Tchéquia, ao sabor das festas folclóricas

Na República Tcheca, o passado repleto de lendas está sempre presente através de festas folclóricas realizadas seja nas grandes cidades, como nos recantos mais bucólicos do país. A começar por Praga, manifestações folclóricas ocorrem nas diferentes épocas do ano. 

Por: Colaborador Convidado

Publicado: Novembro 26, 2019

O folclore tcheco, rico em interpretações de lendas, único no contexto europeu, tem lugar garantido nas diferentes regiões do país. Para o turista que tem tempo escasso, Praga oferece vários destes espetáculos. Entre as opções para uma viagem através do tempo sem sair desta fantástica cidade, estão os passeios que terminam com jantar e show folclórico.

É possível inteirar-se amplamente sobre as atrações folclóricas em Praga nos folhetos disponíveis nas recepções dos hotéis. Há uma infinidade de alternativas, inclusive, aquelas limitadas a um jantar com apresentação folclórica. Na média, os jantares têm duração de 2h30min. São oferecidos por empresas especializadas, e incluem traslado de ida e de volta.

Outra opção é visitar atrativos redutos folclóricos, durante passeios de um ou dois dias a partir de Praga. Os roteiros possibilitam visitar vilazinhas pitorescas, onde a alegria e o encantamento das manifestações folclóricas perduram o ano inteiro.  Ainda que a visita não corresponda a uma data festiva, será prazeroso vivenciar o cotidiano, provar a culinária e descobrir as peculiaridades desses recantos, que proporcionam inesquecíveis lembranças.

Vlčnov - Quem dispõe de, ao menos, dois dias para viajar além de Praga deve refletir sobre visitar Vlcnov, que pertence a Zlín, região de Slovácko, Morávia do Sul. Esta belíssima porção de Tchéquia é especialmente marcada pela forte cultura às tradições folclóricas. Chamada “Pérola de Slovácko”, Vlčnov é uma das vilas que nasceram entre os campos floridos, os vinhedos e os castelos que permeiam este lugar encantador.

A principal comemoração em Vlčnov é a Cavalgada dos Reis. Esta manifestação acontece em inúmeras vilas da região, mas somente em Vlcnov é anual (ocorre no mês de maio). Muitas lendas envolvem esta tradição, retratada em coloridos trajes folclóricos dos “súditos” que desfilam junto à “Comitiva Real”.

Kovářov – Localizado no distrito de Písek, Boêmia do Sul, Kovářov é um reduto folclórico que pode ser visitado em passeio de um dia, a partir de Praga. A distância a partir da capital tcheca é de 105 km, percurso que pode ser feito por ônibus confortável, em viagem com duração de 1h20min. A população de Kovářov (cerca de 1.500 habitantes) é bem festeira, tanto que a vila abriga uma das sedes da Associação de Folclore do Sul da Boêmia, que dá respaldo às manifestações.

Dentre as comemorações folclóricas em Kovářov destaca-se a Festa Popular Boêmia, que acontece anualmente em junho e tem duração de vários dias. Na verdade, em parte, não termina nunca. Tal como nos dias festivos, em qualquer época você encontrará em Kovářov produtos em couro, cerâmica, vime, brinquedos, e poderá experimentar a antiga culinária tcheca. Se a sua visita a  este encantador lugar ocorrer em junho, o mês da festa,  você verá performances teatrais, desfiles, concertos. Há várias folguedos criados especialmente para crianças.

Serviço

Jantar com show folclórico, Praga

http://www.praha365.cz/show.html

Canais relacionados

Experiencia de viagem
Castelo de Cesky Krumlov

Se você chegou até esse texto, já teve ter intenção de conhecer o belo castelo de Cesky Krumlov. O complexo faz parte da área da cidade reconhecida como Patrimônio da Humanidade da UNESCO e é passeio imperdível na República Tcheca.

Experiencia de viagem
Cinco lugares para descobrir ao redor de Karlovy Vary

Depois de experimentar a água de todas as fontes de Karlovy Vary, é hora de explorar, nos arredores, três castelos, um mosteiro, duas vilas encantadoras e o spa favorito de uma Imperatriz.

Experiencia de viagem
Tchéquia, ao sabor das festas folclóricas

Na República Tcheca, o passado repleto de lendas está sempre presente através de festas folclóricas realizadas seja nas grandes cidades, como nos recantos mais bucólicos do país. A começar por Praga, manifestações folclóricas ocorrem nas diferentes épocas do ano. 

Experiencia de viagem