Seis excelentes razões para viajar pela Boêmia do Sul

Castelos, vilas encantadoras, lagoas criadas por grandes engenheiros, deliciosa gastronomia, muita cerveja e aventuras ao ar livre são algumas das propostas irresistíveis do sul de Tchéquia.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Novembro 09, 2019

  1. Český Krumlov, o mais bonito

A 180 quilômetros de Praga e a 25 de České Budějovice.

Adorável. Český Krumlov é a cidade mais bonita da República Tcheca. Um recanto como em conto de fadas. Bonitas ruas com ares renascentistas... É assim que habitualmente é descrito Český Krumlov - com muita justiça. A cidade, que se ergue com toda a sua elegância em um meandro do rio Moldava, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1992. O castelo domina o horizonte e é uma das visitas obrigatórias. No verão, é possível navegar pelo rio e colher vistas  privilegiadas. Em Český Krumlov há vários museus e exposições de arte moderna. Consideramos como o melhor conselho caminhar sem rumo por suas ruazinhas de sonho.

  1. Holašovice, barroco popular

A 28 quilômetros de Český Krumlov e a 17 de České Budějovice.

Um parque com pequeno lago e uma capela é o centro desta cidadezinha declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A láurea é devido à sua arquitetura peculiar, exemplo mais bem preservado do barroco popular ou rústico - estilo que era moda nas áreas rurais da Boêmia do Sul, em meados do século 19. Holašovice pode ser visitado em apenas algumas horas. É interessante passear pelo Museu da Vida Rural, instalado em uma das casas locais por um morador aposentado.

  1. České Budějovice, boa vida e rica cerveja

A 160 quilômetros de Praga e a 25 de Český Krumlov.

Capital da província, České Budějovice é lugar agradável para passear e apreciar atrações como a praça Přemysl Otakar II, uma das maiores do país e onde estão localizadas a prefeitura e a belíssima Fonte de Samson – barroca, datada dos anos 1721 a 1727. Você poderá caminhar pela rua Planská, que leva à Torre Rabenštejnská, único vestígio da muralha que cercava a cidade. A rua mais pitoresca é a Hroznová. Para os amantes de cerveja, ótima pedida é a visita guiada à fábrica da Budweiser Budvar. Esta cerveja, fabricada sob mesma receita desde o século 14, protagonizou contra uma cervejaria norte-americana um dos mais antigos processos judiciais pelo uso de uma marca.

  1. Hluboká nad Vltavou, nobres caprichos

A 34 quilômetros de Český Krumlov e a 11 de České Budějovice.

O castelo Hluboká, cujo nome se refere a um poço localizado onde hoje é o saguão, é considerado um dos mais belos, e é um dos mais visitados de Tchéquia. Construído no estilo do Castelo de Windsor, pode ser percorrido durante visitas guiadas, para apreciar o requintado trabalho realizado em seus interiores, e as coleções de tapeçarias, móveis, porcelanas e armas reunidas pela família Schwarzenberg. Após a visita guiada, é boa ideia relaxar em seus jardins encantadores (é cidade é adorável, linda, organizada... simplesmente inesquecível. Visite o site de Hluboká nad Vltavou e avalie).

  1. Lipno, entre as copas das árvores

A 35 quilômetros de Český Krumlov e a 57 de České Budějovice.

No inverno ou no verão, quando os tchecos pensam nas férias em família uma das opções favoritas é Lipno, cidade com atrações para todas as estações. É localizada em frente a um grande reservatório, onde é possível praticar esportes aquáticos, e cercada por montanhas suaves, com pistas para esquiar. A oferta do destino se tornou ainda mais interessante desde a instalação de um caminho elevado 40 metros acima do solo. Ao longo de 675 metros, o caminho entremeia as copas das árvores e, ao final,  há imponente torre de observação, de onde você apreciará o magnífico ambiente natural do entorno.

  1. Třeboň, para dar a volta ao Mundo

A 27 quilômetros de Český Krumlov e a 47 de České Budějovice.

 Nas margens do Svět (Mundo, em tcheco) - maior lago artificial da sua época, a pitoresca Třeboň se ergue aprazível e pouco explorada, com suas fachadas renascentistas e barrocas. Ciclistas e caminhantes podem chegar a Třeboň, "dar a volta ao mundo" (trilha educacional) e, no percurso, visitar a cripta de Schwarzenberg, que consiste em edifício neogótico que, em termos arquitetônicos, conta dentre os mais notáveis do Sul da Boêmia. Na praça central, se você subir a escadaria da Antiga Prefeitura apreciará belas vistas a partir do topo da torre, e ouvirá algumas das lendas locais. O que mais há para ver em Třeboň? O charmoso Teatro J.K. Tyl; o castelo – um dos maiores complexos da Boêmia; o Canal Dourado – canal artificial construído entre 1505 a 1520, obra-prima do arquiteto e construtor Štěpánek Netolický. Třeboň é uma cidade termal, assim, e boa ideia é relaxar ou fazer tratamento (beleza ou saúde) em um de seus spas. Os amantes da gastronomia devem experimentar a carpa (peixe tradicional na cidade), provar maçapões (doce feito com massa de marzipan) e beber um bom jarro da cerveja local – a Regent.

 

 

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Os lindos segredos da Passagem Lucerna, em Praga

Em Praga, a Cidade Nova é repleta de passagens que conectam edifícios e levam de uma rua a outra, em percurso repleto de lojinhas, cafés, ofertas culturais. O conjunto da Galeria Lucerna é considerado um dos mais interessantes. Descubra por quê.

Arquitetura Arte Cultura Experiencia de viagem
Selvas, cavernas e vulcões, destinos naturais com personalidade

A geografia tcheca vai de 0 a 100 km/h na velocidade da Fórmula 1: suaves prados e campos de cultivo que se precipitam em falésias; desfiladeiros de arenitos fantásticos abrigados em florestas exuberantes, cujo subsolo esconde cavernas ainda mais fascinantes; fontes de água fervente ao lado de parques idílicos... Por isso, pode ser mais justo dizer que Tchéquia se mantém a cem por hora em quase toda a sua extensão, como se andasse  na corda bamba dos acidentes naturais mais fabulosos.

Experiencia de viagem Natureza
Cinco dos parques mais bonitos da República Tcheca

Além da bela vegetação, cascatas, desfiladeiros, ricas flora e fauna, e recantos para repouso, os parques da República Tcheca têm castelos, rochas que formam monumentos naturais e mirantes que descortinam inusitadas e inesquecíveis paisagens.

Aventura Experiencia de viagem
Pacotes