Guia básico - o que ver em Pilsen

O homem não vive só de cerveja. Você tem que conhecer esses dez lugares inesquecíveis em Pilsen, a cidade mais espumante da República Tcheca.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Maio 31, 2021

Indústrias com grande fama internacional, como a cervejaria Pilsner Urquell e a montadora Škoda, deram à cidade tcheca de Pilsen uma robusta aura de laboriosidade. Por isso, durante a Segunda Guerra Mundial, figurou como objetivo prioritário de  bombardeios, a fim de frear sua musculatura produtiva. Assim, por muito tempo a ameaça de um terceiro conflito militar dissuadiu qualquer tentativa de embelezar Pilsen, que se supunha acabaria esmagada pelas bombas inimigas.

É comum que, ao visitar Pilsen atraído por sua condição de berço da cerveja estilo Pilsen, o viajante se surpreenda ao descobrir todo o charme e o grande número de atrações oferecidas pela cidade. Portanto, além de visitar Pilsen para beber sua cerveja ao pé da fonte original, você tem que ver esses dez lugares inesquecíveis.

1. A Catedral de São Bartolomeu

A Praça da República é o coração geográfico da cidade de Pilsen e um bom lugar para começar a descobrir os dez lugares inesquecíveis que você tem que ver sem falta. No centro dessa esplanada ergue-se a Catedral de São Bartolomeu, com a sua torre de 102 metros de altura. Se a força está com você e suas pernas não enfraquecerem, é uma boa ideia subir pela escada que leva ao mirante da torre, desde onde você pode desfrutar de uma vista incrível de Pilsen.

No interior da catedral, no altar-mor, chama a atenção a Madona de Pilsen, famoso exemplo do chamado “belo estilo”. Por fim, uma vez do lado de fora, procure o portão que fica nos fundos do prédio, adornado com cabeças de anjinhos. Uma das estatuetas está mais gasta e com brilho, sinal que é tocada com frequência pelos visitantes. Segundo a lenda, um carrasco ao qual não era permitido entrar na igreja, no dia do seu casamento acariciou a cabeça do anjinho e o gesto teria convertido o adorno  em amuleto de boa sorte.

2. Fontes douradas de Ondřej Císler

Ainda, na esplanada da Praça da República da cidade de Pilsen destacam-se três fontes com reflexos dourados, em linhas arquitetônicas simples e estilo moderno, desenhadas pelo arquiteto Ondřej Císler. Foi polêmica a tentativa de embelezar uma cidade que havia sistematicamente resistido a tais esforços (sempre esperando os bombardeios de uma Terceira Guerra Mundial). Várias vozes se levantaram contra as três fontes douradas instaladas em 2010, com o argumentando de que não sintonizava com o meio ambiente. A obra de Ondřej Císler foi inspirada nos três símbolos representados no escudo da cidade - o anjo, o camelo e o galgo. O minimalismo apresentado pelo artista torna irresistível aceitar o desafio de adivinhar qual fonte representa cada símbolo.

3. Museu das Marionetes

Em 2016, o teatro tcheco de marionetes foi inscrito pela Unesco na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, constituindo uma das tradições a serem exploradas durante visita à República Tcheca. Em Pilsen, o gosto por este tipo de teatro tem apelo cativante, já que é o local aonde cresceu Josef Skupa, criador das duas personagens mais queridas pelos tchecos - Spejbl e Hurvínek. Para entrar no mundo mágico do teatro de fantoches, divertir-se e aprender sobre a história de Skupa, Spejbl e Hurvinek, você deve conhecer sem falta o Museu das Marionetes, localizado próximo à Praça da República. Sem dúvida, um dos 10 lugares inesquecíveis que esperam por você em Pilsen.

4. O anel de parques

Embora o coração geográfico de Pilsen seja a Praça da República, surpreende descobrir que não é o seu ponto mais animado ou o ponto de encontro preferido dos locais, na maioria estudantes universitários que preferem encontrar-se no agradável anel de parques que se estende seguindo a linha onde o muro da cidade foi erguido. Lá, Pilsen presta homenagem aos seus amados bonecos com as estátuas de Spejbl e de Hurvinek, que os visitantes podem encontrar ao caminhar pelos jardins floridos.

5. Parque Mlynska strouha

No extremo norte do anel de parques que circunda o centro histórico de Pilsen destaca-se aquele que é favorito dos moradores por suas esculturas coloridas e seu espelho d'água - o Mlynska strouha. Este é o lugar perfeito para relaxar após uma longa caminhada e dedicar-se à contemplação, ao nada fazer.

