Histórias Tchecas II – As Badaladas de Brno

Por que a Catedral de Brno toca as badaladas de meio-dia às 11 da manhã? Descubra a resposta em quadrinhos.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 11, 2020

Quem já foi a Brno pode ter reparado um fato curioso: lá, a Catedral de São Pedro e São Paulo bate as 12 badaladas do meio-dia... às 11 horas da manhã. Longe de ser uma confusão de horário de verão, é na verdade um fato histórico (ou talvez uma lenda histórica...) E o artista Thomas Destro, em sua série de Histórias Tchecas, ilustrou essa lenda em quadrinhos, que você pode acompanhar neste link.

E quem já foi a Brno – e ficou lá algum tempo – vai entender que a história é muito a cara da cidade. Brno é um lugar descolado, descontraído, no qual as pessoas sabem tirar o melhor da vida, mesmo quando a vida está adversa, usando uma criatividade, uma malemolência que, guardadas as proporções, lembra a nós, latinos. Afinal, em que outro lugar poderia existir um bar chamado “O Bar que não Existe”? (Nota: o bar existe sim.)

Acesse o link e leia o quadrinho. Se gostar, veja as outras histórias tchecas de Thomas Destro, nestes links:

Canais relacionados

Café literário
Histórias Tchecas III – Nasce uma Cerveja

Já houve um tempo em que cervejas não eram loiras. Mas tudo mundo em 1846...

Café literário
Histórias Tchecas I – A Dama de Branco

Descubra a assustadora história de um fantasma que, diz a lenda, vagueia pelo Castelo de Český Krumlov.

Café literário
Praga pelas mãos de Petr Ginz, ou as memórias de uma vítima do holocausto

A imagem que ilustra esse post é um dos cartazes de peça teatral baseada nas memórias de Petr Ginz, eternizadas em um diário.  Muitos comparam Petr a Anne Frank. Através das suas escritas, esse jovem nos leva a visitar o passado e sugere um roteiro por recantos de Praga que trazem lembranças de fatos que não podemos esquecer, para evitar que se repitam.  

Café literário Cultura Experiencia de viagem Patrimônios
Pacotes