Prazer, sou a República Tcheca. Mas pode chamar de Tchéquia.

Foi só a notícia sair e começaram a me perguntar:  - Vocês mudaram de nome?

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Abril 16, 2020

Foi em 2018, virada para 2019. O parlamento tcheco aprovou o termo Tchéquia para se referir (oficialmente) à República Tcheca. Oficializaram algo que, em espanhol, já era bem comum. Mas em português, absolutamente desconhecido. Daí a confusão.

Então, deixe-me explicar. O país NÃO mudou de nome. Ele continua se chamando República Tcheca. A única mudança é que agora qualquer um pode, oficialmente, usar a versão simplificada Tchéquia. 

É como pessoas que tem nomes duplos ou compridos. Eduardo vira Edu. José Carlos vira Zeca, Maria Luisa vira Malu. Patrícia vira Pati. Carolina vira Carol. Ou aquela tia-avó que se chamava Ermenegilda... vira Dona Nenê. Nenhum deles perdeu seu nome original. Apenas ofereceram uma versão mais curta para quem quiser usar. Igual à Tchéquia!

O lado bonito desta decisão é que com Tchéquia ficamos mais próximos. Ninguém chama outro pelo apelido se não tiver uma boa amizade. Então, já que somos amigos, entre e fique à vontade. Somos a República Tcheca, mas pode chamar de Tchéquia!

Canais relacionados

Dica de local
Manual básico para cervejeiros novatos

Se você gosta de cerveja mas não é especialista, nós o convidamos a conhecer algumas características da cerveja tcheca antes de viajar ao país. Além disso, se o seu itinerário inclui Praga, você poderá desfrutar de passeio guiado pelas melhores microcervejarias da capital. Você está disposto a saborear esta bebida amada pelos tchecos e pelo mundo todo?

Dica de local Sabores
Relax Tcheco: xô, estresse

A tensão e o nervosismo que atentam contra a boa saúde e a felicidade têm seus dias contados quando você decide presentear-se com uma relaxante Viagem à Tchéquia, onde os spas têm longa tradição e têm seduzido a elite europeia desde tempos remotos. Planeje suas férias dignas de um rei.

Bem estar Dica de local
Por que a República é Tcheca (e não Checa)

Acontece frequentemente. O sujeito escreve um texto e coloca em letras garrafais República Checa. Até em grandes veículos de comunicação. Sinto dizer, estão errados. A República é Tcheca, com T maiúsculo.

Dica de local
Pacotes