Pilsner Urquell: 100 minutos no berço da cerveja estilo Pilsen

A cerveja mais popular do mundo é a lager loira estilo pilsner, inventada por Josef Groll em 1842 e ainda hoje produzida na planta industrial da cervejaria Pilsner Urquell. Portanto, qualquer visita à cidade tcheca de Pilsen será incompleta, a menos que se programe uma visita à fábrica pioneira.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Novembro 11, 2019

Tradição cervejeira

A cidade de Pilsen tem uma longa história na produção de cerveja. As primeiras tentativas foram feitas ao final do século 13, e ainda há testemunhos daquela época nos subsolos do Museu da Cerveja. Ao que tudo indica, os resultados daquela época deixavam a desejar.

Mais tarde, em 1839, os moradores de Pilsen obtiveram uma licença para fundar a cervejaria Burgess, e construíram a fábrica. Assim, em 1842 foi elaborada a primeira cerveja pale lager; em 1859 foi registrada a marca Pilsner Bier; e em 1898 foi alterado o nome que perdura até hoje. Desde aquele começo até nossos dias, sucederam mudanças administrativas e de proprietários da empresa, que não para de crescer e segue elaborando a sua bem sucedida cerveja loira.

A visita

Assim, quando você visitar a cidade de Pilsen é fundamental reservar algumas horas para fazer o passeio nas instalações da Pilsner Urquell. O circuito completo dura 100 minutos, e começa quando o grupo de visitantes embarca em ônibus para percorrer alguns metros até a fábrica de engarrafamento, com capacidade para 120 mil garrafas a cada hora.

Em seguida, visita à interessante e antiga sala de cocção, com seus tanques de cobre, e à sala moderna, inaugurada em 2004. O passeio mostra também um pequeno museu, onde são explicadas as características dos diferentes ingredientes (cevada, malte, lúpulo, água) que tornam a cerveja Pilsen tão especial. Então, entrada no maior elevador da República Tcheca, com capacidade para 72 pessoas ou cinco toneladas de peso, o qual leva o grupo à sala de cinema giratória, para vivenciar experiência singular.

Para a última etapa do passeio você terá que se agasalhar, porque a temperatura cai consideravelmente nos extensos túneis que funcionavam como armazéns e frigorífico. A cereja do bolo é quando você chega à sala de degustação - hora de provar cerveja não filtrada, nem pasteurizada. Trata-se de edição especial, exclusiva para os visitantes, tirada diretamente dos barris de carvalho.

Além de degustar, é possível saber que esse tipo de cerveja é o mais saudável, pois contém mais vitaminas e bacilos, perdidos durante a pasteurização. É uma cerveja difícil de encontrar, mesmo em Tchéquia. Apenas as cervejarias com alta demanda podem oferecer cerveja não pasteurizada, dado que seu prazo de validade é curto. De forma que se trata de uma oportunidade para provar algo realmente diferente.

Ao final do passeio, os visitantes podem conhecer a loja e comprar algumas lembranças, incluindo as icônicas canecas da marca. Pode ser boa ideia fazer parada no restaurante Na Spilce, com capacidade para 550 pessoas (a maior cervejaria da Boêmia), onde a cerveja é acompanhada por pratos típicos tchecos.

Onde

U Prazdroje 7, Pilsen, República Checa

 

Horário

Abril a setembro: todos os dias, das 08 às 18 horas.

Outubro a março: todos os dias, das 08 às 17 horas.

 

Mais informações

https://www.pilsnerurquell.com

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Em Prachatice, ciclismo de luxo até para os acomodados

O Sul da Boêmia é um festival de lagos e regiões úmidas, que avançam por ricas florestas e vilas repletas de encanto. Nestas, as casas ostentam fachadas de autêntico estilo barroco popular. Não obstante suas belezas, esta porção da Tchéquia passa despercebida, por ter como vizinhos dois destinos internacionais dentre os mais famosos do país – as célebres cidades termais de Karlovy Vary e a mágica Český Krumlov. Contudo, o Sul da Boêmia é um dos lugares favoritos dos tchecos, para desfrutar das férias. Então, vamos saber o que eles sabem.

Experiencia de viagem
A festa da rosa das cinco pétalas – apogeu medieval em Cesky Krumlov

Em todos os anos, Cesky Krumlov, a segunda cidade tcheca mais bonita depois de Praga, revive seu esplendor renascentista durante três dias, com desfiles e torneios de cavaleiros, banquetes e música medieval. É a Festa da Rosa das Cinco Pétalas.

Experiencia de viagem
Olomouc, para todos os gostos

Localizada na Moravia Central, na República Tcheca, Olomouc fascina pelo volume de patrimônio histórico e cultural que acumula, e a diversidade de atividades interessantes oferecidas na cidade e em seu entorno.

Experiencia de viagem