Histórias Tchecas II – As Badaladas de Brno

Por que a Catedral de Brno toca as badaladas de meio-dia às 11 da manhã? Descubra a resposta em quadrinhos.

Por: Luiz Fernando Destro

Publicado: Abril 11, 2020

Quem já foi a Brno pode ter reparado um fato curioso: lá, a Catedral de São Pedro e São Paulo bate as 12 badaladas do meio-dia... às 11 horas da manhã. Longe de ser uma confusão de horário de verão, é na verdade um fato histórico (ou talvez uma lenda histórica...) E o artista Thomas Destro, em sua série de Histórias Tchecas, ilustrou essa lenda em quadrinhos, que você pode acompanhar neste link.

E quem já foi a Brno – e ficou lá algum tempo – vai entender que a história é muito a cara da cidade. Brno é um lugar descolado, descontraído, no qual as pessoas sabem tirar o melhor da vida, mesmo quando a vida está adversa, usando uma criatividade, uma malemolência que, guardadas as proporções, lembra a nós, latinos. Afinal, em que outro lugar poderia existir um bar chamado “O Bar que não Existe”? (Nota: o bar existe sim.)

Acesse o link e leia o quadrinho. Se gostar, veja as outras histórias tchecas de Thomas Destro, nestes links:

Canais relacionados

Café literário
Finalista do concurso de contos: Guerra dos sexos em Mikulov

Para participação no Concurso Literário “Pense Algo Bonito, Sonhe com Tchéquia”, Leonardo Siviotti de Alcantara submeteu um divertido conto ambientado em Mikulov, na Morávia do Sul, no qual um casal trava uma pequena guerra pessoal durante a encenação da Batalha de Austerlitz. Veja e aprecie esse ótimo texto.

Café literário
Milan Kundera e a sua insustentável saudade de Praga

Em próprias palavras, quando Milan Kundera partiu para a França, em 1975, levou consigo o cheiro, o sabor, a língua, a cultura e as paisagens de Praga, cidade que  é pano de fundo para várias de suas obras, sempre acompanhadas por sucesso.

Café literário
Cinco passeios para fazer com as crianças em Praga

Inúmeras atrações para crianças são oferecidas na República Tcheca, em especial na capital Praga. A seguir, oferecemos pequena mas muito apreciada seleção de atrações da cidade.

Café literário Experiencia de viagem Sabores Sabores