Praga no inverno, passeios originais para grandes e pequenos

Qual é a melhor época para viajar a Praga? Esta é pergunta comum que não tem resposta única, porque depende dos gostos e necessidades de cada pessoa e cada estação oferece boa gama de propostas. Para saber sobre ótimas atrações de inverno na capital tcheca, continue lendo.

Por: Pepa Garcia

Publicado: Janeiro 03, 2022

A primavera, o verão e o outono são as estações que geralmente priorizamos em nossas viagens à República Tcheca, mas o que acontece quando chega dezembro, janeiro ou fevereiro? Há tantos programas de inverno para fazer em Praga que seria pena se você os perdesse só porque ninguém lhe falou sobre eles.

É verdade que o inverno reduz as horas de sol no dia, mas isso permite admirar a cidade sob uma luz que extrai beleza quase irreal dos edifícios históricos de Praga. Pode chover mais, contudo, o brilho nas pedras das calçadas e o desfile dos guarda-chuvas abertos oferecem chances de fotos incríveis. Além disso, você tem a desculpa perfeita para visitar os melhores cafés e cervejarias da cidade. Visitar Praga no inverno é uma boa ideia, pode acreditar.

Selecionamos algumas atividades e diversões em Praga para você aproveitar ao máximo suas férias de inverno. Você ocupará seu tempo na capital da República Tcheca em lugares divertidos, agradáveis e aconchegantes, isolados do frio nas ruas. São ótimos programas, garantimos.

 

Dez programas de inverno em Praga

1. Siga o acendedor de lampiões

Este é programa de inverno em Praga que você poderá fazer em qualquer ano, a partir do final de novembro e até dezembro, na antevéspera do Natal. Nossa proposta é que você vá à Křižovnické náměstí, a praça aonde fica a igreja de Francisco de Assis e siga o acendedor de lampiões. Durante o período acima mencionado essa figura nostálgica acenderá os lampiões a gás dos belos postes de luz da capital tcheca, um por um.

Nessa caminhada, a partir da praça Křižovnické você passará pela Cidade Antiga, cruzará a Ponte de Carlos (o momento mais esperado) e retornará ao ponto de partida, para ver acender os pontos de luz remanescentes. Nesse período, escurece cedo. Para aproveitar toda a caminhada você deverá chegar à praça Křižovnické por volta das 4 horas da tarde.

Assim que você terminar de seguir os passos do acendedor de lampiões de Praga, continue a passear pela Cidade Velha – nessa época, a cada ano as luzes de Natal farão você se sentir dentro de um conto natalino.

2. Patinar no gelo

Se você gosta de patinar ou quer pôr à prova as suas capacidades em deslizar no gelo, este é um dos programas de inverno em Praga de que mais gostará. Não precisa levar nada porque na maioria das pistas o equipamento pode ser alugado. Pistas ao ar livre são disponíveis no Tower Ice Park, ao lado da torre de TV Žižkov; e na torre Na Frantisku, rua Kozí, Praga 1.

Outras pistas de gelo ao ar livre você encontrará em alguns centros comerciais, como a Galerie Harfa – aqui, no telhado. Se preferir pista coberta, há opções no Ice Arena Letnanye, em Malá sportovní hala, no salão de exposições Holesovice.

3. Saboreie gostoso café, com glamour

Um dos prazeres que o inverno proporciona é a agradável sensação de entrar num café que nos envolve com o seu calor e o ambiente romântico. Em Praga há muitos deles – os históricos e os vanguardistas. Um dos imperdíveis é o Café Louvre, com vários espaços - restaurante, sala de bilhar, esplanada e o bonito café belle époque. Nesse café, as paredes têm cor rosada, molduras em estilo neorrococó e grandes janelas.

Outro refúgio perfeito, este com ares art déco, é o Café Cine Lucerna, com seus grandes espelhos e decoração elegante, localizado na Galera Lucerna, Nové Město, Vodičkova 36, Praga 1. Nessa galeria comercial você verá a escultura de São Venceslau montado em cavalo de cabeça para baixo, obra do brilhante escultor David Černý.

