Guia básico - o que ver em Brno

A segunda maior cidade da República Tcheca irá surpreendê-lo com dez lugares curiosos, o  seu ambiente estudantil e o seu senso de humor.

Por: Jess Garbarino

Publicado: Julho 12, 2021

A primeira coisa que se costuma dizer sobre Brno é que é a segunda maior cidade da República Tcheca. Mas, para fazer justiça, é preciso notar que a capital da Morávia é a primeira em questão de anedotas históricas, tão estranhas quanto engraçadas. Também é importante destacar que é a primeira quando se trata de ficar acordado até tarde, graças a tantos alunos que se transferem para suas universidades. Por último, é correto assegurar que Brno propõe, no mínimo, dez lugares curiosos, únicos e fascinantes para você descobrir durante a próxima visita, enquanto se diverte com situações inusitadas e prolonga as noites até quando o corpo aguentar.

1. Praça do Mercado do Repolho

Durante oito séculos, todos os dias, uma feira de verduras se instala em uma das praças mais importantes de Brno, batizada por sua persistente vocação comercial de Praça do Mercado de Repolhos (Zelný trh). Para além de espiar as ofertas dos produtores locais, o visitante pode começar a percorrer os dez locais curiosos de Brno. Na esplanada da praça destacam-se a Fonte do Parnaso, construída em estilo barroco entre 1690 e 1695; a coluna da Santíssima Trindade; e a estátua de Wolfang Amadeus Mozart com corpo de criança e cabeça de adulto. Nas margens da praça, você encontrará o restaurante Špalíček, o mais antigo da cidade; o teatro Reduta (aonde Mozart se apresentou, aos 11 anos de idade); e o aceso ao Labirinto de Brno.

2. Labirinto

Em um lado da Praça do Mercado de Repolho, em Zelný trh 21 está a entrada para o Labirinto de Brno e série de caves subterrâneas e medievais que pertenciam aos antigos comerciantes da praça. As passagens foram resgatadas e acondicionadas com o objetivo de abrir os espaços ao público para mostrar como era a vida ali há séculos. Depois de descer cerca de oito metros ou 212 degraus, você encontrará série de salas abobadadas  que mostram como o lugar era utilizado para a produção de vinhos e cervejas. Há exposição dedicada à história da iluminação, taberna, laboratório de alquimista, prisão e os vestígios arqueológicos encontrados durante a reconstrução.

3. Antiga Câmara Municipal

A poucos passos da Praça do Mercado de Repolho há que fazer uma parada na Antiga Câmara Municipal, do século 12, guardada por um “dragão” embalsamado que paira sobre a entrada, do qual se contam algumas lendas cheias de humor e coragem mas, à primeira vista, mais se assemelha a um crocodilo. A torre do prédio, com 63 metros de altura, funciona como um mirante, de onde é possível avistar toda a cidade antes de retornar às ruas. Na fachada do edifício, preste atenção à pequena torre torta, que segundo a lenda é o protesto de um arquiteto insatisfeito com o pagamento feito por clientes que a encomendaram.

4. Catedral de São Pedro e São Paulo

Visível de vários pontos da cidade por estar localizada na Colina Petrov, ergue-se a Catedral de São Pedro e São Paulo, com suas torres de 84 metros de altura. A curiosa e, ao mesmo tempo, engraçada anedota sobre este local é que os sinos tocam todos os dias às 11 da manhã (em vez de às 12 horas, como seria de praxe), para recordar o momento decisivo em que a cidade se livrou do cerco dos suecos, durante a Guerra dos Trinta Anos. Diz a lenda que os brunenses conseguiram confundir os suecos ao avançar em uma hora o toque do meio-dia dos carrilhões, pois um general prometera partir sem mais delongas se não pudesse conquistar Brno antes do meio-dia.

5. Igreja de São Tiago

Enquanto você percorre os dez  lugares curiosos, únicos e fascinantes de Brno, outra igreja que vale visitar é sv. Jakuba, ou Igreja de São Tiago. Construída em estilo gótico tardio, foi concluída em 1473. Porém, grande incêndio a destruiu e sua reconstrução só foi concluída em 1570. O visitante descobre um detalhe cômico ao observar a figura de pedra que parece escalar  uma das janelas laterais da igreja (logo acima da entrada do ossuário). O sujeito, conhecido como Nehanba - que se traduz do tcheco como sem-vergonha - descaradamente mostra ao passante seu traseiro nu. Há quem diga que é uma mensagem antiga deixada por outro arquiteto, insatisfeito com o salário. Contudo, há quem acredite que o personagem teve a função de zombar dos construtores da Basílica de São Pedro e São Paulo, em Praga (a retaguarda de Nehanba aponta nessa direção) pelo lento avanço daquela obra. Nos interiores da Igreja de São Tiago em Brno estão preservados os restos mortais do Marechal Louis Raduit de Souches, grande defensor da cidade contra o cerco sueco durante a Guerra dos Trinta Anos.

