Histórias Tchecas I – A Dama de Branco

Descubra a assustadora história de um fantasma que, diz a lenda, vagueia pelo Castelo de Český Krumlov.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Maio 06, 2020

Pobre Perchta von Rozemberk! Foi obrigada a casar com um cruel senhor, e viver no castelo de Český Krumlov... e esse é apenas o começo da história, que vai se desenrolar de maneira dramática, culminando na lenda da Dama de Branco, uma das muitas histórias de fantasmas de Český Krumlov e região.

A história está contada em forma de quadrinhos, roteirizada e desenhada pelo artista e professor Thomas Destro, e você pode ver na íntegra neste link.

O Castelo de Český Krumlov é especialmente atraente para as histórias de fantasma. Mas há outras, pela cidade e região e, normalmente, não tem um final feliz. E o assunto gera tanto interesse que é possível até fazer tours noturnos pelos cantinhos assustadores da cidade (com direito a surpresas no caminho...) ou visitar um Museu da Tortura; ou simplesmente ver as histórias no site da cidade – há uma seção específica que você acessa por esse link (em inglês).

Se, porém, quadrinhos são mais do seu gosto, veja as outras histórias tchecas de Thomas Destro, nestes links:

Canais relacionados

Café literário
Hannelore Paseka, uma vida sempre em movimento

Hannelore Paseka nasceu no vagão de um trem do correio da então Tchecoslováquia, em ponto indeterminado entre Pilsen e Nepomuk. O momento - em meio à deportação de sua mãe da ex-Tchecoslováquia - e o lugar marcariam o resto de sua vida. Para falar sobre sua infância na Alemanha, o desejo de viajar pelo mundo e o grande amor de sua vida, Hannelore nos recebeu na sua casa em Madrid. Uma história real e nostálgica.

Café literário
Literatura tcheca, em português, para viajar sem sair de casa

Sugerimos cinco autores entre os mais festejados da República Tcheca, para você viajar nas asas da imaginação. Romance, ficção, costumes, sempre com pitadas alusivas a personagens e lugares em Tchéquia que, por certo, instigam a aguardar a oportunidade de ver para crer porque Tchéquia exerce enorme atração para turistas do mundo inteiro.

Experiencia de viagem Café literário
Conto premiado do Concurso Literário – Segundo Lugar

Juliana Rabelo conquistou o segundo lugar no concurso literário “Pense Algo Bonito, sonhe com a República Tcheca”. Ela enviou essa comovente história de um grande amor, que vocês podem ler a seguir.

Sonhe Café literário