Seguimos a rota histórica do café para chegar ao Grand Café Orient, único do mundo no gênero em estilo cubista. Fica no primeiro andar da Casa da Madona Negra (Cidade Antiga, Praga 1, Celetná 34). Todo o edifício é em estilo cubista, com projeto do famoso arquiteto tcheco Josef Gočár. Sugestão: saboreie o donut cubista (em formato quadrado), especialidade da casa.

Para quem aprecia lugares elegantes, o Kavárny Obecního domu (Café da Casa Municipal) irá encantá-lo com o ambiente e o mobiliário em estilo art nouveau. O encantamento se estenderá quando você observar a bela fonte em mármore de Carrara, adornada por uma ninfa.

Terminamos nossa caminhada no Café Slavia, outra visita obrigatória em Praga. Foi inaugurado ao final do século 19, em frente ao Teatro Nacional. Sempre teve muita vida, frequentado por artistas e intelectuais. Sente-se perto de uma janela e poderá ver o Castelo de Praga, a Ponte de Carlos, o rio Moldava e sentir a atmosfera da cidade.

4. Assista a um espetáculo

A vida cultural em Praga se projeta em vários lugares - museus, galerias de arte e em amplos teatros que acolhem exibições de grandes shows, por preço inferiores aos usualmente praticados. Aproveite sua viagem a Praga no inverno para assistir a uma ópera, concerto de música clássica ou peça de teatro. Entre as salas que recomendamos estão o Teatro Nacional, o Teatro dos Estados e a Ópera Estatal. Essas casas de espetáculos estão localizadas em edifícios históricos, pelo que a experiência é duplamente gratificante.

5. Visite um museu (ou mais)

Quando você visita Praga no inverno, se o dia está chuvoso pode ser muito bem aproveitado para visitar um dos tantos atrativos museus da capital. Além das grandes pinacotecas, recomendamos mergulhar na vida de algumas personalidades tchecas, como Franz Kafka. Nas salas do Museu Kafka você descobrirá documentos, primeiras edições, manuscritos e desenhos que não foram exibidos em nenhum outro lugar. Ótima experiência você colherá o Museu Mucha - único no mundo dedicado a Alfons Mucha, o extraordinário artista modernista e aos seus apaixonantes cartazes e painéis.

6. Aprenda sobre cervejas tchecas em rota por Praga

A bebida que mais tem a ver com a República Tcheca é a cerveja, e seja você cervejeiro ou não, vai adorar conhecer todos os segredos dela em excursão guiada por Praga (guia em espanhol).  São percursos organizados para pequenos grupos, levados a visitar cervejarias históricas e microcervejarias – nestas, para assistir o todo o processo de elaboração da bebida e, claro, saborear. É possível até fazer um workshop prático e, se quiser ousar ainda mais, você poderá estender a rota para além de Praga e visitar antigas cervejarias de mosteiros.

No post Manual básico para cervejeiros novatos você encontrará  entrevista com Jakub Neuzil, cofundador da Prague Craft Beer Tours, que aborda fatos interessantes sobre a cerveja tcheca e os tipos de rotas oferecidas em Praga.

7. Descubra a cozinha tcheca

A culinária tcheca é perfeita para a viagem a Praga no inverno, porque você encontrará pratos apetitosos que o aquecerão de pronto. É a época ideal para saborear a carpa, um dos pratos essenciais no Natal tcheco; um forte goulash ou outra receita com carne de porco, porque nesses meses o abate já está feito. No post Do bistrô à Cerveja, passando pela alta gastronomia tcheca você encontrará mais sugestões.

Alguns lugares recomendados onde você pode saborear o melhor da cozinha tradicional tcheca são o elegante Café Imperial; e U modré kachničky, este com dois restaurantes, um deles em prédio barroco do século 16. Ambiente mais informal você encontrará em restaurantes de algumas cervejarias, como a Kozolovna U Paukerta; ou nos vários bares em Lokal e no Vinohradsky Parlament.

