Sopas, as delícias tchecas para o inverno

A gastronomia tcheca tem diversas sopas em seu cardápio – todas deliciosas. Descubra um pouco mais sobre esta parte quentinha e reconfortante da República Tcheca. E, se der água na boca, baixe o nosso especial de sopas, com oito receitas para fazer em casa.

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Maio 25, 2020

Quando chega o friozinho do inverno, nada melhor para aquecer o estômago do que uma deliciosa sopa. E se o inverno é mais pronunciado do que o brasileiro – como na República Tcheca – as sopas ganham destaque ainda maior.

De fato, os tchecos são fãs de sopas, não apenas nos jantares de noites frias, mas também em almoços e, para alguns, até no café da manhã, para combater uma ressaca importada da noite anterior – dizem que a sopa de alho é um santo remédio para quem exagerou na birita...

Em comum, as sopas tchecas têm o apreço por ingredientes locais e o uso de muitas especiarias e temperos. Entre os ingredientes, os mais comuns são cogumelos frescos, colhidos nos bosques, batatas e vegetais da estação – especialmente repolho, alho-poró, abóbora... não por acaso, estes vegetais têm sua safra no outono, quando os dias começam a esfriar.

Na seção das especiarias e temperos, destaque para o cominho e o endro, mas pimenta do reino, manjerona e páprica também aparecem nas receitas.

Se você ficou com água na boca, e quer tentar seu momento chef tcheco, o blog Destino Tchéquia oferece, gratuitamente, um encarte exclusivo de sopas tchecas, com oito receitas especiais de sopas tipicamente tchecas. Basta clicar link.

Experimente preparar uma Kulajda, tradicional sopa de cogumelos com ovo pochê; uma sopa goulash, com carne e páprica; ou a já mencionada sopa de alho, deliciosa mesmo sem ressaca. Experimentar os sabores locais é descobrir o país. Então, mais que preparar uma sopa, você estará começando uma viagem. Dobrou chuť! (Bom apetite, em tcheco).

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Duas rotas muito recomendáveis (e próximas) a České Budějovice

Toda incursão ao sul da Boêmia que ‘vale o seu sal’ inclui Český Krumlov, mas não posso deixar de propor duas excursões imperdíveis, que satisfarão o desejo dos viajantes de se aprofundar em uma das regiões mais atraentes do país.

Experiencia de viagem
Um navio, o entardecer, um jantar, e Praga vista do Rio Moldava

Para vivenciar esta experiência, você tem que navegar pelo Rio Moldava, a bordo do luxuoso navio-restaurante Lužnice, com jantar incluído, a passar sob as pontes da bela capital da República Tcheca.

Experiencia de viagem
Terezín, não esquecer para não Repetir

Terezín, que fica a menos de uma hora ao norte de Praga, é o único campo de concentração da era nazista no território tcheco. É importante conhecer as partes mais truculentas da história para evitar a recorrência, pois esquecer poderia ser um grande erro. Ao visitá-lo, nos surpreende alguns aspectos da fortaleza, assim como da população que lá esteve reclusa.

Experiencia de viagem
Pacotes