Rota dos motores: 4 museus para amantes de carro

A estrada para os fãs de carros, motores e velocidade tem quatro pit stops inevitáveis ​​na República Tcheca. A inauguração do novo museu Tatra, em novembro de 2021, nos lembra da longa história da indústria automotiva do país, berço de Ferdinand Porsche e lar de marcas de prestígio que percorrem as estradas do mundo, como Škoda e Tatra.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Fevereiro 21, 2022

A montadora tcheca Tatra inaugurou um novo museu dedicado aos seus caminhões utilitários, o Muzeum nákladrich automobilů Tatra, que se soma a outro que já tinha na cidade de Kopřivnice. Há alguns anos foi aberto também o museu dedicado a Ferdinand Porsche, na sua cidade natal. Enquanto isso, o museu Škoda se tornou um marco de Mladá Boleslav, na Boêmia Central. E assim, os viajantes apaixonados por carros e motores têm muito a explorar na República Tcheca. Aqui deixamos quatro opções para pisar no acelerador.

1. Museu do Caminhão Tatra (Muzeum nákladních automobilů Tatra)

A antiga fundição Tatra em Kopřivnice ganhou vida nova e foi transformada em um interessante museu dedicado aos caminhões utilitários que a montadora desenvolveu ao longo do século passado. Oitenta caminhões foram organizados de acordo com sua idade e função, além de alguns exemplos emblemáticos. Durante o passeio pelos 5.000 metros quadrados da exposição, você pode ver carros utilitários antigos com espaço para carga, caminhões de bombeiros, veículos militares e até os caminhões que participaram de diferentes edições do Rally Dakar. A base da coleção foi montada por Jiří Hlach, a quem o museu presta homenagem.

Mais informações: www.muzeumtatra.cz

Husova 1326/13, Koprivnice, República Tcheca.

2. Museu Tatra (Technike Muzeum Tatra)

As várias etapas da produção de veículos Tatra, os chassis, os motores, designs, fotos, troféus de eventos esportivos e muito mais compõem a exposição da montadora Tatra em Kopřivnice, local onde iniciou a produção há mais de um século. A exposição inclui uma réplica do carro Präsident, o primeiro a ser produzido, além de carros feitos ao longo da história da empresa.

Mais informações: www.tatramuseum.cz

Záhumenní 367/1, Kopřivnice, República Tcheca.

3. Museu Škoda (Škoda Muzeum)

Muito perto da fábrica de produção da Škoda Auto e a 45 minutos de Praga, em Mladá Boleslav, encontra-se o museu desta empresa que tem uma história de mais de cem anos na indústria automotiva. A exposição é composta por cerca de 340 objetos, incluindo 45 carros, e traça a história da montadora, que começou em 1895 com a fabricação de bicicletas. Tradição, Evolução e Precisão são os temas que organizam a exposição permanente que oferece também elementos interativos e multimídia.

Mais informações: museum.skoda-auto.com

Václava Klementa 294, Mladá Boleslav, República Tcheca.

4. Local de nascimento de Ferdinand Porsche (Rodný Dům Ferdinanda Porscheho)

O famoso engenheiro e designer de automóveis Ferdinand Porsche nasceu na República Tcheca, mais precisamente no distrito de Vratislavice Nad Nisou ,da cidade de Liberec, onde viveu os primeiros 18 anos da sua vida (entre 1875 e 1893). O local de nascimento foi adquirido em 2011 pela montadora Škoda e restaurado para que os visitantes possam conhecer a infância e a juventude da Porsche, bem como o significado de seus designs e invenções. A exposição está dividida em três áreas: espírito de engenharia, mobilidade e família.

Mais informações: museum.skoda-auto.cz

Tanvaldská 38, Liberec - Vratislavice Nad Nisou, República Tcheca.

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Arcadas, colunatas e galerias

As três são soluções arquitetônicas para facilitar a vida de pedestres. E a República Tcheca tem todas, em diferentes cidades.

Arquitetura Arte Cultura Experiencia de viagem
Cinco motivos para visitar Karlovy Vary

Para ser o segundo lugar mais visitado da República Tcheca, há que oferecer atrações. E Karlovy Vary tem várias. Conheça cinco razões para dar uma passadinha nesse adorável balneário.

Arquitetura Bem estar Dica de local Experiencia de viagem Luxo Natureza Patrimônios
A festa da Rosa das Cinco Pétalas – apogeu medieval em Cesky Krumlov

Em todos os anos, Cesky Krumlov, a segunda cidade tcheca mais bonita depois de Praga, revive seu esplendor renascentista durante três dias, com desfiles e torneios de cavaleiros, banquetes e música medieval. É a Festa da Rosa das Cinco Pétalas.

Castelos e Palácios Cultura Experiencia de viagem
Pacotes