8. Navegue em cruzeiro pelo Moldava

As cidades com rios sempre têm algo de mágico. No caso de Praga a magia é dupla, porque a vista panorâmica a partir do rio Moldava (Vltava) permite ver parte dos principais atrativos turísticos da cidade. Com extensão de 430 km, o Moldava é o maior rio da República Tcheca. Passar sob as pontes de Praga ao pôr do sol enquanto a capital tcheca se ilumina é algo inesquecível. As opções são várias, desde passeio de barco a cruzeiro que inclui almoço ou jantar, até deslizar pelo Moldava em romântica gôndola e, com música ao vivo, fica ainda mais perfeito. Algumas empresas que você pode consultar para reservar o cruzeiro são Paroplavba e Prague Venice.

9. Descubra as irreverentes esculturas de Černý

Divertido e polêmico, o escultor David Černý coloca marca pessoal em muitos recantos de Praga. Use calçados confortáveis e prepare-se para caminhar pelas ruas e praças em busca das esculturas espalhadas pela cidade. Você já deve ter visto algumas imagens das obras de David Černý, como os bebês subindo na Torre de Televisão de Žižkov e a cabeça de Kafka. Conheça detalhes sobre outras obras desse artista no post David Černý, uma rota irreverente por Praga.

10. Viagem a Praga com crianças, no inverno

As crianças são grandes aliadas de visita a Praga no inverno porque não reclamam do frio, tudo as estimula e há muitas propostas para famílias. Nos períodos pós, durante e após as datas comemorativas de final do ano é bom passear pelo centro para ver os edifícios iluminados, os corredores enfeitados com guirlandas e as grandes árvores de Natal, como aquela da Praça da Cidade Antiga.

Para passeios diurnos, boa pedida é visitar lugares como o Reino das Ferrovias, aonde você e os pequenos conhecerão impressionantes dioramas com modelos de trens. Essas pinturas de grandes dimensões são submetidas a luzes especiais que as fazem mudar de aspecto, formas e cores, o que resulta em efeitos tridimensionais e de movimento. Os pequenos, em especial, ficarão encantados. Para eles, as atrações incluem experiências na cabine do bonde e na sala de aventuras. Para todos, momentos de realidade virtual, por exemplo.

Outra dica é o Museu de Transporte Público de Praga, que pode ser alcançado pelo bonde histórico 43. Lá você aprenderá sobre a história do transporte público em Praga através do acervo permanente que inclui quarenta veículos históricos, fotografias, documentos, desenhos e roteiros.

Tem mais. Junto à Ponte de Carlos está o Museu Karel Zeman, espaço dedicado a esse famoso cineasta, designer de produção e animador de histórias em quadrinhos. Zeman se notabilizou por dirigir filmes de fantasia, combinando cenas de ação ao vivo com animação. Ele dirigiu, por exemplo, 'O fabuloso Mundo de Júlio Verne' e 'O fabuloso barão Munchausen' (disponíveis no Netflix). Esse museu não é convencional – exemplo é que o visitante pode interagir e reproduzir os truques cenográficos usados ​​por Zeman.

Para finalizar, sugerimos experiência incrível no Museu dos Sentidos, aonde nada é o que parece. Há jogos visuais, quartos invertidos, camas de pregos, caleidoscópios. Mais programas familiares em Praga você conhecerá no post Cinco passeios com crianças para fazer em Praga.

 

 

Canais relacionados

Aventura Cultura
Tchéquia em balão, experiência inesquecível

Percorrer a República Tcheca por carro é emocionante, por trem, traz grande dose de romantismo e sobre duas rodas confere vitalidade. Mas, se o que você realmente quer é viver experiência muito mais vibrante, continue lendo porque esses quatro passeios em balão foram pensados para você.

Aventura Aventura Experiencia de viagem Natureza
Na República Tcheca, cavernas nos transportam à vida em família há 45 mil anos

Visitar cavernas é como abrir porta para ingressar no passado remoto. Na República Tcheca há 14 delas abertas à visitação, todas sob responsabilidade da Administração de Cavernas do país, que cuida dos ambientes e das medidas para que o visitante as aprecie em segurança.

Aventura Cultura
Cinco corridas de rua na República Tcheca

Gosta de correr? Gosta de viajar? Gosta de combinar as duas coisas? Então conheça cinco opções de corridas na República Tcheca. Depois é só calçar o tênis, pegar o passaporte e correr para o aeroporto.

Aventura Bem estar Esportes
Pacotes