Medieval com traços modernos, Holašovice é uma das mais atraentes vilas da República Tcheca

Traçado medieval preservado e restauração das habitações ao estilo barroco camponês conferiram à Holašovice a inclusão na lista de Patrimônio Histórico da Humanidade. Essa histórica vila tcheca é exemplo vivo de urbanismo de aldeia durante o auge da colonização medieval.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Agosto 18, 2023

Graças à sua singularidade, Holašovice foi incluída na Lista do Patrimônio Mundial Cultural e Natural da Unesco, principalmente por extraordinários valores arquitetônicos e urbanos que remontam à  época medieval. Esses valores são representados por conjunto único de fazendas preservadas, que foram modificadas estrutural e artisticamente no decorrer do século 19, no  estilo barroco camponês da Boêmia do Sul.

O fato de as construções medievais permanecerem intactas deve-se a Holašovice ter ficado deserta após a Segunda Guerra Mundial. Foi restaurada e repovoada em 1990 e inscrita na lista do Patrimônio Mundial da Unesco em 1998. Conhecer Holašovice é conhecer exemplo vivo de urbanismo de aldeia da fase do auge  da colonização medieval.

As casas que circundam a praça de traçado medieval original são caracterizadas por fachadas brancas caiadas com decorações encantadores e tetos em palha. Tal arquitetura única transporta os visitantes de volta no tempo. É mostra vívida da vida rural e cultural que marcou e ainda marca as cercanias de České Budějovice, cidade turística da qual Holašovice dista apenas 15 quilômetros.

Cercada por florestas e lagos, a histórica Holašovice tem atmosfera encantadora. Contribuem para a volta ao passado peças que podem ser vistas por toda parte, como antiga forja decorada com escudos das fazendas, os portões e as entradas em arco, cercas, muros. Na praça se destaca a capela barroca em homenagem a São João Nepomuceno.

Construída em meados do século 18, a capela tem interferências de hábitos construtivos mais recentes, adotados nas aldeias regionais. Exemplo é o portal de entrada à capela, com o seu nicho virado para o sentido contrário ao habitual, ou seja, para o exterior – hábito criado para proteger das intempéries tanto a porta como a pessoa que a destrancava.

Visitar Holašovice é atrativo inclusive para as pessoas que apreciam lugares misteriosos. Para estes, a dica é visitar o Stonehenge de Holašovice, a quem muitos atribuem “possuir energia  cósmica”. Com origem na cultura celta e construído em 2008, trata-se de círculo de pedra que fica na colina acima do vilarejo e oferece esplendidas vistas.

Além de Holašovice, você apreciará a silhueta de um dos palácios tchecos mais bonitos, localizado em Hluboká nad Vltavou, cidadezinha a 20 quilômetros de Holašovice. É no ambiente do Stonehenge de Holašovice que os moradores se reúnem durante para as Celebrações de Solstício e a Noite da Fogueira Celta, realizada na data de início do verão tcheco, em junho.

É na praça medieval que anualmente, na penúltima semana de julho, Holašovice realiza o festival folclórico apontado entre os principais da República Tcheca, que é internacionalizado. Os visitantes têm a oportunidade de comparar as diferenças culturais e conhecer os costumes populares das regiões da República Tcheca e de outros países.

 

O festival é enriquecido com programação cultural de espírito popular, com muita música, danças típicas e outras manifestações artísticas.  Vestidos em trajes folclóricos, artesãos mostram as habilidades para produzir artesanato com uso de técnicas que remontam há séculos.

Como não poderia faltar, a festa tem ampla ofertas das mais variadas iguarias e bebidas típicas das regiões tchecas e estrangeiras, que anualmente marcam forte presença no festival.

Canais relacionados

Cultura
Lembranças de Leoš Janáček, colhidas na trilha da raposa

Na bela e pequenina Hukvaldy, ao sopé das Montanhas Beskydy, a 03 de julho de 1854 nascia o compositor Leoš Janáček. Uma das suas composições mais reproduzidas no mundo conta a fábula da raposa Bystrouška, tão famosa que ganhou uma estátua.

Arte Cultura
Arquitetura do vinho, o jeito tcheco de vinícolas receberem visitantes

Além das caves tradicionais, na República Tcheca cada vez mais os fabricantes constroem edifícios e grandes complexos vitivinícolas modernos, a partir de projetos de conceituados arquitetos. Tanto pelo vinho como pela ‘arquitetura do vinho’,  agende a Morávia do Sul para a sua próxima viagem a Tchéquia.

Cultura Natureza Sabores
O que ver e fazer Telč, cidade para todos os públicos

A 160 quilômetros da capital tcheca, a meio caminho entre Praga e Viena, está a cidade tcheca que, talvez, mais mereça o apelido de "lugar de conto de fadas". Escolhido como cenário para inúmeros filmes, ideal para desfrutar por casais e famílias com crianças, Telč é uma daquelas pequenas pérolas que oferecem aventura, desporto, mistério e beleza, em poderoso coquetel que garante muita ação e visita inesquecível. Se você quer saber o que ver e fazer em Telč, continue lendo...

Arquitetura Castelos e Palácios Cultura Patrimônios
Pacotes