6. Ossuário da Igreja de São Tiago

Durante a última restauração da igreja de São Tiago, em 2001, foi encontrado ossuário esquecido, com cerca de 50 mil esqueletos humanos, o que o torna o maior do país no gênero e um dos dez  curiosos locais de Brno a visitar. O Ossuário da Igreja de São Tiago (Kostnice u sv. Jakuba) foi aberto ao público em 2012, após anos de investigação e adaptação do local.

7. Relógio astronômico

Outra praça que não deve faltar no percurso pelos dez locais curiosos de Brno é a Praça da Liberdade. O mais novo dos relógios astronômicos tchecos foi instalado lá em 2010. Com seis metros de altura, feito de granito preto e em forma de bala (para comemorar o cerco à cidade), foi projetado por Oldřich Rujbr e Petr Kamenik. Porém, tanto os locais como visitantes se divertem encontrando na silhueta semelhanças diferentes daquela proposta pelos criadores. Para dar continuidade à tradição de administrar o tempo à vontade, todos os dias às onze da manhã  o relógio lança uma bola de cristal que os turistas esperam ansiosamente para levar como lembrança. Aos pés do relógio, na calçada, lê-se frase do escritor tcheco Karel Čapek: Čas je strašně relativní pojem (O tempo é um conceito muito relativo). Algo muito verdadeiro, principalmente nessa Brno incrível.

8. Praça da Morávia

A relação peculiar dos brunenses com as estátuas de sua cidade atinge o auge na recém-renovada Praça da Morávia. As quatro virtudes cardeais de Platão inspiraram os pontos focais deste espaço público – a fonte  simboliza a Temperança e maquete em bronze da Brno medieval sugere Prudência, enquanto uma escultura em frente ao Supremo Tribunal evoca Justiça. Por fim, estátua equestre remete para Coragem e presta homenagem a Jobst da Morávia (sobrinho do imperador Carlos IV). No entanto, mesmo essas grandes virtudes não são poupadas da polêmica e da piada em Brno, especialmente o cavalo de pernas compridas criado pelo artista Jaroslav Róna. A configuração da escultura permite que o espectador passe por baixo do cavalo e, ao olhar para cima, se surpreenda com a silhueta criada pelo peito e a mandíbula do animal, vista sob determinada perspectiva.

9. Fortaleza Špilberk

As melhores vistas de Brno são obtidas a partir da Fortaleza Špilberk (Hrad Špilberk), construída no século 13 como castelo mas, ao longo da história, teve diferentes funções. Hoje é o Museu de Brno, onde também se pode visitar o bunker construído durante os anos do comunismo.

10. Villa Tugendhat

A casa de Greta e Fritz Tugendhat, obra-prima do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe, é um exemplo genial de funcionalismo, declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 2001. Por si, justifica a visita a Brno para os viajantes interessados ​​em arquitetura e é um dos dez lugares curiosos e fascinantes para conhecer. O passeio pelos diferentes ambientes revela a visão do arquiteto, a intimidade da família e a história da cidade. Dada a grande demanda para visitar Villa Tugendhat é necessário reservar os ingressos com bastante antecedência.

Explore mais

Descubra a Brno mais underground

Super Panda Circus. Um bar bizarro de Brno

Como descobrir Brno através de 10 emblemáticos cafés

CALENDÁRIO 2020: Faça uma consulta com BRNO

A cidade de Brno tem um calendário muito rico neste 2020, repleto de eventos interessantes que você não vai querer perder. Em que mês você gostaria de marcar uma consulta com a segunda maior cidade da República Tcheca?

Experiencia de viagem
Cinco locações de filmes em Praga, na República Tcheca

A capital da República Tcheca é o sonho de qualquer cinegrafista – diversos locais históricos e lindos, prontos para filmar. Descubra cinco lugares de Praga que você provavelmente já viu no cinema.

Arte Café literário Cultura Experiencia de viagem Itinerários Patrimonio Sonhe
Seis espaços naturais aonde você pode sentir o outono na República Tcheca

Embora você não precise de motivo especial para viajar à República Tcheca no outono, os adornos que a natureza usa nessa temporada são tão incríveis que você deve deixar de lado a melancolia e partir à conquista dos parques, montanhas e florestas tchecas.

Experiencia de viagem