Pilsner Urquell: 100 minutos no berço da cerveja estilo Pilsen

A cerveja mais popular do mundo é a lager loira estilo pilsner, inventada por Josef Groll em 1842 e ainda hoje produzida na planta industrial da cervejaria Pilsner Urquell. Portanto, qualquer visita à cidade tcheca de Pilsen será incompleta, a menos que se programe uma visita à fábrica pioneira.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Novembro 11, 2019

Tradição cervejeira

A cidade de Pilsen tem uma longa história na produção de cerveja. As primeiras tentativas foram feitas ao final do século 13, e ainda há testemunhos daquela época nos subsolos do Museu da Cerveja. Ao que tudo indica, os resultados daquela época deixavam a desejar.

Mais tarde, em 1839, os moradores de Pilsen obtiveram uma licença para fundar a cervejaria Burgess, e construíram a fábrica. Assim, em 1842 foi elaborada a primeira cerveja pale lager; em 1859 foi registrada a marca Pilsner Bier; e em 1898 foi alterado o nome que perdura até hoje. Desde aquele começo até nossos dias, sucederam mudanças administrativas e de proprietários da empresa, que não para de crescer e segue elaborando a sua bem sucedida cerveja loira.

A visita

Assim, quando você visitar a cidade de Pilsen é fundamental reservar algumas horas para fazer o passeio nas instalações da Pilsner Urquell. O circuito completo dura 100 minutos, e começa quando o grupo de visitantes embarca em ônibus para percorrer alguns metros até a fábrica de engarrafamento, com capacidade para 120 mil garrafas a cada hora.

Em seguida, visita à interessante e antiga sala de cocção, com seus tanques de cobre, e à sala moderna, inaugurada em 2004. O passeio mostra também um pequeno museu, onde são explicadas as características dos diferentes ingredientes (cevada, malte, lúpulo, água) que tornam a cerveja Pilsen tão especial. Então, entrada no maior elevador da República Tcheca, com capacidade para 72 pessoas ou cinco toneladas de peso, o qual leva o grupo à sala de cinema giratória, para vivenciar experiência singular.

Para a última etapa do passeio você terá que se agasalhar, porque a temperatura cai consideravelmente nos extensos túneis que funcionavam como armazéns e frigorífico. A cereja do bolo é quando você chega à sala de degustação - hora de provar cerveja não filtrada, nem pasteurizada. Trata-se de edição especial, exclusiva para os visitantes, tirada diretamente dos barris de carvalho.

Além de degustar, é possível saber que esse tipo de cerveja é o mais saudável, pois contém mais vitaminas e bacilos, perdidos durante a pasteurização. É uma cerveja difícil de encontrar, mesmo em Tchéquia. Apenas as cervejarias com alta demanda podem oferecer cerveja não pasteurizada, dado que seu prazo de validade é curto. De forma que se trata de uma oportunidade para provar algo realmente diferente.

Ao final do passeio, os visitantes podem conhecer a loja e comprar algumas lembranças, incluindo as icônicas canecas da marca. Pode ser boa ideia fazer parada no restaurante Na Spilce, com capacidade para 550 pessoas (a maior cervejaria da Boêmia), onde a cerveja é acompanhada por pratos típicos tchecos.

Onde

U Prazdroje 7, Pilsen, República Checa

 

Horário

Abril a setembro: todos os dias, das 08 às 18 horas.

Outubro a março: todos os dias, das 08 às 17 horas.

 

Mais informações

https://www.pilsnerurquell.com

Praga, cenário perfeito de novela de mistério

A capital da República Tcheca serve de cenário para uma infinidade de romances policiais e de mistério. Entre os recentes destaca-se "Mummy Mill", de Petr Stančik, o guia perfeito para descobrir Praga a meio caminho entre realidade e fantasia.

Experiencia de viagem
Em Praga, amor à primeira vista

Como entre dois amantes, meu encontro com a capital tcheca foi amor à primeira vista.

Experiencia de viagem
Cinco motivos para amar Kutná Hora

A pequena cidade da Boêmia Central, a 70km de Praga, é um dos passeios de meio dia mais procurados na Tchéquia. Quem vai e se apaixona tem bons motivos. Descubra alguns.

Experiencia de viagem
Pacotes