Ilhas do moldava são passeios imperdíveis em Praga

No percurso do Rio Moldava que atravessa Praga há várias ilhas abertas à visitação. Em alta, a Ilha Slovanský, com as atrações oferecidas pelo Palácio Žofín, como o Baile de Gala; e a Ilha de Kampa, com o Palácio de Liechtenstein e o Kampa Park.

Por: Giorgia Marcucci

Publicado: Agosto 05, 2021

São pirilampos enormes? São aviões? São Óvnis? Nada disso. São drones equipados com luzes coloridas, lançados da base na Ilha praguense Dětský para sobrevoar Praga e oferecer belíssimo espetáculo noturno. Para iniciar, no céu os drones escreveram #silnější (#maisforte), em referência ao combate à pandemia.

Depois, estrelas acima, rio Moldava abaixo, Castelo de Praga em frente e a bandeira da República Tcheca desfraldada nas alturas. Da bandeira para o contorno do país, daí para um Leão Tcheco e outros símbolos nacionais. Missão cumprida, os drones retornaram à base na Ilha Dětský, para onde vamos agora, e de lá continuaremos para outras ilhas de Praga – conhecê-las e às suas peculiaridades, todas com atrações turísticas e com vistas incomuns de Praga, será programa bem interessante.

Dětský ostrov (Ilha das Crianças)

Dětský ostrov é uma das ilhas que permeiam o rio Moldava em Praga e podem ser visitadas por conexões terrestres (em alguns casos), ou por cruzeiros oferecidos pelas navegadoras fluviais locais, como Praga Boat e Paroplavební e muitas outras. É localizada à margem esquerda do dique Janáček, entre a Ponte da Legião (Legií most) e Jirásek. Possui complexo de parques infantis, campo de futebol, mesas de pingue-pongue, pista de skate e grande tabuleiro de xadrez.

Císařská louka (Prado Imperial)

Císařská louka é acessível pela Ponte Smíchov (Smíchovský most), que fica no extremo sul dessa ilha. Separada da margem esquerda do Moldava pelo Porto de Smíchov, a ilha é artificial – diz a lenda que originalmente era um banco de areia e lá, em 1297, teria ocorrido a festa de coração de Venceslau II. Possui pequeno porto para barcos, campos para esportes e restaurante.

Veslařský ostrov (Ilha do Remo)

A ponte de concreto que conecta Veslařský ostrov à margem direita do Moldava foi, em passado não muito distante, entreposto para a madeira extraída em Šumava. Hoje, é completo complexo esportivo, com estrutura para prática de iatismo, canoagem e remo, por exemplo.

Slovanský ostrov (Ilha Eslava)

Localizada à margem direita do Moldava, entre a Ponte Jirásek  e a  Ponte das Legiões, Slovanský ostrov é conhecida pelos praguenses como Žofín, por conta da sua grande atração – o Palácio Žofín, neorrenascentista, centro cultural que oferece concertos, exposições e rica programação.

Anualmente, sempre no mês de novembro, acontece a grande atração no Palácio Žofín – o Baile de Gala, muito concorrido. Se for sua intenção assistir e participar, reserve ingresso com antecedência (informe-se no site dos organizadores). Grande orquestra, desfile de modas, shows – você vai se divertir e dançar muito, mesmo se for sozinho(a), pois o bilhete para as chamadas ‘mesas de dança’ inclui profissionais para dançar com os/as convidados(as) desacompanhados(as).

Střelecký ostrov (Iha do Tiro)

Na margem direita do Moldava, a Ponte das Legiões conecta a Ilha Střelecký com a barragem Masarick e a Smetana e, na margem esquerda, com a barragem Janáček. No lado sul da Ponte das Legiões uma escadaria monumental leva à ilha, enquanto no lado direito há pequena balsa sazonal que conecta com a barragem Smetana, a Ilha Eslava e a Ilha das Crianças.

A Ilha do Tiro, no passado campo de treinamento para prática de arco e besta pelos nobres, totalmente restaurada, tem pousada, sala de cinema, bancos para descanso, vários campos esportivos e parque público. Há acesso (lado sul da Ponte da Legião) por elevador para cadeira de rodas.

Kampa ostrov (Ilha Kampa)

No badalado bairro Malá Strana, pitoresca vala de moinho (canal para condução de água) chamada Čertovka (Corrente do Diabo)  conecta o bairro à Ilha Kampa. Ainda, o acesso é possível junto à Ponte Carlos pela rua Na Kampé, que cruza a parte norte da ilha. O Palácio de Liechtenstein, o Museu e o Kampa Park estão entre as atrações da ilha.

Křižovnický ostrov (Ilha Křižovnický)

Localizada sob a Ponte Carlos, à margem direita do Moldava, Křižovnický é a ilha menos conhecida de Praga. Começa sob o pilar que sustenta a Torre da Ponte da Cidade Antiga, que é considerada um dos mais belos edifícios góticos da Europa, e segue pela parede à beira-rio do deck de observação Křižovnické náměstí (Praça Křižovnické). Vários acessos em arco ligam a porção sul de Křižovnický à costa ribeirinha.

Mais sobre atrações em Praga

Cinco passeios para fazer com as crianças em Praga

Guia básico - o que ver em Praga

Cinco hotéis históricos em Praga, na República Tcheca

Canais relacionados

Cultura
Sobre cervejas e adjetivos pátrios

Na República Tcheca, cerveja é um assunto muito sério, com nome e sobrenome.

Cultura Experiencia de viagem Sabores
Medieval com traços modernos, Holašovice é uma das mais atraentes vilas da República Tcheca

Traçado medieval preservado e restauração das habitações ao estilo barroco camponês conferiram à Holašovice a inclusão na lista de Patrimônio Histórico da Humanidade. Essa histórica vila tcheca é exemplo vivo de urbanismo de aldeia durante o auge da colonização medieval.

Cultura
Praga pelas mãos de Petr Ginz, ou as memórias de uma vítima do holocausto

A imagem que ilustra esse post é um dos cartazes de peça teatral baseada nas memórias de Petr Ginz, eternizadas em um diário.  Muitos comparam Petr a Anne Frank. Através das suas escritas, esse jovem nos leva a visitar o passado e sugere um roteiro por recantos de Praga que trazem lembranças de fatos que não podemos esquecer, para evitar que se repitam.  

Café literário Cultura Experiencia de viagem Patrimônios
Pacotes