cérebro” por conta da conformação enrugada. O “Cérebro” foi fotografado pela primeira vez pelo explorador tcheco, arqueólogo e  espeleólogo Karel Absolon. Dentre as descobertas desse pesquisador, está a estatueta da Vênus de Dolní Věstonice, vila que pertence ao distrito de Břeclav, cerca de 110 km de Olomouc. Até nossos dias, é a mais antiga cerâmica feita em argila e cinza queimadas já encontrada.

Estatueta da Vênus de Věstonice

A estatueta foi escavada em antigo assentamento de caçadores de mamutes, e está  exposta à visitação no Museu de Arqueologia de Dolní Věstonice (cerca de 110 km de Olomouc e de 40 km de Brno). A descoberta tornou a singela vila de Dolní Věstonice em símbolo de assentamento humano mais importante do planeta, enquanto referência à Era do Gelo. Ainda, constitui  o lugar de origem das mais antigas tradições artísticas da humanidade, até agora conhecido.

Curiosidade - Uma das cavernas do enorme sistema do Cársico da Morávia, chamada Caverna Imperial (Císařská jeskyně), nos dias atuais é utilizada para espeleoterapia - tratamento alternativo voltado à cura de diversos males, por exemplo, asma bronquial. A espeleoterapia é apoiada no microclima especial e no ar puro de cavernas subterrâneas.

Olomouc

Localizada a 210 km de Praga, a partir de onde é acessível, inclusive, por modernos trens e ônibus (veja detalhes de todas as opções de acesso), Olomouc ocupa terras do Cársico da Morávia,  assim como Boskovice, Brno, e as respectivas vilas e comunidades de cada qual das três cidades.

Como um todo, Olomouc  caminha (maio, 2020) para a normalidade, com reabertura de várias  atrações, concertos e espetáculos teatrais ao ar livre.

Guardadas as precauções que nossos tempos exigem, foram abertos acessos a lugares turísticos,  e voltam a funcionar os pubs, com sua ampla oferta de ótimas cervejas. Novamente, na paisagem do centro urbano brilham à luz do Sol os jorros de água  das suas seis belíssimas fontes barrocas.

Fazenda” de Borboletas

Em Olomouc, espaço lindo e perfumado é formado por amigas inseparáveis – flores e borboletas. Instalado na cidade, o Centro de Jardinagem Florcenter produz flores, árvores frutíferas, ervas, e as enfeita com borboletas, muitas borboletas, que têm ali um incubatório.

Ao visitar o lugar, você poderá passear entre lindas e coloridas espécies,  a sobrevoarem livres nos ambientes do “berçário”. Ali, você conhecerá a trajetória da vida desses encantadores bichinhos, desde a larva, até se tornar em linda borboleta. Há variedades tchecas, das Filipinas, Tailândia, do Quênia, e mais.

Periodicamente, O Centro de Jardinagem em Olomouc realiza a tradicional Feira de Flores, entre as quais, espécies raras ali cultivadas. Mantém um “jardim de cultivo” para observação de plantio, por exemplo, do álamo japonês, de morangos, e da “árvore da imortalidade – Gynostemma pentaphyllum, que conhecemos por Ginseng, neste exemplo, o de cinco folhas. Funciona ali agradável Café Bistrô (inclui almoço), em todos os dias da semana.

Presépio tecnológico

Formado por 230 figuras de pessoas e de animais, o  presépio montado na Galeria Shopping Šantovka (Poliská, 01) ocupa 10 m2.  Cenário de fundo para o presépio,  163 edifícios reproduzem trecho urbano de Olomouc, o qual, conforme previsto, será ampliado com novas edificações, a cada ano.

As peças foram criadas a partir de impressão 3D. Os movimentos - igualmente em 3D -, e a iluminação do presépio são acionados por sistema eletromecânico programável, “que funciona de forma semelhante a um relógio astronômico”, nas palavras dos seus idealizadores. Quanto ao apelo, é apresentado como conceito moderno de presépio, destinado a tornar acessível a mensagem bíblica, desde o nascimento de Jesus até a nova geração – que pretendem alcançar através da tecnologia.

O que foi aqui comentado é pequena amostra, diante do quanto Olomouc tem a oferecer. Por exemplo, deliciosa gastronomia, e nos pubs você poderá provar, por exemplo, a cerveja “de café”, “de cereja” e outras (são aromatizadas) e, claro, as cervejas tchecas tradicionais, e deliciosas. Para a sua visita a Tchéquia, programe os encantos do Cársico da Morávia e Olomouc. Visite as atrações famosas, e descubra outras. Depois, conte para nós. Boa viagem!

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Cinco rotas surpreendentes para conhecer Pilsen, sua cerveja e mais

Localizada a apenas uma hora de Praga e de Karlovy Vary, esta cidade que produz milhões de litros de cerveja por mês também é um destino cultural divertido para toda a família, com proposta arquitetônica interessante e vibrante cena alternativa para você descobrir em sua próxima visita à Tchéquia.

Experiencia de viagem
Paraíso da Boêmia: torres de pedra e castelos à beira de abismos

A apenas uma hora de carro desde Praga, a paisagem muda radicalmente. Torres de sólidas rochas e castelos elevam-se à beira de falésias perturbadoras - é o Paraíso da Boêmia, um geoparque reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.

Experiencia de viagem
Brno uma descoberta a cada movimento

Brno é uma das cidades tchecas que mais repercutem na mídia. Muito é escrito sobre suas atrações turísticas, de palácios aos subterrâneos. Mas, Brno tem outro lado atrativo – o da tecnologia. No mais, as inúmeras facilidades para locomoção animam vivenciar cada diferente aspecto da cidades e arredores.

Experiencia de viagem