6. Subterrâneos históricos e Museu da Cerveja

A trilha de cevada, malte e lúpulo atrai a maioria dos visitantes a Pilsen, então as expectativas da cerveja serão amplamente atendidas. Para estar em ordem, você tem que viajar no tempo, até quando a história da cerveja na cidade começou. Para tal, é uma excelente ideia visitar os Subterrâneos Históricos do século XIV, que são um extenso labirinto de antigas caves escavadas sob a cidade. Uma boa precaução é trazer algo quentinho para esta visita, pois, mesmo sendo verão, pode fazer bastante frio lá embaixo. No nível da rua, você pode aprender sobre a fabricação de cerveja ao longo do tempo no interessante Museu da Cerveja. Por fim, quem descobrir que o passeio deixou muita sede, vai querer fazer uma parada estratégica no Pub Na Parkánu , muito bem localizado à saída do museu.

7. Fábrica da cerveja Pilsner Urquell

O centro da ação cervejeira está, sem dúvida, na fábrica onde é feita a famosa cerveja Pilsner Urquell, onde você pode fazer uma visita guiada muito interessante que culmina nas caves da fábrica, e aí terá oportunidade de degustar uma cerveja de edição  especial, sem filtrar nem pasteurizar, que fará a cervejaria gravar em sua memória gustativa como um dos 10 lugares inesquecíveis de Pilsen.

8. As sinagogas

A cidade de Pilsen tinha cinco sinagogas que atendiam a sua extensa população judaica. No entanto, os anos sombrios do nazismo varreram essa característica da cidade. Atualmente, restam apenas duas sinagogas e ambas podem ser visitadas. A Antiga Sinagoga encontra-se um tanto escondida no pátio de algumas casas, no Parque Smetana. Já a Grande Sinagoga chama a atenção pelo seu tamanho e é visível de vários pontos da cidade. Ambas as visitas são inesquecíveis e fornecem uma visão abrangente da história da comunidade judaica local.

9. Interiores desenhados por Adolf Loos

A intensa atividade industrial de Pilsen enriqueceu várias famílias da cidade, entre as quais ficou na moda recorrer aos serviços do prestigiado arquiteto Adolf Loos para decorar os interiores dos seus apartamentos. Entre 1929 e 1933, Loos fez vários projetos para interiores, dos quais oito exemplares são preservados e seis podem ser conhecidos em diferentes visitas guiadas. Os amantes da arquitetura devem seguir os passos de um dos grandes arquitetos do século 20 e descobrir as ideias que transformaram o pensamento e o uso do espaço.

10. Depo 2015

A aura industrial de Pilsen tem uma alma cultural e alternativa. Para comprovar, é necessário seguir o curso do rio Radbuza em direção ao sul, para chegar à Depo 2015, antiga estação de bonde onde hoje se encontram a criatividade e os negócios. O local foi revitalizado justamente em 2015, ano em que a cidade de Pilsen foi reconhecida com o título de Capital Europeia da Cultura. É sempre uma boa ideia consultar o calendário de atividades deste centro cultural e de exposições para ver o que oferece e fazer um tour pelas suas instalações, com uma parada na sua cafeteria.

Conheça mais

Cinco rotas surpreendentes para conhecer Pilsen, sua cerveja e mais

Três marcas tchecas para descobrir essências nacionais

Guia básico - o que ver em Pilsen

O homem não vive só de cerveja. Você tem que conhecer esses dez lugares inesquecíveis em Pilsen, a cidade mais espumante da República Tcheca.

Arquitetura Experiencia de viagem Itinerários
As cinco principais atrações da República Tcheca

Quando alguém diz que vai viajar à República Tcheca, é normal escutar a pergunta: “Mas o que você vai fazer lá?”.  Para responder definitivamente a essa pergunta, aqui vão as cinco principais atrações do país.

Arquitetura Cultura
Villa Tugendhat de Mies van der Rohe e outras joias de Brno

Villa Tugendhat é daqueles marcos que sempre aparecem nos tratados de arquitetura como grande exemplo do funcionalismo, e presença frequente na seleção das melhores obras do conhecido arquiteto e designer industrial Ludwig Mies van der Rohe. No entanto, é raro ler sobre a fascinante história dos seus proprietários, abordada neste artigo, assim como a Villa Tugendhat e outras visitas interessantes em Brno.

Arquitetura